Notícias e MercadoTecnologia

O que são erros HTTP 403 e 401?

2 Mins read

Seu site está apresentando um desses erros? Veja quais podem ser as causas!

Quando acessamos um site, não imaginamos a quantidade de processos que acontecem nos milissegundos entre o momento em que digitamos o endereço e a exibição da página.

Mas a verdade é que há um fluxo intenso de informações entre os nossos computadores e os servidores que hospedam os sites nesse curto espaço de tempo. E um pequeno errinho, como uma vírgula fora do lugar no código do site, pode gerar um erro que impede que a página se abra.

Existem diferentes tipos de erro, e até já apresentamos por aqui um deles, o erro 404, e agora vamos falar de outros dois erros bastante comuns, o erro 403 e o 401.

>> Leia também Erro 404! Confira os mais divertidos

Erro 403 Forbidden

Para começar, precisamos primeiramente entender que os erros HTTP geralmente acontecem quando há algum problema de comunicação entre o servidor e os nossos computadores domésticos ou quando há alguma falha de script no site.

O erro HTTP 403, em específico, vem acompanhado de “forbidden”, a palavra em inglês para “proibido” ou mesmo da frase “Acesso negado”.

Isso quer dizer que, depois que você digitou o endereço que queria acessar, o servidor conseguiu identificar o seu pedido, mas você não tem permissão para acessá-lo.

Se você estiver tentando entrar em um site de outra pessoa, pode ser que a página em questão tenha acesso restrito para administradores, membros ou assinantes, e você não tem autorização para visualizar o seu conteúdo.

Esse erro também pode acontecer quando o IP é negado pelo servidor, o site ultrapassa a largura de tráfego, uma configuração no servidor ou script está inválida e muitos outros motivos.

Caso isso aconteça com o seu site em uma página que deveria estar sendo exibida, o ideal é conversar com sua equipe de TI para investigar o que pode estar acontecendo.


Erro 401 Unauthorized

O erro 401, muitas vezes, é confundido com o 403, porque também representa que o usuário não teve o acesso permitido a uma página ou diretório.

No entanto, enquanto o erro 403 se dá quando o servidor se recusa a executar algo que foi solicitado, o erro HTTP 401 acontece quando o acesso precisa de autenticação, e esta, em um primeiro momento, não foi fornecida ou foi negada.

O que acontece é que páginas que apresentam erro 401 normalmente foram configuradas para só serem acessadas mediante algumas regras, como cadastro de login e senha, credencial de autenticação válida ou mesmo um IP específico.

Se estiver tentando acessar o seu site e uma página exibir esse erro, sem que uma etapa de autenticação tenha sido programada, pode ser que um malware tenha se instalado no seu navegador.

Por isso, antes de qualquer coisa, tente abrir a página em outro navegador ou dispositivo e faça uma verificação completa para localizar vírus e outros softwares maliciosos que possam ter se instaurado no seu PC e estejam causando o problema.

Se isso não resolver o problema, contate sua equipe de TI para avaliar se a página em questão foi acidentalmente programada para pedir autorização de acesso ou se não há nenhuma configuração incorreta no servidor.

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…