Construa um diálogo com seu cliente para fidelizá-lo

Em meio a tanta informação chegando por todos os cantos da internet, só é lembrado quem marca presença.

Portanto, se a sua empresa já adotou o e-mail marketing como uma estratégia de marketing digital, incorporar a régua de relacionamento ao planejamento é o próximo passo para potencializar os resultados do recurso.

Régua de relacionamento é o nome dado aos disparos constantes ao contato, em várias etapas da relação dele com a empresa. Com isso, você consegue criar um relacionamento mais próximo com o cliente e fazer com que ele não se esqueça da sua marca.

Os disparos são automatizados e enviados conforme as características ou ações segmentadas da base, com mensagens distintas para cada momento.

Auxiliado por uma boa ferramenta de disparo, como a do UOL Meu Negócio, é possível construir uma régua de relacionamento completa e funcional.

Cada régua de relacionamento deve ser adaptada às necessidades do negócio, contendo os disparos que mais fazem sentido ao modelo. Mas alguns itens são básicos nessa comunicação. Confira quais são eles:

1. Boas-vindas

Este é o disparo que deve ser feito sempre que alguém se cadastrar na sua base de contatos, é o e-mail que dará início ao seu relacionamento com o novo assinante.

Monte uma mensagem agradecendo o cadastro e falando sobre o conteúdo que ele começará a receber.

É uma boa oportunidade para incluir links para todos os canais em que a marca esteja presente – blog, Facebook, Twitter, Instagram. Aproveite, também, para investir no double opt-in, pedindo a confirmação do cadastro e garantindo que o contato tem interesse em receber suas mensagens. 

2. Incentivo à conversão

Loja virtual ou empresas que vendem serviços podem configurar a régua para apresentar produtos e ofertas aos assinantes, com o objetivo de conversão.

Esse tipo de e-mail pode ser enviado em qualquer fase do relacionamento com o assinante, mas deve ser bem pensado e ter uma frequência moderada para não acabar classificado como spam.

3. Acompanhamento pós-venda

Conseguiu fechar negócio? Ótimo! Agora, o que não pode faltar é a comunicação do pós-venda. Nesse momento, o ideal é preparar uma série de disparos que informem ao cliente as etapas do processamento do pedido.

Envie um e-mail de confirmação do recebimento do pedido, de confirmação do pagamento, de notificação de envio do pacote com prazo de entrega e código para rastreio.

Assim, você inspira a confiança do cliente, visto que ele pode conferir cada fase do processo.

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4. Abandono do carrinho

Os e-mails de abandono de carrinho fazem toda a diferença na estratégia de vendas. Segundo a Baymard, a média de carrinhos abandonados sem conclusão de pedido é de 68,53%.

A taxa é alta e, ainda que não seja possível reverter todos os abandonos em compras, o e-mail enviado nesse momento tem um impacto bastante positivo. A SaleCycle estima que um terço dos consumidores que recebem e-mail de abandono de carrinho acaba efetuando a compra.

Programe-se para disparar mensagens aos assinantes logo em seguida ao abandono do pedido no carrinho. Inclua no corpo do e-mail os produtos, o preço e uma call to action convidando à restauração do carrinho.

Uma opção a ser avaliada é a oferta de um desconto para o assinante que fechar a compra, o que pode ser um empurrãozinho a mais na decisão final.

5. Inatividade

Os e-mails de inatividade são direcionados a clientes que já compraram com você e que estão há algum tempo sem realizar nenhuma compra, ou a pessoas que não interagem mais com as suas mensagens. Pense nesses disparos como uma forma de mostrar a um cliente que a sua empresa ainda está lá. O objetivo é recuperar esses clientes.

Na mensagem, é essencial que seja dito, de alguma forma, que a empresa “sente a falta” do cliente. Para reconquistar o interesse, aposte em um conteúdo diferenciado e criativo. Você pode destacar o que mudou no site desde a última visita ou oferecer um cupom de desconto especial, por exemplo.

6. Aniversários

Os disparos enviados em aniversários são ótimos para reforçar o relacionamento de proximidade com o cliente. Invista em boas mensagens de felicitações em nome da empresa e aproveite para agradecer pela confiança na sua marca.

Também é um bom momento para oferecer algum tipo de cupom de desconto especial, além de selecionar produtos que tenham a ver com o perfil de compra do cliente.

7. Datas importantes para o comércio

Black Friday, Dia do Consumidor, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais… Mostre ao seu cliente que a sua empresa participa dessas datas! Envie e-mails com as principais ofertas e promoções, para que ele esteja ciente e se lembre da sua marca na hora de decidir fazer suas compras.

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