Conheça essa estratégia para atrair o interesse de seu público-alvo

Sabe aquela empresa que te conquista com um e-mail cheio de conteúdo bacana ou uma postagem no Facebook de utilidade pública, em vez de entupir sua timeline e caixa de entrada com ofertas e propagandas?

Então, essa empresa, sabiamente, está se utilizando do famoso Inbound Marketing, um conjunto de estratégias que visam a atrair o interesse de um público-alvo.

Também conhecido como marketing de atração, os esforços dessa modalidade são voltados para ações que conquistem a confiança e ofereçam informação aos usuários.

De acordo com dados do Hubspot, 58% das empresas brasileiras praticam Inbound Marketing, sendo que 92% delas têm retorno positivo.

É uma abordagem diferente em relação ao marketing tradicional, o chamado Outbound Marketing, que tem como base o anúncio de produtos com foco direto em vendas. No Inbound, a intenção de venda não é tão destacada, mas a conversão vem como resultado das atividades

Os objetivos mais comuns do Inbound são:

? Despertar o interesse do usuário pela marca;

? Construir uma relação de confiança com o público;

? Fidelizar leitores ou visitantes;

? Gerar engajamento;

? Criação de conteúdo relevante para um público-alvo;

? Produção e disponibilização de materiais para download;

? Investimento em publicações nas mídias sociais;

? Trabalho com blogs;

? Uso de técnicas de SEO;

? Personalização de conteúdo.


Lado a lado com o marketing de conteúdo, o Inbound usa a criação e a disponibilização de conteúdo relevante como um trunfo para atrair a atenção do público-alvo. O objetivo principal é agregar valor à experiência do usuário com a marca para, então, ampliar o número e a qualidade de visitantes e leads ? e, consequentemente, a quantidade de conversões.

Conquistando o interesse do público, a interação da marca com o usuário não acaba no momento da conversão: o Inbound Marketing torna possível que o impactado se transforme em um multiplicador, que vai voluntariamente divulgar sua marca comentando sobre a experiência que teve ou indicando conteúdos a outras pessoas.

Os ótimos resultados obtidos com a aplicação do Inbound Marketing têm feito sua utilização cada vez mais popular entre as empresas. Mas, para chegar a resultados satisfatórios, é preciso dedicar-se e investir nas estratégias. Planejamento e qualidade na criação de conteúdo são essenciais para colher bons frutos.

Quer dicas de planejamento e criação de conteúdo?

Acesse: Superguia Academia UOL MEU NEGÓCIO Tudo sobre Marketing Digital para micro e pequenas empresas.

Related posts
Soluções

O e-mail profissional como ferramenta de networking eficaz

4 Mins read
Imagine um mundo onde cada e-mail que você envia é uma oportunidade para construir conexões significativas e impulsionar sua carreira. Esse é…
Soluções

Como construir uma lista de e-mail marketing qualificada para o seu negócio

4 Mins read
Você já deve ter se perguntado como algumas marcas conseguem enviar e-mails que parecem feitos sob medida para seus leads, não é…
Soluções

4 estratégias para evitar fraudes e chargebacks no seu e-commerce

3 Mins read
Nos dias de hoje, com um número muito grande de lojas virtuais, é comum nos depararmos com histórias de golpes, fraudes e…