Já pensou como seria bom trabalhar sem estoque, vendendo apenas sob encomenda?
Ter apenas os insumos necessários para produzir o que irá vender parece perfeito. Mas isso é um processo inviável para grande parte dos negócios.
Por isso, a Curva ABC de Estoque pode ser uma boa alternativa para você definir um nível de reserva e, assim, garantir a continuidade das suas vendas.
Se o fornecedor atrasar a entrega, ou se muitas pessoas procurarem seus produtos, você terá uma boa quantidade em estoque. E o melhor, na medida certa para não faltar ou sobrar!
Agora que você sabe que trabalhar sem estoque não é uma opção, podemos mostrar como a curva ABC ajuda a definir quais produtos estocar. E mais, qual a quantidade exata para você não ter prejuízos.
Para começar, que tal entender o que é a Curva ABC de Estoque?
Curva ABC de Estoque: o que é e qual sua importância
Antes de partirmos para o conceito, vamos deixar uma dica que resume bem o tipo de problema que a Curva ABC de Estoque pode resolver.
Anote aí: quanto mais mercadorias paradas no seu estoque, menores serão os investimentos em ações que podem gerar mais dinheiro na empresa!
O que isso quer dizer?
Na prática, significa que produto encalhado deixa de gerar lucro. Sem lucro você fica sem dinheiro em caixa, e sem dinheiro em caixa, você não tem recursos para fazer a sua loja crescer.
O que é ABC?
A curva ABC é um método de classificação que separa os itens de maior importância ou impacto para um negócio. Ou seja, é uma metodologia de gestão que ajuda o empreendedor a focar nos itens mais importantes.
Para isso, são usados três tipos de categorias – A, B e C – de acordo com o lucro que eles trazem para a empresa. Para realizar essa classificação, é fundamental determinar um período de análise – que pode ser mensal, trimestral ou anual.
Depois, dentro desse período, você pode anotar a quantidade de itens vendidos e o valor unitário de cada um.
Vamos ver na prática? Para facilitar a exposição dos dados, criamos uma tabela para você usar como base. Veja como calcular a Curva ABC de Estoque:
Quantidade vendida | Valor unitário | Valor total (quantidade vendida) x (valor unitário) | Participação no total de vendas (valor total) ÷ (total) x 100 | |
Produto 1 | 30 | R$ 100,00 | R$ 3.000,00 | 82,75% |
Produto 2 | 10 | R$ 50,00 | R$ 500,00 | 13,79% |
Produto 3 | 5 | R$ 25,00 | R$ 125,00 | 3,44% |
Total | R$ 3.625,00 |
De acordo com os resultados, já podemos classificar os produtos em cada uma das 3 categorias da Curva ABC:
- Classe A: são enquadrados os itens de extrema importância para um negócio. Ou seja, produtos responsáveis por 80% do faturamento com as vendas (no exemplo, é o Produto 1). Portanto, não esqueça de garanti-los sempre no estoque!
- Classe B: são enquadrados os itens de média importância. Ou seja, produtos que contribuem com 15% do faturamento da loja (no exemplo, é o Produto 2). Nesse caso, é sempre bom ter um “nível de segurança” desses itens no estoque.
- Classe C: são enquadrados os itens com pouca importância, que contribuem para apenas 5% do faturamento das vendas (no exemplo, é o Produto 3). Ou seja, evite gastos desnecessários e tenha o mínimo desses itens em estoque!
Percebe como fica mais fácil compreender onde você deve colocar seus esforços e, principalmente, o seu investimento?
Qual a importância?
Ao incluir a Curva ABC de Estoque na gestão do negócio, você passa a ter mais organização no controle dos seus produtos. Além disso, essa ferramenta administrativa auxilia na tomada de decisões estratégicas, sem “achismos” ou “estimativas”.
Isso porque, através dos cálculos, é possível solicitar pedidos mais assertivos com o fornecedor. Como? Priorizando as mercadorias que registram mais saídas e, portanto, trazem mais lucro para o negócio.
A curva ABC possibilita que itens mais críticos do seu estoque estejam sempre em mãos, evitando desabastecimento e garantindo suas vendas!
