Notícias e MercadoTecnologia

O que é whois e quando utilizá-lo?

2 Mins read

Saiba mais sobre essa ferramenta útil e gratuita

Quem tem um site, blog, loja virtual ou qualquer tipo de página na internet sabe que um dos primeiros passos é escolher um bom domínio e registrá-lo. O domínio nada mais é do que o endereço do site, e é um dos elementos mais importantes para o sucesso de um negócio, já que é por meio dele que o público chegará até você.

⇒ Leia também: Razões para escolher uma extensão de domínio diferente para o seu negócio

Normalmente, os domínios são registrados em contratos provisórios de meses ou anos, e um valor deve ser pago periodicamente para que aquele endereço continue sendo seu. Se o pagamento deixa de ser feito, o nome fica inativo e, dentro de algumas semanas ou meses, volta a estar disponível para quem quiser utilizá-lo.

Por exemplo, se você registra o endereço www.papelariadalucia.com.br para construir seu site e faz o pagamento corretamente, terá sempre seu domínio no ar e no mesmo lugar. Mas se deixar de honrar os pagamentos, em breve sua página não poderá ser mais acessada por esse endereço.

⇒ Leia também: Domínio x hospedagem: entenda a diferença

Para manter a organização e evitar fraudes, existe um protocolo capaz de identificar cada proprietário de um domínio registrado, seja pessoa física ou jurídica, é o chamado whois.

Afinal, o que é whois?

O whois, palavra derivada da expressão em inglês “who is”, que em português significa “quem é”, é um protocolo TCP (Protocolo de Controle de Transmissão) que serve para armazenar e consultar informações sobre donos de domínios DNS, IPS e outros sistemas e ferramentas na internet.

Por meio do whois é possível consultar informações sobre o detentor do domínio de praticamente qualquer site que tenha dados disponíveis publicamente. Se você não conseguir localizar as informações do whois, significa que, provavelmente, o dono do site utilizou um serviço privado que é capaz de esconder os dados.

Normalmente, o whois vai informar dados em três categorias:

– Contato Administrativo, que é da pessoa ou empresa que é dona do site;

– Contato Técnico, pertencente a quem foi responsável por criar ou administra as páginas;

– Contato de Cobrança, responsável pela renovação do domínio e outros pagamentos.

O whois entrega alguns dados, como nome e ID do domínio, data de criação, empresa onde o domínio foi contratado, nome do servidor, além do endereço e telefone de cada um dos três contatos.


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

Quando e como utilizar o whois?

O whois pode ser consultado por meio de uma das várias plataformas que existem para esse fim. No UOL HOST você também consegue consultar de forma grátis e fácil as informações sobre um domínio e seu dono, basta acessar a página de consulta de whois UOL HOST e escrever o domínio que quer pesquisar.

Você pode usar o whois sempre que quiser saber informações sobre um site ou sobre a empresa que o está administrando. Seja para entrar em contato com ela ou mesmo para denunciá-la por alguma irregularidade.

Você também pode consultar o whois do seu próprio site, caso precise confirmar o ID de acesso do seu registro e em qual nome ou empresa ele foi registrado.

Ainda não registrou o domínio do seu site? Então não perca mais tempo e garanta a exclusividade registrando o seu endereço com o UOL HOST

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…