UOL Meu Negócio

O que é um favicon e como criá-lo?

Pode parecer besteira, mas mesmo uma imagem minúscula pode ajudar os internautas a identificar o seu site. O favicon, palavra formada pela união dos termos “favorite” e “icon”, é aquele pequeno ícone que aparece ao lado do nome da página, no topo da aba do navegador ou na barra de endereços. 

Sua função é permitir, de cara, que os internautas saibam onde estão. Quando um site é adicionado como favorito, o favicon fica armazenado junto ao título da página. Se você criar um favorito para o site de busca do Google, por exemplo, uma letra “g” em um fundo azul vai aparecer antes do nome. No Twitter, a imagem apresentada será o desenho do passarinho azul, o logotipo usado pela rede social.

Mais do que selecionar uma imagem qualquer, é importante criar um favicon que represente o logotipo do seu site ou uma parte dele. Isso porque o desenho servirá como um reforço da sua marca. Também não adianta pegar o logo e encolhê-lo, porque o favicon de tamanho padrão é muito pequeno (tem 16 pixels de largura por 16 pixels de altura). Na tela do computador, isso representa menos que meio centímetro. 


Alguns sites ajudam a criar esse tipo de arquivo online gratuitamente, como o Favicon.cc. Há, também, páginas que oferecem coleções de favicons para baixar, mas só vale a pena recorrer a isso em último caso. Afinal, o logo do seu site não pode ser substituído por uma imagem qualquer, né? Em todo caso, você encontra muitas opções no Favicon Generator and Gallery.

Depois de criar o seu favicon, você terá de vinculá-lo ao seu site. O processo vai depender da ferramenta que você está utilizando. Consulte as instruções com seu provedor.