UOL Meu Negócio

O que é SMTP, IMAP e POP e como isso afeta no seu email?

Você em algum momento deu uma espiadinha nas configurações do seu e-mail e se deparou com as siglas SMTP, IMAP e POP? Esses termos podem até parecer nada familiares, mas saiba que eles são fundamentais para o envio e recebimento das mensagens entre os usuários!

O UOL Meu Negócio é o seu parceiro para desvendar tudo o que envolve o universo do empreendedorismo. Por isso, criamos este conteúdo para auxiliar você a entender o significado dessas siglas, a função e as diferenças de cada uma delas no seu e-mail.

Para começar, vamos deixar uma informação que resume bem o SMTP, IMAP e POP: todos eles são protocolos! Mas, o que isso quer dizer?

Os protocolos denominam as regras para a sincronização entre a comunicação entre dois sistemas, controlando e possibilitando a transferência de dados.

Ainda não compreendeu muito bem? Fique tranquilo(a)! Ao longo do conteúdo vamos traduzir todas as etapas para você entender o que se passa nesse universo que ninguém vê. Tenha uma ótima leitura!

O que é SMTP, IMAP e POP?

Para entender o que é SMTP, IMAP e POP, o primeiro passo é saber que o sistema de e-mail funciona a partir do trabalho de dois servidores diferentes. Entre esses servidores, o primeiro é denominado SMTP (Simple Mail Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Correio Simples).

Já o segundo, pode ser tanto um servidor POP (Post Office Protocol ou Protocolo dos Correios) quanto um servidor IMAP (Internet Message Access Protocol ou Protocolo de Acesso a Mensagem da Internet).

O que são protocolos e servidores?

Fazendo uma referência ao mundo do futebol, os protocolos são como se fossem “árbitros”, ou seja, se em uma partida eles são responsáveis por fazer cumprir as regras de acordo com o regulamento, no caso do e-mail, as regras e a sincronização da comunicação são organizadas pelos “protocolos”.

Por outro lado, os “servidores” podem ser qualquer software ou solução tecnológica com capacidade para armazenar e compartilhar arquivos e mensagens. Ou seja, seguindo a nossa referência ao futebol, os “times” seriam os dois servidores onde ocorrem o envio e recebimento das mensagens do e-mail.

Quais as diferenças entre SMTP, IMAP e POP?

O SMTP é o protocolo usado para o envio de e-mails. Mas, como ele é usado? Normalmente ele é usado quando o e-mail é enviado de um “cliente” para um “servidor”.

Na prática, é como se o SMTP trabalhasse como um carteiro, pois depois de serem capturadas, as mensagens são enviadas para ele, e a partir daí são distribuídas para os destinatários finais.

Já o IMAP e o POP são dois protocolos padrões da internet para recebimento de e-mails, que servem para baixar as mensagens do servidor para o seu dispositivo – que pode ser um computador, smartphone ou tablet.

Porém, existem algumas diferenças importantes entre esses dois protocolos, e nós vamos explicar para você a partir de agora!

A principal diferença é que o POP baixa as mensagens para o cliente local, diretamente no computador (ou qualquer outro dispositivo que esteja sendo usado). Ou seja, esse protocolo não deixa uma cópia das mensagens no servidor, a menos que você marque a opção “deixar uma cópia no servidor” nas configurações do seu e-mail.

Já o IMAP sincroniza a caixa de e-mail com o servidor, permitindo que uma mensagem seja recebida em vários locais diferentes. Assim, todas as mensagens de e-mail ficam iguais tanto no servidor quanto no seu computador, smartphone ou tablet, por exemplo. Ou seja, a sincronização mantém as mensagens atualizadas nos dispositivos em tempo real.

Por que conhecer esses termos e como isso impacta no seu negócio?

Desconfie quando alguém fala para você que o e-mail “está morto”. Quem insiste nesse pensamento com certeza ainda não se beneficiou do excelente retorno que essa ferramenta traz para o empreendedor, tanto em vendas quanto em gestão de relacionamento com o cliente.

Portanto, aqui vai uma dica para você que busca conhecer mais sobre SMTP, IMAP e POP: um sistema de e-mails é importantíssimo nos negócios, pois além de ser um dos principais canais para anúncios e promoções, ele também monitora a chamada “lista sombria”.

Lista sombria? Calma, nós já vamos explicar para você!

Quando o empreendedor envia mensagens para uma base de contatos com quem tem pouca interação, ou para endereços de e-mail que sequer existem, já corre o sério risco de ter as mensagens consideradas como spam – quando o sistema identifica que o usuário não permitiu o recebimento do seu conteúdo, se tornando uma espécie de “lixo eletrônico”.

Portanto, dependendo da reputação do seu SMTP, as mensagens enviadas podem ser direcionadas para as blacklists, ou listas sombrias, que reúne endereços IP, domínios ou endereços eletrônicos que possuem histórico como fonte de spams.

Vamos combinar que isso não é nada bom para as suas campanhas de marketing, não é mesmo?

UOL Meu Negócio te ajuda: Entenda melhor os servidores dentro do seu e-mail

Você ainda tem algumas dúvidas em relação as configurações que devem ser feitas nos sistemas de SMTP, IMAP e POP? Sem problemas, o UOL Meu Negócio fez um resumão de como devem estar as configurações do seu e-mail profissional. 

Acompanhe!

Quais os servidores IMAP e SMTP do E-mail Profissional?

O IMAP, que é um servidor de entrada (imap.uhserver.com), é utilizado para baixar as mensagens do servidor. Porém, apenas cabeçalhos são baixados, já que o conteúdo da mensagem continua apenas no servidor. 

Já o SMTP, que é um servidor de saída (smtps.uhserver.com), é utilizado exclusivamente para o envio de e-mails.

Para serem usados no E-mail Profissional, devem ser inseridas informações conforme a imagem abaixo:

Quais os servidores POP e SMTP do E-mail Profissional?

Os servidores de entrada (POP, pop3.uhserver.com) e saída (SMTP, smtps.uhserver.com), necessitam de algumas informações específicas para configurar o E-mail Profissional. 

Confira na imagem abaixo:

Tenha um e-mail profissional com a segurança que o seu negócio merece!

Gostou do conteúdo? Esperamos que com esse panorama geral sobre SMTP, IMAP e POP você tenha notado a importância de contar com um serviço de e-mail profissional que tenha boas práticas, credibilidade no mercado, e seja seguro para o seu negócio e para quem compra com você.

Se você está em busca de um ótimo provedor, experimente os serviços do E-mail Profissional do UOL HOST!

Além de ter um e-mail personalizado com a sua marca, sempre que você precisar, poderá contar com uma equipe especializada para tirar todas as suas dúvidas!