Presença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

Mitos e Verdades sobre vender em marketplace

5 Mins read

O crescimento das compras online fez o universo do marketplace ganhar protagonismo nos últimos anos. É cada vez mais visível que quem escolhe vender em marketplace, tem excelente retorno de público e grande aumento nas vendas.

Mas, como no mundo dos negócios nada acontece por acaso, o empreendedor precisa ter em mente que não é apenas a visibilidade dessas plataformas que proporcionará o crescimento do negócio do dia para a noite.

Claro que com o auxílio de grandes lojas virtuais e a companhia de bons parceiros, tudo fica mais fácil. Porém, também é preciso estratégia e dedicação para colocar a sua marca em destaque na preferência do potencial cliente.

Quer entender os mitos e verdades que cercam esse modelo de e-commerce? Então tire todas as suas dúvidas em mais um conteúdo do UOL Meu Negócio!

Vender em marketplace no Brasil

O marketplace é uma ótima vitrine para o lojista expor seus produtos, pois além de contar com a visibilidade de uma grande loja parceira, o empreendedor pode conquistar uma clientela fiel entre os milhares de consumidores que acessam esse ambiente virtual.

Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce brasileiro deve alcançar um faturamento de R$ 169,5 bilhões em 2022. Um número bem expressivo e que acompanha o crescimento de consumidores no comércio eletrônico, que deve aumentar de 79,8 milhões (2021) para 83,7 milhões (2022).

Apesar desses números animadores e que mostram a explosão de vendas através dos marketplaces, ainda existem empreendedores com certo receio em investir neste modelo de e-commerce.

A falta de informação é um dos principais motivos que fazem mitos se transformarem em verdades. Para acabar de vez com as dúvidas que podem estar rondando a sua cabeça, vamos desvendar alguns fatos que podem estar impedindo o seu negócio de crescer.

Descubra nos próximos tópicos!

Quais são as regras do marketplace?

Antes de conhecer a fundo os mitos e verdades do marketplace, que tal conhecer as regras básicas para você começar a programar as suas vendas? Além de ter um CNPJ ativo, é importante que você consiga emitir notas fiscais para as vendas realizadas.

Para entrar nesses verdadeiros “shoppings virtuais”, não é preciso arcar com mensalidades, apenas pagar taxas que incidem sobre as vendas feitas por meio da plataforma, as chamadas “comissões” (que variam de acordo com cada marketplace).

Aliás, cada plataforma possui uma recomendação específica para as descrições e imagens usadas nos anúncios. Agora, é preciso seguir à risca os direitos do consumidor online, cumprindo prazos e cancelando a venda caso o cliente se arrependa em até 7 dias.

Conheça os principais mitos e Verdades sobre vender em marketplace

Está pensando em vender em marketplace? Então está na hora de saber o que é verdade e o que é mito no universo das vendas online!

1 – Seu negócio ganhará mais visibilidade e alcance 

Verdade! Como já falamos anteriormente, o marketplace é um grande shopping online. No mundo físico, grandes centros comerciais não costumam atrair um grande número de visitantes? Pois é, no mundo virtual a lógica é a mesma!

Com o seu produto aparecendo no site de grandes empresas, é natural que mais clientes cheguem até você. Mas atenção! Além de anunciar nessas grandes vitrines, também é fundamental aplicar estratégias de vendas para atingir mais pessoas e formar uma base de clientes fiéis.

2 – Você não precisa se esforçar para vender em marketplace

Mito! Os marketplaces são ótimas alavancas para atrair público, mas o sucesso das suas vendas não acontecem em um passe de mágica. 

A escolha das imagens de divulgação, a qualidade dos produtos e a eficiência do atendimento ao cliente também são fatores decisivos para aumentar as vendas.

Vale lembrar que os marketplaces oferecem uma excelente estrutura, mas ainda assim você precisará de investimentos em marketing para criar campanhas que atinjam o seu público-alvo, como as práticas de SEO, por exemplo.

