Marketing para fotógrafos: como divulgar fotografia

Marketing para fotógrafos: como divulgar fotografia

Se você não divulgar ninguém irá te encontrar, aprenda como divulgar seu trabalho como fotógrafo

O marketing para fotógrafos é, provavelmente, um dos assuntos mais “agridoces” para os profissionais dessa área. Por um lado, todos sabem que ser conhecido por seu trabalho ajuda a angariar novos clientes, mas poucos conseguem descobrir como divulgar fotografias com excelência.

O fato é que fazer um bom marketing para o seu negócio de fotos não sendo um especialista em marketing é realmente algo bastante desafiador. Mas se você se dedicar a estudar, criar e seguir planos pode fazer a diferença na sua carreira e te ajudar a conquistar um lugar ao Sol neste mercado tão competitivo.

Isso te interessa? Então continue lendo e descubra como divulgar fotografias com um bom marketing pode ajudá-lo a alcançar o sucesso na profissão. 

A importância do marketing para fotógrafos

Muitos fotógrafos não pensam a fundo sobre estratégias de marketing para divulgar os seus negócios e acabam apenas indo “junto com a maré”, esperando que os trabalhos apareçam por indicação ou por outras fontes que não dependem diretamente deles.

Isso pode até dar certo por um tempo, mas há pouquíssimos profissionais que conseguem sobreviver da fotografia atuando desta forma. Além disso, é bastante arriscado esperar apenas que os jobs caiam do céu porque você não tem controle e, consequentemente, nenhuma segurança de que isso vai acontecer.

Por outro lado, quando investe em estratégias de marketing é como se estivesse cultivando uma plantinha que, mais cedo ou mais tarde, vai gerar frutos garantidos para você.

Com o tempo, vai perceber que quanto mais investe na divulgação, mais clientes aparecem, e isso vai te permitir até fazer uma estimativa de como será o seu fluxo de trabalho e qual será o seu faturamento e se preparar para momentos de bonança ou de “vacas magras”.

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5 passos básicos do marketing para fotógrafos

Agora que você já sabe como é fundamental que os fotógrafos se preocupem com o marketing, provavelmente está pensando em como pode fazer campanhas que realmente te ajudem a captar e vender mais, certo?

Bom, há vários caminhos para conseguir isso, mas podemos resumi-los em cinco passos principais. São eles:

1. Determine o público

O primeiro passo para um bom marketing para fotógrafos é começar determinando o perfil do público-alvo. Saber exatamente para quem você vai vender é a chave para criar campanhas de marketing que conquistem o público.

Para isso, crie um ou mais perfis que te ajudem a entender qual o sexo, idade, poder aquisitivo, interesses, motivações, localização e outras características do seu consumidor. Tudo isso é fundamental porque o mais importante não é levar sua mensagem para um grande número de pessoas, mas sim para as pessoas certas.

Você pode pensar, por exemplo, que a Maria será a persona para representar um dos seus perfis mais recorrentes de cliente. A Maria é noiva, tem 29 anos, mora em São Paulo e como tem muitos fornecedores para pagar, sua maior preocupação é conseguir um valor bacana para pagar à vista ou para parcelar até o casamento.

Pensando nela, você pode criar campanhas que facilitem os pagamentos parcelados ou que gerem desconto em pacotes especiais para casamentos que unam vários serviços por preços mais baixos, como pré-weddings e making ofs

2. Crie objetivos

O objetivo principal do marketing para fotógrafos é divulgar o seu trabalho e conseguir aumentar o número de contratos fechados, certo? Mas você pode criar metas mais detalhadas para conquistar, aos poucos, e medir o seu sucesso.

Por exemplo, vamos imaginar que o seu objetivo principal seja conseguir quatro ensaios fotográficos e uma cobertura de evento por semana, porque é com esse volume de trabalho que terá um faturamento suficiente para manter o seu negócio de foto e pagar suas despesas pessoais.

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Para conseguir fechar esses quatro clientes de ensaio, você pode, por exemplo, estabelecer como meta criar uma promoção do Dia dos Namorados para ensaios de casais e conseguir, pelo menos, 20 retornos pedindo orçamento. E para conseguir a cobertura de eventos, pode avaliar os principais eventos para noivas, se inscrever para participar deles e entregar 30 propostas em cada um deles.                        

Definindo essas metas menores, você está montando estratégias que vão te levar a atingir os objetivos maiores antes do que imagina!

3. Escolha as ferramentas

As ferramentas que você vai usar vão fazer toda a diferença no sucesso do seu marketing. Existem muitos instrumentos de marketing online (feito por meios digitais, como a internet) e off-line e escolhê-los bem é fundamental.

O ideal é que você escolha as formas de divulgação que melhor alcançam o seu público e que permitam a você ter algum controle sobre a forma e os resultados das ações de marketing que você vai desempenhar.

Por exemplo, se você é um fotógrafo de casamentos, será que o melhor lugar para colocar um anúncio é em uma revista para noivas ou de carros esportivos? Será que o seu público estará, em peso, lendo qual desses dois veículos.

Para ter mais sucesso na divulgação das suas fotos, o ideal é usar essa lógica para todos os ambientes em que for publicar e ferramentas que estiver utilizando. 

4. Monte e teste as campanhas

Quando souber exatamente o que você quer com uma campanha de marketing, tiver o perfil de público que deseja impactar e souber onde e com quais ferramentas fará a divulgação é hora de colocar a mão na massa.

