Políticas e Boas PráticasVendas Online

Saiba como montar seu Modelo de Contrato Fotográfico

9 Mins read

Você sabia que utilizar um modelo de contrato fotográfico pode oferecer maior segurança e credibilidade para que você exerça seu trabalho?

Com essa formalização do seu negócio, as chances de crescer e expandir seu negócio, além de fortalecer os relacionamentos com os consumidores são ainda maiores. 

Se você quer continuar se profissionalizando e garantindo segurança para seus serviços, nada mais justo que utilizar meios para conquistar a credibilidade da sua empresa.

Pensando nisso, o modelo de contrato fotográfico é uma ótima opção, saiba mais sobre ele com os seguintes tópicos:

  • O que é um contrato fotográfico?
  • Quais são as vantagens de utilizar um contrato?
  • O que fazer quando acontece uma quebra de contrato?
  • Quais são os tipos de contratos fotográficos?
  • O que não pode faltar nesse documento?
  • Modelo exclusivo para utilizar na sua empresa

Aproveite cada um desses pontos e descubra a importância de utilizar um modelo de contrato fotográfico na sua trajetória profissional. Ótima leitura! 

O que é um contrato fotográfico?

O modelo de contrato fotográfico é um documento que tem como objetivo assegurar a parceria comercial entre o profissional e o seu cliente

Com isso, o contrato vai assegurar judicialmente as obrigações entre o contratado e o contratante, garantindo que os serviços e demandas sejam cumpridas corretamente.

Por esses e outros motivos é importante ler e reler o contrato antes de fazer a assinatura, pois ele pode e deve ser alterado em caso de desacordo. Após assinar, você alega que está de acordo com as cláusulas e itens disponíveis no contrato, o que pode oferecer problemas em caso de leitura desatenta. 

Logo, você enquanto profissional precisa utilizar um modelo de contrato fotográfico, contendo todas as informações necessárias para proteger e validar seu ofício. 

Para que tenha validade jurídica respaldada pelo artigo 104 do Código Civil Brasileiro, o contrato deve seguir algumas diretrizes, como:

  • Ser assinado e firmado entre duas pessoas capazes, ou seja, que se responsabilizam por suas ações e pela faculdade mental.
  • Oferecer uma atividade lícita, que pode ser executada pelo profissional contratado, com segurança.

Além disso, é importante estar atento ao Código de Defesa do Consumidor, no artigo 31, ele vai pautar o que um prestador de serviço precisa fazer para prestar um ótimo serviço.

Portanto, procure adicionar neste contrato todas as informações necessárias que possam validar seu trabalho, além de garantir segurança para sua profissional.

Veja a seguir qual é o momento certo para utilizar o contrato para prestar seus serviços. 

Quando usar um contrato fotográfico de prestação de serviço?

Ainda que utilizar um modelo de contrato fotográfico possa trazer diferentes benefícios, é importante saber qual o momento certo de usá-lo.

Nesse sentido, todo serviço que você venha a realizar com sua empresa precisa ter um contrato, independente do evento ou ação. 

Mesmo que existam diferentes modelos para serem utilizados, levando em consideração quantidade de pessoas envolvidas, valor do trabalho, exigências do cliente, você pode optar por modelos mais simples. 

Vale destacar que é nessa etapa que o consumidor vai se sentir seguro com seus serviços, além de ter as cláusulas contratuais que descrevem as obrigações de cada parte.

Outro motivo pelo uso, é a facilidade de adicionar informações que tornem seus serviços mais fáceis e ágeis, resguardando prazos e valores acordados. 

Portanto, usar um contrato fotográfico é de extrema importância, independentemente do tipo de trabalho, lugar ou valor envolvido.

Quanto mais organizado forem seus acordos, mais seguro para que você e seu negócio sejam valorizados no seu nicho de mercado.

Lembre-se de conversar com o cliente, ajustar o contrato caso necessário e garantir que ele seja aliado no crescimento e valorização da sua marca.  

Vantagens de utilizar um contrato fotográfico

Chegou o momento de conhecer algumas vantagens que utilizar um modelo de contrato fotográfico no seu negócio pode oferecer. 

Você já conheceu mais sobre esse importante documento, que além de garantir respaldo jurídico, pode oferecer: 

  • Segurança para executar seus serviços
  • Garantia dos deveres do contratante
  • Credibilidade para seu negócio
  • Validação jurídica
  • Certeza para receber seus pagamentos

Esses são apenas alguns dos diferentes benefícios que o contrato vai oferecer para quem deseja continuar crescendo no mundo dos negócios. Além de tudo isso, é importante destacar o fator confiança, principalmente para realizar seus serviços com a garantia do retorno financeiro.