3 – Vender em marketplace não é seguro

Mito! Ao optar por vender em marketplace, as informações dos clientes se tornam confidenciais. Ou você acha que os gigantes do e-commerce criariam plataformas que colocam em risco as vendas e transações?

As plataformas dos marketplaces oferecem um bom suporte para os lojistas venderem seus produtos com total segurança. Portanto, esqueça as preocupações que envolvem a confidencialidade dos dados e foque nas suas vendas!

4 – É impossível competir com grandes marcas

Mito! Mesmo nos grandes marketplaces, existe espaço para marcas de todos os nichos e tamanhos. Porém, não significa que o seu negócio venderá com tanta facilidade, pois a concorrência também é uma realidade. Mas com inovação, nada é impossível!

Uma dos principais diferenciais dos marketplaces é justamente tornar possível a competição entre grandes e pequenos negócios. O público estará disponível tanto para o grande quanto para o pequeno negócio, o que você precisa é despertar a atenção através da qualidade dos seus produtos.

5 – Aparecer em um marketplace é caro

Mito! Para que você passe a vender em marketplace não será necessário arcar com taxas de cadastro ou com planos mensais. Geralmente, as maiores e melhores plataformas cobram comissões bem acessíveis e que são pagas a cada venda finalizada.

Isso mesmo! Será cobrada do lojista apenas uma comissão por item vendido (que gira em torno dos 10%). Um valor que costuma compensar, considerando a quantidade de clientes que podem ser atraídos mensalmente.

E mais, se você tiver interesse em ocupar uma posição privilegiada, pode escolher pagar a mais por isso (mas isso é opcional).

6 – É muito complicado integrar minha loja virtual a um marketplace

Mito! Se você já possui um e-commerce e acha que vender em marketplace vai exigir processos complexos de integração, está muito enganado(a)! 

Atualmente já existem várias plataformas de e-commerce que podem ser integradas com os maiores marketplaces do Brasil.

Não sabe por onde começar? Então é porque você ainda não conhece a nossa Loja VirtUOL! Não perca a chance de expandir a sua marca e aumentar as suas vendas. E o melhor, administre tudo com rapidez e muita praticidade.

Como consigo organizar o meu negócio para vender em vários marketplaces?

Muitos empreendedores experimentam vender em marketplace através de duas ou mais plataformas. Por isso, a gestão das vendas em diferentes ambientes virtuais pode ser um grande desafio. Se você já está pensando em fazer isso, temos uma ótima notícia!

É com os “integradores” que as suas atividades ficam mais organizadas, pois você consegue coordenar, em um só local, todos os negócios ativos em diferentes plataformas e de maneira simultânea.

Cadastro de produtos, recebimento de pedidos e controle de estoque, por exemplo, são atividades que você pode gerenciar de maneira prática, através de um único painel administrativo. 

Faça a integração da sua loja virtual com os melhores marketplace do Brasil

E sabe quem oferece todas as vantagens que mostramos ao longo deste conteúdo? A Loja VirtUOL! 

Não espere mais para realizar a integração da sua loja, pois ao anunciar os seus produtos em mais de uma plataforma, você e sua marca alcançam maior público e aumentam as chances de encontrar mais clientes em potencial!

Quer mais? Você ainda pode ter uma receita maior, afinal, a sua mercadoria estará exposta em mais de uma vitrine. A Loja VirtUOL tem integração com um dos maiores marketplaces do país, o Mercado Livre!

E em breve, traremos mais novidades. Aguarde!

Related posts
Presença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

Loja virtual de roupas: o segredo do sucesso está nos detalhes

5 Mins read
O consumidor que compra pela internet espera ter uma experiência que traga maior praticidade, rapidez e conforto. Logo, é importante pensar nesses…
Presença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluções

Por que vender meus produtos em marketplaces?

4 Mins read
O empreendedor que decide colocar um novo negócio no mapa costuma se ver cercado por algumas dúvidas. Entre elas, a mais recorrente…
Presença digital

O que é um site responsivo?

5 Mins read
O consumidor brasileiro está cada vez mais conectado à internet. Se antes o comércio eletrônico precisava concentrar esforços apenas nas telas maiores,…