Talvez você ainda não se sinta 100% confiante em fazer uma ação de marketing, mas tudo bem. As primeiras tentativas podem ser encaradas como testes para que você comece a perceber, na prática, que tipo de abordagem e conteúdo mais funciona com o seu público.

Você pode, por exemplo, fazer duas campanhas divulgando seus ensaio newborn usando textos diferentes. Um pode ter um tom mais formal e o outro um pouco mais impessoal. Com as campanhas em andamento é só avaliar qual das opções tem o melhor desempenho e você vai ter uma ideia da melhor linguagem para se comunicar com o público.

5. Analise e otimize 

Depois que sua campanha se encerrar, o trabalho não acaba. Na verdade, começa uma das etapas mais importantes e que será fundamental para que você desenvolva um marketing vencedor: a análise e otimização.

Quando encerrar uma ação de marketing, tire um tempo para verificar os resultados, estudar se o público que foi impactado tinha realmente o perfil que você gostaria, se a resposta dele atingiu a meta e o que você pode melhorar para as próximas tentativas. É assim que você vai aprender a criar um marketing para fotógrafos campeão.

Marketing off-line: como divulgar fotografias no boca a boca

Muitas vezes, ligamos o marketing exclusivamente às ferramentas digitais. Mas ainda é possível fazer uma boa propaganda de fotografia sem utilizar a internet. Vamos ver algumas formas de marketing off-line a seguir.

Faça boas parcerias: as parcerias são fundamentais para quem trabalha como freelancer ou empreende com um negócio de foto. Fazer boas parcerias com profissionais e empresas que vendem para o mesmo cliente que você pode te render boas indicações e facilitar a negociação.

Se você trabalha com fotografia de moda, por exemplo, é importante buscar parcerias com marcas de roupas, maquiadores e cabeleireiros que já atuam neste meio. Cada qual pode oferecer um desconto, por exemplo, ao cliente que for apresentado pelo parceiro.

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Não esqueça os materiais impressos: sim, ter cartões de visita, flyers e outros materiais impressos para sua divulgação ainda é uma ótima forma de marketing para fotógrafos! Ande sempre com alguns e troque com profissionais e possíveis clientes sempre que puder.

Crie uma boa experiência para os clientes: ninguém pode fazer uma divulgação tão verdadeira quanto quem já contratou você. Estimule as indicações no estilo boca a boca dando descontos e brindes aos clientes que indicarem o seu trabalho. É importante, também, colher depoimentos de quem já foi fotografado por você e os usar em seus materiais de divulgação.

Marketing digital para fotógrafos: as principais ferramentas para investir

A internet criou o marketing digital, uma modalidade de marketing feita por ferramentas digitais e que podem ser bastante efetivas e muito mais baratas do que algumas alternativas tradicionais.

Apesar de serem bastante atrativas, aqui vale a mesma regra de qualquer instrumento de marketing: sempre optar por aqueles que possam atingir melhor o seu público e te permitam controlar as publicações e analisar os resultados.

Redes sociais: as redes sociais são, atualmente, uma das melhores ferramentas de marketing digital para fotógrafos. Elas contam com um público muito grande e ativo, são mais acessíveis financeiramente do que outros meios de divulgação e ainda permitem que você direcione suas campanhas para o tipo de público que deseja.

Mas sozinhas elas não fazem milagres. É preciso que você estude em quais redes sociais o seu público está, crie estratégias focadas em relacionamento e conversão e mantenha uma boa frequência. Com isso você fica muito mais perto de usar todo o potencial das redes sociais a favor do seu negócio de foto.

>> O Instagram é um ótimo recurso de marketing para fotógrafos, conheça mais sobre essa rede social.

Links patrocinados: os links patrocinados são anúncios que aparecem nos sites de busca, como o Google. Eles são formas de marketing para fotógrafos extremamente interessantes porque o anúncio só é ativado quando o usuário faz uma pesquisa relacionada a um serviço que você oferece.

Por exemplo, se você criar um anúncio divulgando o seu serviço de ensaio fotográfico para crianças, o Google só vai exibi-lo quando alguém pesquisar algo a respeito. Isso é ótimo porque se o usuário está procurando sobre o assunto é porque, muito provavelmente, está pensando em contratar o serviço.

Apesar disso, há muita concorrência nos links patrocinados, o que faz com que o valor seja mais alto e pode dificultar a entrada de pequenos empreendedores e empresas de porte menor, que geralmente têm orçamentos reduzidos para investir no marketing.

Conteúdo: produzir vídeos, textos e outras formas de conteúdo digital é uma das melhores formas de mostrar para o público e para o mercado que você é, realmente, uma autoridade no seu segmento.

Além disso, essa é outra forma muito simples e barata de também aparecer nos resultados de busca do Google e outros sites de pesquisa, quando alguém estiver procurando por informações de um serviço que você oferece.

O ponto negativo do marketing de conteúdo é que este é um trabalho que costuma dar frutos a longo prazo, o significa que trabalhar apenas essa estratégia pode não ser o ideal para quem precisa de resultados rápidos.

Considerando que cada estratégia off-line e on-line tem seus prós e contras, o melhor, mesmo, para quem quer fazer um marketing para fotógrafos vencedor é fazer um mix de ferramentas e estratégias e ir testando aquelas que funcionam melhor para você e para o seu negócio!