O sucesso da maioria dos negócios depende muito de quanto os consumidores estão dispostos a voltar a adquirir de seus produtos e serviços. Se eles tiveram uma boa experiência, vão voltar, certo? Nem sempre. De nada adianta ter apenas um monte de clientes cadastrados. Para conquistá-los, você precisa manter um bom relacionamento no longo prazo. Não é preciso quebrar tanto a cabeça para fazer isso. Existe um sistema que ajuda as empresas nesse processo, o CRM.
A sigla vem de Customer Relationship Management, nome em inglês que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente. Parece complicado, mas os termos representam um conjunto de ferramentas e processos que ajudam a manter os consumidores fiéis. Como é muito complicado trabalhar com um grande volume de informações e saber lidar com diferentes perfis, a tecnologia tem dado uma forcinha às empresas.
O CRM pode ser usado para aplicar diferentes tipos de estratégia, como ações de marketing. Reunidos todos os dados dos clientes, fica mais fácil identificar grupos com o mesmo perfil e planejar promoções. Mandar e-mails personalizados para aqueles que costumam comprar com frequência é outra maneira de conquistar a simpatia dos internautas. Uma análise dos perfis de consumo permite prever quais produtos vão vender mais e, com isso, organizar melhor o estoque. Tudo isso pode ser gerenciado por meio do CRM.
Desde reclamações feitas ao Serviço de Atendimento ao Consumidor até comentários nas redes sociais, tudo pode – e deve − ser registrado no sistema. A ideia é ter uma visão global do comportamento dos clientes e, a partir daí, prever o que os internautas vão querer. A ferramenta ajuda, ainda, a descobrir e corrigir falhas que possam afastar compradores.
E o melhor de tudo é que já existem CRMs online, que podem ser adquiridos por uma assinatura mensal. A vantagem é que você não precisa fazer um grande desembolso para começar a usar a tecnologia e pode desistir quando não tiver mais interesse.