O contrato será aliado no seu crescimento profissional e permite que você tome medidas legais caso ocorra algum problema com o contratante.

Vale destacar que esse documento também pode respaldar a segurança dos seus equipamentos, protegendo-os contra qualquer tipo de dano que possa surgir.

Outro ponto importante é a quebra de contrato, por isso continue no texto e descubra a seguir o que fazer caso isso aconteça. 

Como fazer quando ocorre quebra de contrato fotográfico?

A quebra de contrato nada mais é do que a desistência de um acordo após assinar o contrato por uma das partes envolvidas, e isso pode se dar por diferentes motivos. 

Para isso, é necessário informar as partes envolvidas mediante notificação e aviso prévio, garantindo maior organização e planejamento com antecedência.

Vale destacar que todas essas regras e acordos de quebra de contrato precisam estar no documento assinado por ambas as partes, portanto lembre-se adicionar isso no seu

Desse modo, o contrato pode ser encerrado levando em consideração

  1. Acordo entre as pessoas envolvidas
  2. Quebra de contrato por uma das partes que possua essa legalidade 
  3. Através do direito expresso de rescisão no contrato

Lembre-se que o aviso da quebra de contrato precisa ser feito com antecedência e seguido pelo artigo 599 do Código Civil, delimitando os seguintes prazos:

  • 8 dias para salários fixados mensalmente
  • 4 dias para pagamentos realizados a partir de quinzenais ou semanal
  • Na véspera para contratos com menos de 7 dias

Por isso, é importante estar atento aos acordos contratuais, garantindo que nenhuma parte seja lesada caso ocorra essa quebra. 

>> Quer saber como não deixar faltar nenhum desses itens? Baixe agora o seu modelo de contrato fotográfico e conquiste a confiança dos seus clientes!

Tipos de contratos fotográficos

Existem diferentes modelos de contratos que você pode utilizar para conquistar maior segurança ao seu negócio.

Aproveite também para utilizar esse modelo nos diferentes tipos de prestação de serviço que seu negócio venha a oferecer, como por exemplo:

  • Sessões de fotos
  • Aluguel de equipamentos
  • Cursos e oficinas sobre fotografia
  • Filmagem e fotografia de eventos

Para cada uma dessas ações é importante entender o que elas precisam para que seu trabalho aconteça com maior tranquilidade.

Separamos a seguir três tipos de contratos mais utilizados pelos profissionais da fotografia, portanto, aproveite cada um deles e adapte a sua empresa.

  1. Serviços de ensaios fotográficos

Os modelos de contratos fotográficos utilizados para ensaios precisam conter todas as informações que foram acordadas inicialmente entre você e seu cliente.

Essa prestação de serviço precisa ser assegurada nos mínimos detalhes, garantindo que tudo ocorra como o planejado e evitando dores de cabeça. 

Desde as obrigações que você tem com o seu cliente, como as normas que seu cliente deve seguir, podem ser adicionadas no contrato, como:

  • Data, horário e local para a sessão
  • Tempo do trabalho
  • Quantas fotos serão entregues
  • Valor acordado pelo trabalho

Aproveite também para pontuar as normas de quebra de contrato, atrasos, imprevistos e outros detalhes que podem interferir nessa contratação. 

Lembre de conversar com seu cliente antes de assinar o contrato, colhendo sugestões e acréscimos para que ambas as partes se sintam confortáveis com o documento.

Se preferir, faça autenticação em cartório e torne ainda mais forte judicialmente essa parceria, tornando ainda mais profissional seu negócio. 

  1. Autorização de uso de imagem

Se você possui um site profissional para apresentar seus serviços, criar credibilidade para seu negócio e fazer sua marca se destacar da concorrência, é importante apresentar fotos feitas por você.

Para isso, caso apareçam pessoas nas imagens, você precisa ter um contrato de autorização de uso de imagem, evitando que seu negócio seja prejudicado.

Além de contribuir para que novas parcerias sejam feitas, esse modelo de contrato deve possuir algumas informações, como:

  • Local de vinculação das imagens
  • Tempo de uso
  • Caráter comercial ou não
  • Benefícios que elas podem trazer para seu negócio
  • Medidas de segurança que serão utilizadas para que as imagens não sejam compartilhadas indevidamente
  • Informar o procedimento para retirada das imagens de circulação quando o cliente solicitar

Isso tudo vai garantir que tanto você como as pessoas que aparecem nas imagens não sofram danos, sejam materiais ou pessoais, ou ainda que sejam copiadas e reproduzidas as imagens de forma imprópria. 

Esse contrato pode servir também para a publicação de vídeos realizados nos bastidores das sessões ou eventos que você realizar. 

