Gestão de Finanças

O que você precisa saber sobre o novo salário mínimo em 2022?

4 Mins read

Recentemente o Ministério da Economia atualizou a previsão da inflação afetando diretamente no salário mínimo de 2022, com um valor que pode surpreender os brasileiros.

Com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado e divulgado pelo IBGE, a inflação atua diretamente para alterar o salário mínimo.

Se você já tem o seu negócio e faz pagamentos aos colaboradores ou se quer se beneficiar com o aumento do salário mínimo em 2022, precisa saber:

  • Como será o reajuste do novo salário mínimo para 2022
  • Novo salário mínimo e a inflação
  • Como preparar seu negócio para essas mudanças

Aproveite cada um dos tópicos e conquiste o melhor para sua empresa continuar crescendo e se planejando para o ano que está por vir. Ótima leitura! 

Como será o reajuste do novo salário mínimo para 2022?

Você já está se preparando para o novo salário mínimo em 2022? Então é necessário ficar por dentro do que o Ministério da Economia já está divulgando. 

Essa mudança, ainda que pequena, pode interferir diretamente nos preços e produtos vendidos em seu negócio, já que o valor de compra será atualizado.

Atualmente, o valor do salário mínimo é de R$ 1.100, valor este que começou a valer em 01 de janeiro de 2021. 

Desse modo, o reajuste do salário mínimo em 2022 promete ser o maior em 6 anos, totalizando em R$ 1.210,44

Essa alta está ligada diretamente com a inflação do mercado, onde é perceptível em diferentes produtos, como gasolina e alimentos e se relaciona com o poder de compra.

Ou seja, se a inflação aumenta, obrigatoriamente o salário mínimo precisa subir, já que ele é compatível com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), disponível pelo IBGE a cada ano. 

Qual a importância do salário mínimo?

O Salário Mínimo foi proposto em 1940, pelo então presidente Getúlio Vargas, de modo a garantir uma remuneração básica aos profissionais. Além de valorizar a mão de obra, o salário mínimo surge para garantir a qualidade de vida, possibilitando moradia, saúde, alimentação, educação, transporte e outros

Esse mapeamento foi feito com base nos preços das cestas básicas pelo país, de 17 capitais e mostra qual seria o valor ideal para que os brasileiros pudessem sobreviver frente a inflação. 

Portanto, o salário mínimo é um direito básico, presente na Constituição Federal, que deve ser respeitado e validado.

Para você empreendedor que possui um negócio, é importante estar atento sobre isso, garantindo que seus preços sejam compatíveis com o mercado e que os direitos trabalhistas sejam validados na sua empresa. 

Além disso, é no final do ano que o décimo terceiro é pago e pode ser investido no seu sonho de empreender

Saiba agora mais sobre o fator “inflação” e a relação com o novo salário mínimo de 2022. 

Novo salário mínimo e a inflação

O novo salário mínimo se relaciona diretamente com a inflação, diante disso separamos os seguintes pontos para você conhecer mais:

  • Inflação: diz respeito ao aumento dos preços de serviços e bens, e pode diminuir o poder de compra, sendo medida pelos índices de preços do país. 
  • O que causa a inflação: pressões de demanda, pressões de custo, expectativas e inércia inflacionária (inflação passada que se reflete nos preços atuais).

A partir disso, como já dito no decorrer do texto, o salário mínimo terá sua maior alta em 06 anos, pois a inflação em novembro de 2021 foi de 10,04%. 

Logo, outro órgão que terá um aumento é o INSS, que é ligado ao salário mínimo, alterando os valores pagos aos atendidos. 

Motivos para a alta da inflação

Para calcular a inflação no Brasil, feita mensalmente e anualmente, é utilizado o IPCA — Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que busca analisar os preços do mercado das seguintes categorias:

  • Alimentação
  • Saúde
  • Transporte
  • Habitação
  • Educação
  • Comunicação
  • Vestuário
  • Despesas pessoais
  • Artigos de residência

Com base nisso, será possível observar diferentes inflações, como por exemplo:

  1. Inflação de custos: diz respeito ao aumento dos preços de produtos, em relação ao aumento do câmbio, custeio das matérias primas, juros e outros.
  1. Inflação de demandas: se relaciona com a procura de um tipo de produto, aumentando seu preço, ocorrendo falta desses ítens no mercado, por exemplo. 
  1. Inflação inercial: equivalente ao histórico da atividade econômica ao passar dos anos, de modo que possa corrigir a inflação atual. 

Portanto, são diferentes os motivos que serão responsáveis por essa alta ou queda da inflação, a depender também do cenário político-econômico.

Como isso interfere no seu negócio?

Agora que você conhece mais sobre o salário mínimo e como a inflação atua sobre ele, já se perguntou como essas informações podem interferir no seu negócio?

Seja nos seus rendimentos ou ainda no financeiro da sua empresa, a mudança do salário mínimo atua diretamente nas expectativas de consumo.

Além disso, a inflação pode alterar o preço de luz, água, gás e telefone, importantes para manter o seu negócio funcionando, mesmo que eles sejam online. 

Por isso, é importante estar atento a essas alterações para controlar suas contas e dividir as suas despesas pessoais da sua empresa, garantindo a continuidade dos seus investimentos. 

Vale destacar ainda que o aumento de salário mínimo precisa ser seguido e se você possuir colaboradores, atualize as tabelas de pagamento.

Como é possível preparar minha empresa para essas mudanças?

Para garantir que a inflação e o aumento salarial não impactem negativamente o seu negócio, é preciso conhecer algumas dicas, como:

  • Otimizar suas estratégias
  • Controlar seu fluxo de caixa
  • Verificar a alteração de preços dos fornecedores
  • Precificar seus produtos de maneira correta

Aproveite também para continuar investindo na sua presença digital, já que esse espaço oferece ótimas oportunidades para continuar crescendo com segurança.
O UOL Meu Negócio é o parceiro perfeito que você precisa para investir nos seus sonhos. Acesse agora mesmo o nosso site e aproveite as diferentes oportunidades para digitalizar o seu negócio. Clique aqui e dê um passo à frente da concorrência!

Related posts
EmpreendedorismoGestão de Finanças

Qual a diferença entre imposto e tributo?

5 Mins read
Quando se abre uma empresa, ou até mesmo no dia a dia da organização financeira de quem já empreende a mais tempo,…
EmpreendedorismoGestão de Finanças

Cresça seu negócio avaliando a satisfação do cliente

8 Mins read
Você sabe como está a satisfação do cliente que seu negócio atende?  Além de oferecer produtos diferenciados e atrativos, garantir que a…
EmpreendedorismoGestão de Finanças

Como aproveitar o décimo terceiro para investir no seu negócio?

4 Mins read
Você está esperando ansiosamente seu décimo terceiro no final de 2021, mas ainda não sabe o que fazer com ele? Fique tranquilo,…