Notícias e MercadoTecnologia

O que é Flat Design (e como aplicá-lo em seu site)

3 Mins read

Tendência minimalista ganha cada vez mais espaço na web

De um tempo para cá, você vem reparando que as marcas têm deixado seus logotipos, aplicativos e sites mais clean e com o mínimo de informação possível? Isso nada mais é do que o novo movimento de design, que recebe o nome de Flat Design, ou, em português, design plano. Esse conceito começou a ganhar força nos últimos cinco anos, sobretudo, após o lançamento do Windows 8 da Microsoft, uma das empresas pioneiras no Flat Design.

⇒ Leia também: UX Design: Como melhorar a experiência do usuário na sua loja virtual

No início, os primeiros sites se preocupavam em chamar a atenção dos visitantes por meio de ilustrações e animações chamativas e exageradas. Mais tarde, foi a vez da onda do design skeumórfico. Basicamente, essa tendência procurava levar aspectos da vida real às telas de computadores e dispositivos móveis. Nisso, era comum ver interfaces que tentavam imitar objetos do mundo físico.

Um exemplo clássico são os aplicativos e ícones das primeiras versões do sistema operacional da Apple, o iOS.

A calculadora, por exemplo, foi projetada para parecer uma de verdade. O uso de sombras, relevos, gradientes e outras ferramentas que adicionam profundidade são marcantes no design skeumórfico.

O Flat Design chegou para derrubar todas essas características. Como as telas diminuíram de tamanho por conta da popularização de smartphones e tablets, a interface plana facilita a experiência e a interação do usuário.

⇒ Leia também: Esclareça suas dúvidas sobre design responsivo e invista já nele

O conceito descarta diversos elementos visuais e detalhes extras e cria um design minimalista, que prefere substituir o estilo pela simplicidade, funcionalidade e clareza. Mais do que isso, o uso de imagens planas e ícones ajuda o site a carregar mais rápido, uma vez que o navegador não precisa processar todos os outros elementos gráficos que vêm com a imagem principal.

Como foi mencionado acima, a Microsoft foi uma das primeiras grandes empresas de tecnologia que adotaram esse conceito, quando lançou o Windows 8. O sistema operacional valoriza a tipografia e organiza os aplicativos em gráficos.

Como aplicar Flat Design em seu site

O Flat Design é a tendência e, cada vez mais, web designers estão abraçando essa técnica na criação de sites. Aqui, os princípios da simplicidade e da usabilidade orientam os profissionais na criação de layouts, logotipos, softwares, ícones e por aí vai.


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

⇒ Leia também: 4 Cases de sucesso de UX Design para inspirar seu e-commerce

Se você não quer ficar fora da moda, acompanhe as dicas abaixo e fique por dentro de alguns conceitos do design plano!

  • Não à profundidade!: a princípio, esqueça completamente as noções de profundidade. Imagens em 3D não têm vez no Flat Design.

 Logo antigo do Shoptime.com com efeito 3D. 

Novo visual do e-commerce com logo mais “clean”

  • Simples e bonito: removendo todos os elementos que dão profundidade, como sombras, bordas chanfradas e gradientes, as imagens e os ícones ganham formatos simples – e até bonitos. Normalmente, utilizam-se formas geográficas básicas, como círculos, quadrados e retângulos. Nada mais.

 À esquerda, atual logo do Instagram baseado em conceitos de Flat Design. À direita, o logo antigo.

  • Fontes limpas: a tipografia é um detalhe que recebe muita atenção no Flat Design. Com mais espaços, o texto ganha legibilidade. Para dar mais facilidade à leitura, use frases curtas e prefira as fontes sans serif, ou seja, aquelas que não possuem marcas de decoração.

 

Loja virtual Sobrebarba. Fontes simples, textos curtos.

  • Cores vibrantes estão na moda: a paleta de cores do Flat Design traz cores brilhantes e que se contrastam entre si.

Site da Netshoes com cores da paleta de Flat Design.

  • Caráter minimalista: sabe a expressão “menos é mais”? Então, ela faz muito sentido no Flat Design. O seu site possui muitos elementos desnecessários que só servem para impressionar os visitantes? Pode jogá-los fora. Cores e textos são mais do que suficientes para passar suas mensagens. Inspirado nas revistas impressas, esse princípio valoriza os espaços em branco, dando um pouco de respiro aos textos.

Site da loja virtual The White Pepper com traços minimalistas.

E você, vai aderir ao Flat Design e dar adeus a sombras, gradientes e reflexos?

Ainda está montando seu site? Então conheça os planos de Hospedagem do UOL HOST, que, com certeza, têm um ideal para o seu projeto.

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…