Portanto, tenha sempre esse documento com você, independente de qual seja seu trabalho, a sua maior ferramenta é a câmera, por isso garanta que sua empresa esteja respaldada por termos judiciais. 

  1. Serviços de eventos

Para os diferentes tipos de eventos que seu negócio possa atender, como formaturas, feiras, casamentos, aniversários e outros, é necessário que o contrato tenha informações mais detalhadas.

Se você ofereceu um pacote de fotos e vídeos, é importante que tenha expressamente pontuado as seguintes questões:

  • Horário de chegada e saída
  • Quantidade de pessoas envolvidas na sua equipe
  • Pessoa responsável por acompanhar seu trabalho no dia do evento
  • Transporte, alimentação e/ou hospedagem
  • Quantidade de horas de trabalho
  • Tipo de material que será utilizado
  • O tempo após o evento para entregar os conteúdos produzidos
  • Valor a ser pago e qual o prazo para isso

Esses são alguns pontos que não devem ser deixados de lado, já que eventos maiores demandam segurança jurídica para facilitar seu trabalho. 

Além disso, esse contrato permite um maior entendimento de quais são as responsabilidades de cada parte envolvida e que tipo de serviço será prestado.

Procure atribuir muitos detalhes e agendar reuniões com seus clientes para que esses pontos sejam acordados, evitando que ocorra, por exemplo, a quebra de contrato.

No caso de eventos de grande porte, como casamentos, formaturas, shows e feiras, é importante que você tenha uma pessoa de referência para tirar dúvidas e contactar quando precisar.

Para tornar seu contrato ainda mais completo, dentro do Código Civil e com maior segurança jurídica, veja o que não pode faltar no seu. 

O que não pode faltar no seu contrato fotográfico

Vale destacar que cada negócio tem o seu modo de oferecer os serviços, por isso, faça do contrato a sua comunicação judicial com os clientes no momento de fechar algum trabalho.

Logo, é esse documento tão importante que você vai recorrer caso ocorra algum erro de comunicação entre você e o contratante.

Para facilitar seu entendimento sobre quais cláusulas devem ter no seu contrato, separamos algumas delas que se tornaram imprescindíveis para quem deseja ter seu próprio negócio.

Tópicos essenciais do contrato

Ao apresentar um contrato fotográfico, é necessário que ele tenha alguns pontos importantes no corpo do texto, como por exemplo:

  • Identificação das partes: dados que apresentem quem é você e quem é o seu contratante
  • Objeto de contratação: identificar qual serviço será realizado, quais equipamentos serão utilizados, quais são as etapas, etc
  • Obrigações do contratado: detalhar quais são as obrigações que você deve seguir para oferecer o melhor serviço ao cliente
  • Obrigações da contratante: especificar quais são as obrigações que o cliente tem com o seu serviço, para que o resultado seja satisfatório
  • Preços e formas de pagamento: apontar qual o preço que será pago por seu serviço bem como será esse pagamento
  • Prazos: nesta cláusula você pode destacar tanto o prazo para pagamento como também o prazo que serão entregues as fotografias
  • Condições gerais: nesse campo você vai adicionar todas as informações não apresentadas anteriormente, com o máximo de detalhes possíveis
  • Quebra de contrato, multas e descumprimento: lembre-se de pontuar quais serão as medidas tomadas caso seu trabalho seja impedido de ser realizado ou ainda se o cliente deseja romper com o contrato acordado

Conhecendo esses itens, você já pode ter o seu próprio contrato fotográfico, conquistando a confiança dos clientes, a credibilidade para sua marca e a segurança ao seu negócio.

Preparamos um modelo especial para você utilizar, conheça ele a seguir!

Modelo de Contrato Fotográfico

Utilizar um modelo de contrato fotográfico pode oferecer diferentes benefícios para seu negócio, pensando nisso o UOL Meu Negócio preparou um perfeito para você! 
Quer conquistar maior segurança para seus serviços? Aproveite agora mesmo para baixar gratuitamente o seu contrato fotográfico clicando aqui e dê um passo à frente da concorrência, conquistando a confiança dos seus clientes.

Related posts
Vendas Online

Entre na onda da personalização de produtos

5 Mins read
Destacar-se no varejo nem sempre é simples, ainda mais diante de tantos negócios surgindo a todo momento no mercado online. Por isso,…
Vendas Online

O que vender para ganhar dinheiro? Explore o poder da internet

8 Mins read
A internet já faz parte da nossa rotina diária e conseguimos fazer quase tudo por meio dela, inclusive aumentar a renda pessoal….
Vendas Online

Como evitar que seu site fique fora do ar?

6 Mins read
Um site fora do ar sempre pode gerar dores de cabeça para os empreendedores, concorda? Evitar esse tipo de contratempo é fundamental…