4 Vantagens da metodologia
Até aqui você já conseguiu entender o que é Curva ABC de Estoque? Se a resposta for sim, excelente! A partir de agora, podemos focar nos benefícios que essa metodologia pode trazer para sua empresa.
Com base no conteúdo exposto até aqui, podemos adiantar que a curva ABC faz uma “sintonia fina” entre o seu estoque e a demanda que você precisa atender. Não parece ótimo?
A seguir, separamos 4 vantagens dessa ferramenta administrativa para sua rotina:
1. Otimização da logística
Com a Curva ABC de Estoque, você sabe antecipadamente quais itens mais saem e, portanto, devem estar sempre disponíveis para venda.
Por exemplo, vamos supor que você é dono de uma loja de camisetas. Através do cálculo da curva ABC, você nota que as camisetas pretas são mais procuradas pelo consumidor. Então, elas devem ser repostas sempre, já que possuem alto percentual nas vendas.
Ou seja, você não corre o risco de perder dinheiro porque não tem o item no estoque!
2. Melhoras no financeiro
A curva ABC também evita desperdícios, já que você sabe o volume exato de produtos que devem ser solicitados ao fornecedor. Isso é extremamente benéfico para quem trabalha com mercadorias perecíveis, que estragam facilmente.
Adotando essa metodologia, você tem consciência dos seus gastos e consegue negociar melhor as matérias-primas mais críticas.
Por outro lado, mapeando os produtos que têm pouca saída, você consegue saber quais itens não merecem seu investimento. Assim, seus recursos financeiros podem ser destinados aos itens mais lucrativos!
3. Processo de entrega mais rápido
Sabendo quais produtos mais saem, fica mais fácil agilizar as etapas de envio. Lembra do exemplo das camisetas pretas? Pois é, para tornar a entrega mais eficaz, você pode armazená-las em um local de fácil acesso.
Dessa forma, é possível reduzir movimentações e acelerar a expedição dos pedidos!
Lembre-se: a etapa de envio é crucial para surpreender seu cliente. Seja de maneira positiva, com entregas antecipadas, ou de forma negativa, se houver atraso na entrega. Portanto, aproveite a curva ABC para fidelizar o consumidor.
4. Campanhas de marketing mais assertivas
Falamos bastante sobre o que fazer com produtos com maior saída. Mas não podemos esquecer daqueles que ficam parados no estoque, afinal, mercadoria estocada é sinônimo de prejuízo para o seu negócio.
Por isso, no momento de criar promoções, é importante ter o mapeamento dessas mercadorias.
Por exemplo, em uma campanha de “queima de estoque” você pode priorizar anúncios com os itens que têm pouca saída. Assim, você toma decisões mais estratégicas com o intuito de zerar seu estoque!
Evite estes 3 erros na classificação de estoque
A Curva ABC de Estoque traz várias vantagens para o fluxo de caixa e a gestão do seu negócio. Porém, mesmo adotando a metodologia, é importante lembrar que você não está imune a algumas armadilhas.
Mas fique tranquilo(a), com o auxílio do UOL Meu Negócio você aprende a não deixar certos erros passarem despercebidos:
- Não se atentar a validade dos produtos: avaliar a média de saída é importante, mas não esqueça de se atentar ao prazo de validade (no caso de produtos perecíveis). Portanto, ao montar seu estoque, certifique-se que a validade esteja dentro da margem de saída e evite prejuízos!
- Não realizar revisões: lembra quando falamos que a curva ABC é feita com base em um período específico? Seja qual for o tempo de análise escolhido (mensal, trimestral ou anual), atualize os dados de tempos e tempos. Afinal, o hábito do cliente pode mudar e influenciar nas suas análises!
- Não se atentar as tendências: falando em mudança de hábito, não esqueça que as tendências vêm e vão. Isso significa que, de uma semana para outra, um produto pode ter um aumento considerável de procura. Nessas horas, é fundamental que o seu negócio (e o seu estoque) esteja pronto para atender essa demanda.
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Gostou de conhecer mais sobre o que é curva ABC de estoque?
A partir de agora, você conta com mais um recurso para simplificar seus processos! Mais que isso, a curva ABC é a metodologia que você precisava para criar o planejamento estratégico do seu negócio.
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