CMSTecnologia

O que é Drupal?

2 Mins read

Saiba mais sobre esse Sistema de Gerenciamento de Conteúdos

Assim como WordPress e Joomla, o Drupal é mais um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS, sigla em inglês). Na prática, isso significa que ele é uma plataforma que permite a construção de sites dinâmicos e interativos com os usuários, além de facilitar a atualização das páginas.

De acordo com dados da Open Source CMS, o Drupal ocupa a terceira colocação no mercado de CMS, com 8% de market share. À sua frente estão WordPress (68%) e Joomla (11%). Ao todo, são mais de 1 milhão de sites construídos com Drupal, de acordo com números da própria plataforma.

Baseado na linguagem PHP, o Drupal independe de sistemas operacionais para funcionar. Por ser um projeto de código aberto, existe uma grande comunidade envolvida na criação de novas funcionalidades, visando à melhoria do CMS. De forma dinâmica, essa comunidade partilha conhecimentos a partir de sites, fóruns, blogs e documentações técnicas e práticas encontradas em diversos idiomas. Isso explica, em parte, o sucesso do CMS.

Outras justificativas para a crescente popularidade do Drupal estão na sua capacidade de ser altamente escalável, responsivo e seguro. Em outras palavras, os sites construídos com esse CMS conseguem atender um grande volume de acessos feitos de qualquer dispositivo, além de receber atualizações corrigindo possíveis vulnerabilidades.


banner_uolmn_facebookads_academia

Só de instalar o Drupal, já é possível criar qualquer tipo de formulário, organizar a disposição espacial dos conteúdos, do jeito que preferir, e gerenciar usuários. Assim, se o cliente montar um portal de notícias, por exemplo, pode definir quais usuários terão funções de editor, administrador e redator.

Mas o usuário pode ir muito além. São mais de 15 mil módulos à disposição para aplicar outras funcionalidades ao site, como ferramentas multilíngues, integração do site às redes sociais, inclusão de áreas de bate-papo e de pagamento eletrônico. Assim, é possível desenvolver qualquer projeto com o CMS, desde um portal de notícias e intranet até um e-commerce ou mesmo uma rede social.

Entre os grandes sites que foram feitos com base no Drupal, mundo afora, podemos citar a Casa Branca, o portal inglês The Economist e a MTV.

O UOL HOST oferece planos de Hospedagem com sites construídos sobre a plataforma Drupal. E mais, na Hospedagem do UOL HOST você conta com a segurança do Backup de Sites, todo conteúdo hospedado é armazenado por sete dias. Sempre que você precisar, pode resgatar uma versão da sua hospedagem de até sete dias atrás. Experimente já!

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…