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O que são âncoras e como elas podem ajudar na navegação de seu site

Saiba como deixar a navegação mais agradável com um recurso simples

Quando você cria um site, preocupa-se com muitas coisas, o nome do domínio, qual é a melhor hospedagem para suas necessidades, quais serão as páginas, as cores, fotos, textos… Ufa!

São tantos elementos que, muitas vezes, durante o processo, você pode se esquecer de focar a atenção em um ponto principal: a navegabilidade do seu site.

Quando falamos em navegabilidade, nos referimos à forma e à facilidade com que um visitante vai passar de um ponto ao outro do site. Um site com boa navegabilidade permite que o consumidor encontre facilmente tudo o que precisa com poucos e certeiros cliques.

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Já um site com navegabilidade ruim se torna confuso para quem o visita, há muita dificuldade em encontrar produtos ou páginas e, muitas vezes, o cliente até desiste de procurar.

Existem muitos recursos que são capazes de tornar um site mais fácil de navegar, e um dos principais são as âncoras. Já ouviu falar delas?

O que são âncoras em um site?

Chamamos de âncora qualquer elemento que leve um visitante até um ponto chave do seu site, de uma forma praticamente instantânea.

Por exemplo, analisando o comportamento do seu cliente, você percebeu que as páginas que os novos consumidores mais procuram são o FAQ, a página de Quem Somos e o formulário de orçamentos. Pensando nisso, você pode colocar âncoras para essas três páginas e facilitar a vida do consumidor. Elas podem estar no topo do site, no rodapé, em um texto e onde mais você julgar necessário.

Nos modelos de site One Page – páginas longas em que todo o conteúdo mais importante pode ser visto na página inicial – as âncoras também são muito utilizadas para fazer call to action e outras chamadas enquanto o consumidor rola a página para baixo.

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Âncoras e SEO

O Google nunca disse que a presença de âncoras é necessariamente essencial em um site para ele se posicionar bem, mas, levando em consideração o quanto elas ajudam o usuário a navegar de forma mais prática, é possível concluir que elas podem, sim, ajudar o seu site a ranquear melhor nos mecanismos de busca.

Pare para pensar que quando você ajuda o consumidor a encontrar facilmente o que ele precisa, as chances de ele passar mais tempo no seu site, aprofundando-se nas informações que você oferece, são bem maiores.

Por outro lado, se o consumidor passa pouco tempo no site e logo desiste de navegar, o Google pode entender isso como uma desistência ou rejeição, e isso pode prejudicar o modo como ele vê o seu site.

Se o SEO é baseado em fatores que melhoram as experiências das pessoas, é seguro pensar que oferecer uma navegação mais agradável e simples pode, sim, ser uma estratégia bacana para seu site conquistar as primeiras posições no Google.

Isso sem contar que, se o consumidor conseguir as informações que precisa logo de cara, tem muito mais chances de fechar um negócio com você no ato. O que também é algo ótimo, não acha?


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Como criar boas âncoras

Não basta apenas ter uma centena de âncoras no seu site, isso pode, ao invés de ajudar, acabar confundindo o consumidor. É preciso ser estratégico e usar as âncoras com muita sabedoria.

O primeiro passo é determinar quais são as ações estratégicas que você quer que o usuário faça no seu site – como pedir um orçamento, conferir o seu portfólio de trabalho, enviar uma mensagem, curtir sua página no Facebook e por aí vai.

Levante, também, quais são as principais páginas e seções que levam o consumidor direto aonde ele quer ir – como uma categoria de produtos, uma página de como comprar no seu site etc.

Se essas páginas ou seções ainda não existirem, é interessante criá-las. Por exemplo, se você tem uma loja virtual de semijoias e percebe que seus clientes sempre usam a caixa de pesquisa para procurar “prata”, pode ser uma boa ideia criar uma categoria só de peças feitas com esse material. Para facilitar ainda mais, você pode montar, também, subcategorias, como “anéis de prata”, “colares de prata”, “alianças de prata” e “brincos de prata”.

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Dessa forma, você acelera a busca e evita que o consumidor tenha de procurar entre dezenas ou centenas de produtos para encontrar o que deseja.

Depois que tiver todas as páginas criadas, o próximo passo para uma boa âncora é descobrir qual será o texto que deverá levar o cliente para o seu destino. Se você quer que ele visualize o seu portfólio, pode colocar chamadas como “conheça nossos trabalhos” ou “veja nosso portfólio” ou ainda “veja o que nós já fizemos”.

E, por último, é preciso inserir essas âncoras em espaços que façam sentido na navegação. Você pode ter o atalho “portfólio” no seu menu e ainda call to actions espalhadas pela página.

Em uma página One Page, você pode ter uma primeira seção explicando sobre sua empresa e, na sequência, uma âncora como: “Que tal nos conhecer melhor? Veja nosso portfólio”. Depois, outra seção com os seus principais serviços e os clientes que já atendeu, com uma chamada do tipo “Dê uma olhada nos trabalhos que já realizamos”.

Com esse e outros ajustes, certamente o seu site vai agradar muito mais aos consumidores e aos mecanismos de busca!