Presença digital

O que é um site responsivo?

5 Mins read

O consumidor brasileiro está cada vez mais conectado à internet. Se antes o comércio eletrônico precisava concentrar esforços apenas nas telas maiores, a realidade dos últimos anos é bem diferente.

Isso porque, os sites pensados para as telas dos computadores precisaram ser repensados para a tela dos smartphones, tablets e, mais recentemente, para as smart TVs. É o que conhecemos por site responsivo, que apresenta layouts adaptados para diferentes formatos de exibição.

Segundo uma pesquisa anual da TIC Domicílios, em 2021 o acesso à internet no Brasil chegou a 83% da população, com aumento da presença das classes C, D e E. Esse crescimento acompanha a popularização dos smartphones, que atualmente, representam um dos itens mais indispensáveis na rotina dos consumidores.

Levando em conta que muitas pessoas já criaram até mesmo o hábito de pesquisar no smartphone dentro das lojas físicas (curioso, não é mesmo?), é cada vez mais necessário tornar o ambiente virtual agradável aos olhos e à experiência do cliente.

Quer entender melhor como um site responsivo pode influenciar na decisão de compra do consumidor?

Então acompanhe o conteúdo que preparamos a seguir!

O que é um site responsivo?

Sabe aquela página que você abre no celular e as informações ficam tão pequenas que é preciso aumentar o zoom para ler? Então, esse é um exemplo de site não responsivo!

Partindo dessa experiência, podemos chamar como site responsivo aquele que se adapta a qualquer tipo de tela e resolução, apresentando layouts sem distorções, com ajuste inteligente no tamanho das imagens, fontes e demais elementos da página.

Ou seja, é um site que identifica a largura de cada dispositivo e, assim, consegue estimar o quanto de espaço está disponível e como a página será mostrada ao usuário.

A importância de um site responsivo para o seu negócio

Adaptar o seu site aos diferentes formatos pode fazer com que o seu negócio conquiste maior número de visitantes. 

Ao facilitar o acesso e a visualização para o consumidor virtual,  você investe em uma melhor experiência, evitando que seus potenciais clientes abandonem a sua página em poucos segundos.

Riscos em não criar uma página responsiva

Você quer alcançar um maior número de pessoas com a sua marca? Então saiba que um site responsivo possui rápido carregamento. Ou seja, o melhor desempenho acarreta em um número maior de compartilhamentos do endereço nas redes sociais, por exemplo.

Além disso, ao ter um site responsivo, o seu negócio evita a taxa de rejeição, que é a porcentagem de usuários que não mostram interesse em permanecer na sua página. Aliás, os mecanismos de pesquisa monitoram a todo momento essas altas taxas de rejeição!

E mais, sem um design responsivo você terá que criar vários modelos de páginas para os diferentes formatos de visualização. Você não deseja trabalhar dessa forma nada prática e que só aumenta os custos com a manutenção das páginas, não é mesmo?

Como saber se um site é responsivo?

É possível responder a essa pergunta de maneira bem rápida. Se você estiver utilizando o Google Chrome como navegador em um computador, acesse o site do seu interesse e siga o seguinte passo a passo:

  1. Pressione Ctrl + Shift + I para abrir o Chrome DevTolls
  2. Pressione Ctrl + Shift + M para alterar o tipo de visualização da página.

Pronto! Agora você já consegue visualizar como o site é exibido na tela de um celular ou tablet, por exemplo.

O design parece ajustado? A dimensão das letras e imagens parece respeitar a largura da página? Então já podemos afirmar que o site que você acessou é um site responsivo! 

Qual a diferença entre site responsivo e site mobile?

Se engana quem pensa que site responsivo e site mobile são a mesma coisa. Apesar desses dois modelos contarem com semelhanças — como a possibilidade do site ser melhor visualizado em outros dispositivos —, existem algumas diferenças importantes.

O site mobile é uma espécie de segundo site, criado especialmente para ser aberto nos dispositivos móveis, como nos celulares, por exemplo. Já o site responsivo é criado em uma única estrutura para se adaptar no celular e em qualquer outro tipo de tela.

Como transformar um site em responsivo?

Se você tem intenção de transformar o seu site em um ambiente virtual responsivo, que tal se inspirar nos sites que você mais costuma acessar? Observe, por exemplo, quais deles oferecem a melhor experiência de leitura em diferentes dispositivos.

Você não sabe como programar sites responsivos? Calma! Com o auxílio de especialistas em design e programação é possível ter uma página pronta para a melhor experiência do usuário.

Com a ajuda do UOL você encontra tudo isso, pois todos os sites construídos com o Criador de Sites são 100% responsivos!

Vantagens de ter um site responsivo

Que tal parar um minuto e pensar um pouco com a cabeça do usuário? Quando você acessa um site pelo celular e nota que as informações estão desajustadas, com fontes muito pequenas e imagens distorcidas, você volta a acessá-lo? Provavelmente não.

Esse é apenas um dos problemas de quem ignora os benefícios que um site responsivo pode trazer para os negócios. Quer saber quais são essas principais vantagens?  

É o que vamos mostrar a partir de agora!

1 – Melhora a experiência do usuário

Um site responsivo entrega qualidade e praticidade para o usuário, seja qual for o dispositivo usado por ele. 

Com menor tempo de carregamento entre as páginas, por exemplo, a satisfação do visitante pode levar a uma conversão, ou seja, ele pode comprar um dos seus produtos e se tornar um fiel comprador.

2 – Auxilia no aumento das suas vendas

Lembra quando falamos que o maior acesso à internet acompanha o crescimento da venda dos smartphones? 

Esses dados também têm relação com o aumento das compras online feitas por estes dispositivos. Ou seja, ter um site responsivo para um e-commerce, por exemplo, é uma forma eficiente de se fazer presente onde o seu potencial cliente está.

3 – Melhora o SEO da sua página

O Google costuma destacar sites responsivos e, assim, auxilia no crescimento do tráfego orgânico dessas páginas. 

A ferramenta de buscas consegue analisar os indicadores que resumem a experiência do usuário e, caso os resultados sejam positivos, as páginas tendem a melhorar o SEO, ganhando maior visibilidade nas buscas do Google.

4 – Torna seu site acessível

Um site responsivo pode ser adaptado tanto para os dispositivos mais antigos quanto para as tecnologias mais modernas do mercado. 

E o melhor, tornando a sua página acessível para qualquer ferramenta, você garante que o site também esteja pronto para os futuros dispositivos. Otimize a experiência do usuário e esteja visível onde e quando ele precisar!

Procurando uma maneira fácil e prática de ter o seu site? Então conheça o serviço de hospedagem do UOL Meu Negócio!

Com a nossa ferramenta é possível criar seu site em poucos minutos, com vários modelos prontos para usar e a garantia de uma página adaptável a qualquer dispositivo!

Escolha um dos nossos planos e coloque já o seu site no ar!

Related posts
EmpreendedorismoPresença digital

Como abrir uma loja virtual de produtos cosméticos?

6 Mins read
Quanto tempo costuma durar os seus itens de cuidado pessoal? Quem gosta de cuidar da aparência raramente passa um mês sem adquirir…
Presença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

Loja virtual de roupas: o segredo do sucesso está nos detalhes

5 Mins read
O consumidor que compra pela internet espera ter uma experiência que traga maior praticidade, rapidez e conforto. Logo, é importante pensar nesses…
Presença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluções

Por que vender meus produtos em marketplaces?

4 Mins read
O empreendedor que decide colocar um novo negócio no mapa costuma se ver cercado por algumas dúvidas. Entre elas, a mais recorrente…