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Modelo de planilha DRE grátis em Excel: baixe e aprenda a usar

Descubra se sua empresa está lucrando ou tendo prejuízo organizando os dados nesta planilha gratuita!

Apesar de ser uma das principais ferramentas para assegurar a saúde financeira e a estabilidade de uma empresa, não são todos os empreendedores que conhecem ou fazem uso da Demonstração do Resultado do Exercício, comumente chamada de planilha DRE.

Isso porque, à primeira vista, ela pode parecer complicada, devido ao grande volume de informações que devem ser preenchidas e aos cálculos que precisam ser feitos. Mas a verdade é que com um pouco de paciência, dedicação e disciplina não é difícil utilizar a DRE, e ela pode ser a chave para alinhar as finanças do seu negócio e evitar prejuízos.

Com o Demonstrativo de Resultados de Exercício você consegue registrar todas as entradas e saídas da sua empresa em categorias detalhadas. Com isso, é possível saber se sua empresa está dando lucro ou prejuízo e para onde o seu dinheiro está indo, o que pode salvar um negócio antes que seja tarde demais.

Em parceria com a consultoria Blue Numbers, preparamos um modelo de planilha DRE para você baixar e começar a colocar suas finanças em dia! Na sequência, veja o passo a passo para preencher a sua!

1. Depois de fazer o download, abra sua planilha DRE. Esta deve ser sua visão geral da tabela. Repare que existem divisões em tópicos – como Receita Bruta, Margem de Contribuição e Despesas Operacionais – e em meses.

2. A partir de agora, vamos começar a preencher os dados. Inicie o preenchimento pela Receita Bruta, que é o valor total recebido durante o primeiro mês. Em seguida, insira o valor da receita que foi gerada por meio de vendas. Repare que a planilha, automaticamente, vai mostrar o quanto este último valor representa para a Receita Bruta, em porcentagem.

3. Acrescente os valores de impostos cobrados sobre cada uma das vendas e os descontos oferecidos. Como resultado, a planilha vai calcular o valor total de Dedução das Vendas. Adicione os custos com as mercadorias vendidas e registre, também, outros custos variáveis, como comissões, taxas de cartão de crédito, embalagem e orçamento de marketing. Repare que, depois de preencher essas informações, a ferramenta automaticamente calculará a margem de contribuição.


4. O próximo momento é o de calcular todas despesas relacionadas à operação. Comece pelos gastos operacionais, como água e depreciação dos equipamentos da empresa. Este último item leva em consideração que todos os equipamentos têm uma vida útil limitada, e se refere ao valor mensal que deve ser salvo para que, no momento em que for necessário substituir um computador, por exemplo, haja dinheiro para fazer isso.

5. Despesas com comunicação e apoio, como projeto de vitrines e displays para exibição dos produtos, também devem ser incluídas. Acrescente os valores gastos com energia, limpeza e manutenção durante o mês.

6. A próxima etapa é contabilizar os custos relacionados à sua equipe. Some o salário de todos os colaboradores e os valores dos benefícios e bonificações pagos a eles. Lembre-se dos tributos relacionados à contratação dos funcionários e não se esqueça, também, de definir o seu próprio pró-labore!

7. Se você tiver despesas como aluguel de ponto comercial, serviços terceirizados e impostos municipais pagos à cidade também deve organizá-las nos respectivos campos da planilha.

8. Por fim, registre valores de outras receitas e despesas do negócio. O resultado gerencial do período é o valor que sua empresa lucrou ou perdeu dentro do mês. Caso esteja positivo, você obteve lucro. Caso tenha sido negativo, como no exemplo, sua empresa gastou mais do que ganhou.

Viu? Não foi tão difícil assim, não é verdade? Para saber como anda sua empresa financeiramente, é fácil! Baixe agora a planilha e preencha os dados seguindo essas orientações!