Se há uma constante no Facebook é a mudança. A rede social sempre está fazendo atualizações no sistema que afetam a forma como as notícias são dispostas nas páginas dos usuários e a quantidade de conteúdo que aparece em seus feeds.
As mais recentes reviravoltas podem afetar as empresas, pois elas não alteram só perfis, mas também (aliás, principalmente) fanpages.
A rede social adotou um visual mais clean, com o objetivo de fazer com que as versões mobile e desktop tenham a mesma aparência. A ideia é oferecer experiências semelhantes aos internautas em todas as plataformas.
Além disso, há a preocupação de fazer com que as páginas de marcas que postam conteúdo diferenciado sejam beneficiadas diante daquelas que publicam um conteúdo fraco. Isso porque, na visão de Zuckerberg e sua equipe, esse tipo de post empobrece a experiência do usuário na rede.
Quer saber mais detalhes dessas mudanças? Dá uma olhada abaixo:
Design mais clean das páginas
As fanpages na versão desktop ficaram mais simples. Há uma única coluna, diferentemente das duas encontradas no formato anterior. Antes, essa formatação fazia com que a página ficasse mais pesada e com difícil navegação.
Acompanhar as atualizações de status em ordem cronológica era bastante complicado.
Outra mudança é o local de exibição das informações básicas da fanpage, como mapa de localização do estabelecimento, horário de funcionamento, telefone, além de fotos e vídeos. Esse conteúdo está, agora, na coluna da esquerda.
O novo design tem, ainda, uma janela fixa com as informações sobre curtidas, alcance das postagens, notificações e anúncios.
Monitoramento dos concorrentes
Outra funcionalidade nova é o “páginas para assistir”. Ela permite que os administradores criem uma lista de até cinco fanpages semelhantes a sua, para comparar o seu desempenho com a concorrência.
Feed igual ao móvel
Pesquisas feitas pela empresa mostraram que os internautas gostam de imagens maiores, assim como já acontecia nos smartphones. Por isso, o desktop ganha visual parecido com o mobile, fazendo com que as imagens ganhem destaque na linha de notícias.
Isso é excelente para os donos de lojas virtuais, que podem apostar em fotos maiores e mais chamativas de seus produtos.
As mudanças, no entanto, não afetam a forma como o conteúdo é exibido e também não muda o modo como os textos são classificados no feed de notícias.
Curtir e compartilhar serão vigiados
O algoritmo da rede social também sofreu mudanças. Agora, o Facebook passará a punir páginas que usam as curtidas e o compartilhamento como iscas para crescimento da base de fãs. Aqueles posts que pedem para que o usuário faça uma dessas ações perderão alcance.
Republicações serão punidos
O conteúdo que é publicado mais de uma vez, pela mesma página, também terá punição na visualização. O que é conhecido pelo Facebook como “conteúdo circulado frequentemente” perderá força e prejudicará os números da fanpage.
De olho nos links spam
Páginas que usam links enganosos também perderão espaço. Aqui entram os posts que, aparentemente, prometem algo e, ao final, não cumprem o combinado.
Por exemplo, um link que deveria levar a um álbum de fotos, mas redireciona o usuário a um site cheio de publicidade será mal avaliado pela rede social.
E aí, o que você que achou das mudanças no Facebook? Elas serão benéficas ou prejudiciais à sua loja virtual?