EmpreendedorismoGestãoGestão de Finanças

O que é capital de giro e para que ele serve?

1 Mins read

A falta de capital de giro é responsável pela falência de muitas empresas de pequeno e médio portes. Sabe por que isso acontece?

Quando um empreendedor decide abrir um negócio, normalmente calcula os custos de colocá-lo para funcionar – aquisição de um ponto comercial, um estoque mínimo, equipamentos e outros investimentos iniciais.

Mas é comum acabar se esquecendo de colocar na ponta do lápis o valor necessário para que a empresa sobreviva mês a mês – que inclui aluguel de espaço, gastos com transporte, hospedagem de sites, funcionários, reposição de estoques, insumos e até seu próprio salário. 

Capital de giro é justamente essa quantia de dinheiro que o negócio precisa para continuar rodando e não fechar as portas.

Como é comum, nos primeiros meses (às vezes até anos), o faturamento de uma empresa ser baixo, é de se esperar que ele não cubra os custos de que falamos acima. 

Se a empresa não tiver dinheiro em caixa para cobrir essas despesas, corre o risco de se endividar e acabar quebrando.

Outro momento em que o capital de giro deve ser bem administrado é quando a empresa começa a crescer. Provavelmente, você terá de fazer investimentos em estrutura e pessoas, e os resultados só vão vir lá na frente. Se você não fizer as contas direitinho, pode se perder no meio do caminho. 

O ideal é ter uma quantia reservada na conta para esse propósito. Mas o que fazer se você não tem esse fôlego? Bancos privados, assim como o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), possuem linhas de crédito específicas para capital de giro, a custos bem mais competitivos que o cheque especial ou qualquer produto para pessoa física.

Quer outras dicas para administrar melhor suas finanças? Confira aqui:

– O que são os KPIs e como usá-los na sua loja

– 6 métricas importantes para uma loja virtual

– O que é ROI 


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…