HospedagemTecnologia

O que é PHP?

2 Mins read

Conheça melhor uma das linguagens de programação mais populares

Sigla para Preprocessed Hypertext Pages ou, em bom português, Páginas de Hipertexto Pré-processadas, o PHP nada mais é que uma das linguagens de programação mais populares para o desenvolvimento web. Ela se destaca por ser uma linguagem simples para quem é iniciante e, ao mesmo tempo, por oferecer muitos recursos a programadores de longa data.

O PHP tem, ainda, a capacidade de se misturar com a linguagem HTML e, dessa forma, transformar qualquer site estático em dinâmico. Na prática, isso significa que é possível criar uma interação com os usuários por meio de campos de comentários, formulários e até mesmo áreas restritas que necessitem de autenticação.

Além disso, o PHP simplifica o trabalho do programador. Para ficar mais claro, vamos a um exemplo simples. Imagine que você criou um site estático e, em certo dia, precise incluir um item no menu principal. Acontece que o menu principal aparece nas 40 páginas do site. Isso quer dizer que você vai ter um trabalhão ao repetir o processo 40 vezes, página por página. Sem contar que pode haver eventuais erros durante o trabalho. Para quem cria o site em PHP desde o começo, isso não acontece, uma vez que a linguagem permite atualizar todas as páginas de um único lugar.

Entre muitos sites grandes que adotam a linguagem PHP, podemos destacar a enciclopédia livre e gratuita Wikipédia, a rede social Facebook e o CMS WordPress.

PHP é uma linguagem Server-side

Antes de mais nada, é preciso saber que existem dois tipos de linguagem: client-side (no lado do cliente) e server-side (no lado do servidor).

HTML, CSS e JavaScript são exemplos de linguagem client-side. Nela tudo é processado pelo navegador do usuário. Faça um teste agora mesmo. Clicando com o botão direito do mouse, você vai visualizar a opção “ver código-fonte da página”. Ali, você vê todos os comandos HTML.

Por sua vez, o PHP é uma linguagem server-side, ou seja, tudo é processado no servidor. Sendo assim, o que chega ao navegador do usuário é apenas uma resposta em HTML. Em outras palavras, ninguém consegue copiar os comandos que você fez.


Comandos de PHP

Como já falamos anteriormente, a linguagem PHP consegue se misturar com HTML. Portanto, boa noção de HTML e raciocínio de linguagem são alguns dos pré-requisitos para aprender e avançar na linguagem PHP.

No entanto, quando você coloca as tags de comando do PHP, isto é, “”, não se deve inserir nenhum comando HTML entre elas, porque o servidor não vai saber interpretar e vai dar erro.

Sabendo disso, vamos a mais um exemplo bem básico. Para escrever uma frase em PHP, basta seguir este comando:

        echo “O que é PHP?”;

        ?>

Enquanto as tags abrem o comando do PHP, echo significa que você vai incluir um texto. Lembre-se, também, de sempre consultar o site oficial da linguagem, quando estiver programando um site em PHP.

Hospedagem PHP do UOL HOST

hospedagem de sites do UOL HOST tem suporte para a linguagem PHP. A partir desse plano, você tem acesso a um construtor de sites bem intuitivo para criar a sua página em poucos minutos. É possível instalar aplicativos, como WordPress e Joomla. Para conhecer melhor a Hospedagem UOL HOST PHP, visite nossa página.

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…