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Os desafios de gerenciar e integrar loja física e virtual

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Imagine que você está navegando na internet e encontra uma camiseta feita sob medida para você. Depois, ao entrar no site da loja, você percebe que o seu desejo de consumo está em uma loja física da marca, a alguns quilômetros da sua casa.

Em poucos minutos você reserva a camiseta pelo site e solicita a retirada na loja física. Ao chegar lá, o vendedor já está com os seus dados e você não precisa nem enfrentar fila para retirar o pedido. Pronto, você achou o produto que tanto queria e já está com ele em mãos!

Conseguiu se colocar no lugar do consumidor? Criar uma boa experiência de compra é fundamental para que o seu negócio conquiste a confiança do cliente. Nesse sentido, a integração entre loja física e virtual pode ser uma ótima aliada!

Mas, para que os dois modelos de vendas se complementem, é recomendado que o empreendedor tenha certos cuidados no processo de integração. Entre eles, estão a escolha de uma boa plataforma de vendas, um bom sistema de armazenamento de dados e, claro, canais de comunicação que sejam bem eficientes.

Você já atua nos dois mercados e gostaria de entender melhor as vantagens de uma boa integração entre a loja física e virtual?

O UOL Meu Negócio quer auxiliar você a ter sucesso em dobro!

Conheça os desafios e os benefícios para integrar loja física e virtual

Com a pandemia e a experiência do isolamento social, muitos brasileiros mudaram os hábitos de compra entre loja física e virtual, adotando um dos formatos para consumir e também pesquisar valores.

Segundo a pesquisa Shopper Experience Index de 2022, 64% dos consumidores fizeram “compras híbridas” nos primeiros seis meses do ano, ou seja, realizaram pesquisas em lojas virtuais antes de entrar em uma loja física.

Diante dessa nova realidade, fica cada vez mais evidente os novos desafios que o comércio físico precisa enfrentar: andar lado a lado com o virtual, fazendo com que os dois modelos de comércio não se sobreponham, mas se integrem e ofereçam uma jornada única de compra!

Qual a importância do gerenciamento entre loja física e loja virtual?

Já ouviu a expressão “unir o útil ao agradável”? Ao optar pelo gerenciamento entre loja física e virtual você pode alinhar as estratégias dos canais online (comércio virtual) e offline (comércio físico) para satisfazer o consumidor, evitar quebras de experiência e aumentar as suas vendas.

Ou seja, ao trabalhar com esses dois modelos de comércio, você oferece experiências complementares ao consumidor, evitando que ele tenha que escolher entre loja física e virtual. 

Abra a sua visão empreendedora para novas possibilidades, aumente o seu público e transmita maior credibilidade ao marcar presença em mais de um canal!

Dificuldades e oportunidade para vincular o Online com o Offline

Quem não deseja conquistar mais visibilidade e aumentar as vendas, não é mesmo? A vinculação entre loja física e virtual pode sim trazer esses benefícios, mas é preciso colocar em prática um planejamento eficiente para não sobrecarregar nenhum dos modelos.

O primeiro ponto que merece a sua atenção tem relação com o controle de preço. É comum que os valores praticados no online sejam menores que os praticados nas lojas físicas, pois existem gastos que precisam ser repassados ao cliente, como o aluguel do espaço físico, por exemplo.

Porém, é importante que a diferença de valores entre os dois formatos não seja tão significativa, caso contrário, essa ação pode ser um convite para que o cliente só compre pela sua loja online e esqueça o seu comércio físico.

Pensando em vender os mesmos itens no online e no offline? Antes de planejar o estoque, é importante analisar as preferências do seu público e estudar as melhores negociações com parceiros e transportadoras. 
A partir daí, você pode escolher se quer usar a mesma oferta de produtos na loja física e virtual ou vender produtos exclusivos em cada canal.

Como integrar loja física e virtual?

Quando o empreendedor opta por integrar a loja física e virtual, oferece ao seu cliente a possibilidade de pesquisar, comparar e adquirir um produto onde quiser e quando puder. Uma estratégia eficiente e conhecida como “Omnichannel”, que pode ser traduzida como “todos os canais”.

Na prática, o cliente tem a mesma experiência em qualquer meio escolhido para a compra, seja no e-commerce ou em uma loja física. Ou seja, essa estratégia integra o consumidor a todos os canais de venda da sua empresa.

Quer conhecer outras boas práticas que podem fazer a diferença no sucesso da integração entre loja física e virtual?

Confira o que separamos para você colocar em prática no seu negócio!

Tenha um atendimento alinhado e centralizado entre os canais

O atendimento é, sem dúvidas, um dos principais serviços que merecem a sua atenção. É preciso ter em mente que o consumidor que procura a sua loja, seja ela física ou virtual, espera ter uma jornada marcante com a sua marca.

Portanto, o melhor caminho para oferecer o que o cliente procura é a integração dos canais de comunicação. Assim, ele será bem atendido tanto no e-commerce quanto na loja física!

Gestão e controle de estoque integrado 

É recomendado que você mantenha as informações de estoque atualizadas nos dois canais. Assim, você evita a chamada “quebra de estoque”, quando o cliente tenta comprar um item pela internet ao mesmo tempo que outro procura o item na loja física.

Nesse caso, o site informa ao cliente da loja virtual que o produto está disponível, mas, na verdade, o item acaba de ser adquirido pelo cliente da loja física. Ou seja, o correto é que o status do produto seja atualizado para “esgotado”.

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Adapte as estratégias de vendas

Atuando em diferentes modelos de comércio você possibilita o aumento das suas vendas. No virtual, o seu negócio não fica limitado a uma restrição geográfica, sendo possível comercializar seu produto para todo o mundo. 

Mas, não esqueça que a loja virtual também pode ser um excelente atrativo para movimentar a sua loja física.

Portanto, vale utilizar um bom planejamento de marketing digital para atrair clientes no digital, mas sem esquecer do consumidor que prefere comprar ou retirar o produto no ponto físico.

Ferramentas e recursos para integração de vendas

Muitas lojas permitem a retirada de produtos adquiridos no online diretamente nos pontos físicos. Ao realizar essa integração entre loja física e virtual você oferece comodidade ao cliente, que pode adquirir o produto que deseja sem ter que arcar com o valor do frete, por exemplo.

Mas atenção, garanta que os produtos ofertados na loja virtual estejam presentes também na sua loja física. Caso contrário, isso pode causar frustração no consumidor e prejudicar a experiência de compra do seu negócio.

Escolha uma boa plataforma

Como você pôde perceber, passar uma imagem de credibilidade ao consumidor é fundamental para que o seu negócio possa ter sucesso tanto nas vendas físicas quanto nas vendas online.

Para manter uma boa infraestrutura de atendimento e integração, você precisa contar com uma plataforma com foco na melhor experiência do usuário.

A Loja VirtUOL é assim, uma ferramenta com layout adaptável, que oferece um ótimo tempo de carregamento e com uma navegabilidade que facilita a interação entre empreendedores e consumidores!

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