UOL Meu Negócio

O Guia definitivo para vender online

O Guia definitivo para vender online

Através de 4 passos simples você vai definir seu produto, escolher uma plataforma de vendas, encontrar um bom fornecedor e colocar sua estratégia de vendas em prática.

Alcançar o sucesso vendendo online é o sonho de boa parte dos empreendedores brasileiros. Afinal, estamos falando de um mercado de bilhões.

Só para ter uma noção, apenas em dois dias da Black Friday de 2020 , o e-commerce registrou R$ 4,02 bilhões em vendas.

É tentador demais para ficar de fora, concorda?

Porém, alcançar o sucesso no vendendo online não é fruto do acaso. É preciso disciplina e uma boa estratégia de marketing.

Mas não se preocupe, neste guia completo vamos te mostrar o passo a passo para tirar sua ideia do papel e começar a faturar dinheiro na internet.

Veja o que você vai aprender:

Passo 1: Descubra para quem e o vender

Descobrir para quem e o que vender é o primeiro passo e o mais importante.

Apesar de ser óbvio, não é tão fácil, pois exigirá esforço e tempo.

Fora isso, essa primeira etapa é fundamental parar determinar para onde você vai nos passos 2, 3 e 4.

Por isso, foco total nesta etapa.

Leia também: Superguia UOL Meu Negócio Tudo Sobre Marketing Digital para micro e pequenas empresas.

Então, como decidir para quem o que vender?

Comece procurando um problema para resolver – as pessoas compram coisas pois querem resolver algum tipo de problema.

Assim, para encontrar um problema para resolver, inicie observando o seu dia a dia:

Como visto, descobrir um problema para resolver é um exercício simples de observação e reflexão, contudo, não pare aí.

Isto é, faça pesquisa, fale com pessoas, leia e esteja atento…

Por outro lado, se você já tem em mente o que deseja vender, pule para o próximo passo.

Passo 2: Escolha uma plataforma de vendas online

Agora com seu produto e público definido, veja as melhores opções de vendas pela internet.

Redes Sociais

Vender através das redes sociais é dos caminhos mais rápidos para começar seu negócio online.

Porém, assim como em todas as opções deste artigo, existem prós e contras.

Prós

Contras

Loja Virtual

Opção ideal para quem já vende de alguma forma e quer mais recursos para atrair audiência ao seu canal.

Prós

Contras

Market Place

Cada vez mais usado pelos brasileiros, plataformas como o Mercado Livre, Amazon e B2W são lugares onde o cliente está pronto para comprar.

Prós

Contras

Passo 3: Encontre um bom fornecedor

 Tão importante quanto escolher uma plataforma de vendas e encontrar um bom fornecedor, afinal, sem produto você não tem vendas.

Sendo assim, se teu produto ou serviço tem dependência de um fornecedor, veja algumas dicas para procurar um:

Passo 4: Construa uma estratégia de vendas matadora

Por fim, mas de forma alguma menos importante, é hora de definir sua estratégia de vendas.

Como dito neste artigo, se você não tem domínio sobre marketing digital, aconselho procurar um profissional especializado.

Dito isto, veja algumas estratégias para construir uma estratégia de vendas matadora:

Dicas Gerais

Posso começar com todas as plataformas de vendas (redes sociais, market place e loja virtual)?

Sim, porém tome cuidado, pois cada plataforma demandará tempo, esforço e estratégias específicas

Conclusão

Neste artigo falamos sobre as 4 etapas essenciais para vender online. Seguindo essas etapas, você estará pronto para começar a sua jornada. Mas, claro, atingir o sucesso demandará tempo e disciplina.

Porém, você também pode contar com especialista para te ajudar com esse processo do começo ao fim.

Sabia que a UOL Meu Negócio tem serviços completos para te ajudar a criar sua loja online e anunciar seus produtos?

Por exemplo, você pode criar uma loja virtual em apenas 3 passos. Simples, certo?

Mas isso não é tudo: você pode fazer isso agora mesmo. Então, clique no banner abaixo e conheça a Loja VirtUOL