UOL Meu Negócio

O que é Flat Design (e como aplicá-lo em seu site)

Tendência minimalista ganha cada vez mais espaço na web

De um tempo para cá, você vem reparando que as marcas têm deixado seus logotipos, aplicativos e sites mais clean e com o mínimo de informação possível? Isso nada mais é do que o novo movimento de design, que recebe o nome de Flat Design, ou, em português, design plano. Esse conceito começou a ganhar força nos últimos cinco anos, sobretudo, após o lançamento do Windows 8 da Microsoft, uma das empresas pioneiras no Flat Design.

⇒ Leia também: UX Design: Como melhorar a experiência do usuário na sua loja virtual

No início, os primeiros sites se preocupavam em chamar a atenção dos visitantes por meio de ilustrações e animações chamativas e exageradas. Mais tarde, foi a vez da onda do design skeumórfico. Basicamente, essa tendência procurava levar aspectos da vida real às telas de computadores e dispositivos móveis. Nisso, era comum ver interfaces que tentavam imitar objetos do mundo físico.

Um exemplo clássico são os aplicativos e ícones das primeiras versões do sistema operacional da Apple, o iOS.

A calculadora, por exemplo, foi projetada para parecer uma de verdade. O uso de sombras, relevos, gradientes e outras ferramentas que adicionam profundidade são marcantes no design skeumórfico.

O Flat Design chegou para derrubar todas essas características. Como as telas diminuíram de tamanho por conta da popularização de smartphones e tablets, a interface plana facilita a experiência e a interação do usuário.

⇒ Leia também: Esclareça suas dúvidas sobre design responsivo e invista já nele

O conceito descarta diversos elementos visuais e detalhes extras e cria um design minimalista, que prefere substituir o estilo pela simplicidade, funcionalidade e clareza. Mais do que isso, o uso de imagens planas e ícones ajuda o site a carregar mais rápido, uma vez que o navegador não precisa processar todos os outros elementos gráficos que vêm com a imagem principal.

Como foi mencionado acima, a Microsoft foi uma das primeiras grandes empresas de tecnologia que adotaram esse conceito, quando lançou o Windows 8. O sistema operacional valoriza a tipografia e organiza os aplicativos em gráficos.

Como aplicar Flat Design em seu site

O Flat Design é a tendência e, cada vez mais, web designers estão abraçando essa técnica na criação de sites. Aqui, os princípios da simplicidade e da usabilidade orientam os profissionais na criação de layouts, logotipos, softwares, ícones e por aí vai.


⇒ Leia também: 4 Cases de sucesso de UX Design para inspirar seu e-commerce

Se você não quer ficar fora da moda, acompanhe as dicas abaixo e fique por dentro de alguns conceitos do design plano!

 Logo antigo do Shoptime.com com efeito 3D. 

Novo visual do e-commerce com logo mais “clean”

 À esquerda, atual logo do Instagram baseado em conceitos de Flat Design. À direita, o logo antigo.

 

Loja virtual Sobrebarba. Fontes simples, textos curtos.

Site da Netshoes com cores da paleta de Flat Design.

Site da loja virtual The White Pepper com traços minimalistas.

E você, vai aderir ao Flat Design e dar adeus a sombras, gradientes e reflexos?

Ainda está montando seu site? Então conheça os planos de Hospedagem do UOL HOST, que, com certeza, têm um ideal para o seu projeto.