UOL Meu Negócio

O que é Marketing Digital e por que você precisa investir nele agora!

Entenda qual é a importância dele para o seu negócio

Se o seu negócio tem presença online, certamente você já ouviu esse termo. Pode ser que ainda não saiba exatamente do que se trata, mas já percebeu que é algo importante para o seu negócio. Não é mesmo?

Então, chega de dúvidas, aí vai a explicação: marketing digital é o termo que caracteriza o conjunto de atividades e estratégias executadas online visando à identificação de novas oportunidades, atração de parcerias ou clientes, construção e gerenciamento de relacionamento com o público, comunicação e criação de identidade para uma marca.

Ou seja, marketing digital é toda ação que pode trabalhar a imagem e as relações de uma instituição (ou pessoa!) utilizando internet, computadores e celulares.

“O marketing digital permite que qualquer empresa, de qualquer tamanho, faça ações de publicidade na internet mesmo sem ter um grande orçamento separado para essa parte”, define Gustavo Hana, CEO e sócio da GhFly, agência de marketing.

As ferramentas para realizar ações de marketing digital são as mais variadas e permitem atingir um grande número de pessoas de maneira personalizada, segmentada e eficiente. Além disso, o custo é bastante reduzido em relação ao das mídias tradicionais – aliás, é possível ter uma boa performance com ferramentas totalmente gratuitas!

Redes sociais, como o Facebook e o Twitter, ofertam a oportunidade de perfis gratuitos, abrindo uma infinidade de possibilidades de conteúdos e interações. Mesmo as opções pagas, como os links patrocinados e os banners em sites e blogs, são acessíveis e oferecem orçamentos flexíveis.

O público atingido também é de maior relevância para a marca. Com as técnicas de segmentação e personalização, comunica-se diretamente com quem demonstra interesse pelos assuntos que têm a ver com o que você quer vender, seja um produto, um serviço ou uma ideia.


A importância do Marketing Digital para o pequeno empreendedor

O marketing digital é fundamental para o PME, pois lhe possibilita visibilidade com baixo custo, manobra que não é possível em nenhuma outra mídia. Além disso, em um mundo cada vez mais conectado, ignorar os canais digitais não é uma decisão nada inteligente. Com a convergência digital, todos estão, de alguma forma, conectados. É inevitável. A internet está por toda parte.

Na internet, o público-alvo atua de maneira proativa, indo ao encontro – de maneira eficiente e eficaz – aos produtos, serviços, marcas e empresas que deseja. Outra vantagem do marketing digital é que empresas de todos os segmentos podem utilizá-lo.

“No marketing digital, o pequeno e o médio empreendedor fazem comunicação dirigida com muito mais assertividade, porque conseguem utilizar técnicas de segmentação extremamente precisas para falar com o consumidor certo na hora certa”, pontua Mariana Cantarelli, head of digital da Agência Tudo.

Agora ficou mais fácil não só de entender o que é, mas também de saber qual é a importância do marketing digital para sua empresa, certo?

⇒ Então, não perca tempo e acesse já o Superguia Academia UOL Meu Negócio Tudo sobre Marketing Digital para micro e pequenas empresas.