UOL Meu Negócio

O que é Drupal?

Saiba mais sobre esse Sistema de Gerenciamento de Conteúdos

Assim como WordPress e Joomla, o Drupal é mais um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS, sigla em inglês). Na prática, isso significa que ele é uma plataforma que permite a construção de sites dinâmicos e interativos com os usuários, além de facilitar a atualização das páginas.

De acordo com dados da Open Source CMS, o Drupal ocupa a terceira colocação no mercado de CMS, com 8% de market share. À sua frente estão WordPress (68%) e Joomla (11%). Ao todo, são mais de 1 milhão de sites construídos com Drupal, de acordo com números da própria plataforma.

Baseado na linguagem PHP, o Drupal independe de sistemas operacionais para funcionar. Por ser um projeto de código aberto, existe uma grande comunidade envolvida na criação de novas funcionalidades, visando à melhoria do CMS. De forma dinâmica, essa comunidade partilha conhecimentos a partir de sites, fóruns, blogs e documentações técnicas e práticas encontradas em diversos idiomas. Isso explica, em parte, o sucesso do CMS.

Outras justificativas para a crescente popularidade do Drupal estão na sua capacidade de ser altamente escalável, responsivo e seguro. Em outras palavras, os sites construídos com esse CMS conseguem atender um grande volume de acessos feitos de qualquer dispositivo, além de receber atualizações corrigindo possíveis vulnerabilidades.


Só de instalar o Drupal, já é possível criar qualquer tipo de formulário, organizar a disposição espacial dos conteúdos, do jeito que preferir, e gerenciar usuários. Assim, se o cliente montar um portal de notícias, por exemplo, pode definir quais usuários terão funções de editor, administrador e redator.

Mas o usuário pode ir muito além. São mais de 15 mil módulos à disposição para aplicar outras funcionalidades ao site, como ferramentas multilíngues, integração do site às redes sociais, inclusão de áreas de bate-papo e de pagamento eletrônico. Assim, é possível desenvolver qualquer projeto com o CMS, desde um portal de notícias e intranet até um e-commerce ou mesmo uma rede social.

Entre os grandes sites que foram feitos com base no Drupal, mundo afora, podemos citar a Casa Branca, o portal inglês The Economist e a MTV.

O UOL HOST oferece planos de Hospedagem com sites construídos sobre a plataforma Drupal. E mais, na Hospedagem do UOL HOST você conta com a segurança do Backup de Sites, todo conteúdo hospedado é armazenado por sete dias. Sempre que você precisar, pode resgatar uma versão da sua hospedagem de até sete dias atrás. Experimente já!