Presença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

O que é um domínio e como comprar um para minha loja?

3 Mins read

Esclareça suas dúvidas sobre o assunto

Um dos primeiros passos para quem abre uma loja virtual é encontrar um nome para a empresa e, na sequência, registrar o domínio desse estabelecimento online.

Mas, espere um minuto, você sabe o que é um domínio? É simples: é o endereço utilizado para chegar a qualquer site na internet. Sabe aquilo que você digita na barra do navegador depois do www? Por exemplo: www.uol.com.br ou www.bol.com.br? Isso é um domínio. Ou seja, seu domínio vai ser o endereço da sua loja na internet.

⇒ Aproveite e baixe e-book grátis: Como montar sua primeira loja virtual

Ele também acompanha seu e-mail. Exemplo: fulano@bol.com.br ou beltrano@uol.com.br.

Simples, né? Pois é. E registrar um domínio também é mais simples que você imagina. Primeiro, você precisa ir até o site de um provedor autorizado a fazer isso, como o UOL Meu Negócio.

Lá, você vai conseguir pesquisar quais são as opções de endereços que estão disponíveis para compra. Você pode escolher entre diversas extensões, como .com, .com.br ou .tv.

O preço de registro vai variar conforme a extensão e o endereço que você escolher, mas dá para simular tudo antes de tomar uma decisão.

Por exemplo, se sua loja se chama Brinquedos Divertidos, você entra na ferramenta e consulta se é possível registrar o endereço www.brinquedosdivertidos.com ou o www.brinquedosdivertidos.com.br.

Está disponível? Então basta pagar o valor estipulado para garantir o seu domínio. Para manter um domínio, é necessário fazer um pagamento anual. Todo ano você tem de fazer a renovação. Sendo dono do endereço, você tem prioridade para mantê-lo. Mas não bobeie: se você deixar de pagar a taxa, poderá perder seu endereço.


O que é subdomínio?                  

Além de um domínio, você pode registrar, também, um (ou vários) subdomínio. Se você terá direito ou não a isso vai depender do plano de hospedagem contratado.

Trata-se de ramificações do seu domínio principal que levam a diferentes áreas do mesmo site. Essa estratégia é bastante utilizada em grandes e-commerces com a finalidade de conduzir mais rapidamente o usuário a determinada seção.

Por exemplo, o subdomínio  cliente.submarino.com.br aponta diretamente para a área de cadastro do site www.submarino.com.br. Já o endereço minhaconta.submarino.com.br leva o usuário até sua conta.

O subdomínio é bem útil, também, para lojas virtuais que possuem espaços de conteúdo, como fóruns e blogs. Nesse caso, o subdomínio, geralmente, redireciona para uma nova página. Por exemplo, na loja virtual www.oppa.com.br há a ramificação para o blog da empresa: blog.oppa.com.br.

Próximos passos

Bem, você já tem um domínio. E agora? O que fazer com ele? Para poder colocar um site neste domínio, você precisa contratar um plano de hospedagem para armazenar arquivos, textos, imagens e vídeos do seu site. Isso também não é nenhum bicho de sete cabeças – conheça os planos de Hospedagem UOL HOST.

Mas se você busca uma solução ainda mais simples, é só contratar a Loja Virtual. Junto com o plano que você paga para criar sua loja, você já ganha um ano de registro grátis de domínio. Além disso, a hospedagem já está incluída na mensalidade – ou seja, você não precisa se preocupar com nada disso!

⇒ Baixe e-book grátis: Passo a passo para criar sua loja virtual no UOL HOST

Animado? Então confira algumas dicas para escolher um bom domínio para sua loja virtual e outros artigos que podem ajudá-lo a dar os primeiros passos no mundo do e-commerce:

Related posts
Presença digitalPrimeiros passosTudo para seu SiteTudo para sua Loja Virtual

Vantagens de ter uma loja virtual: por que você precisa de uma?

5 Mins read
Se você ainda não sabe quais são as vantagens de uma loja virtual, está na hora de começar. Ao criar um negócio…
Datas SazonaisTudo para sua Loja VirtualVendas Online

Como preparar a sua loja para as vendas de Natal

6 Mins read
As vendas de Natal podem ser a diferença entre um ano positivo e um negativo para os lojistas, certo? É exatamente por…
Presença digitalPrimeiros passosTudo para sua Loja VirtualVendas Online

Checkout de pagamento: como otimizar para aumentar suas vendas

6 Mins read
O processo de checkout de pagamento é crucial na jornada de compra online. Um sistema eficaz pode ser a diferença entre a…