Quer ouvir uma história legal sobre e-mail marketing? Então se ajeite na cadeira que ela vai começar.
Michael comprou um tênis de corrida da Nike. Mas não era um tênis qualquer. Ele funcionava integrado a um aplicativo online, que permitia que Michael registrasse seu desempenho e progresso nas atividades físicas.
Toda vez que Michael saía para dar uma corridinha, o sistema sabia um pouco mais sobre ele. Nos primeiros meses, ele estava super empolgado – vamos falar a verdade, acontece com todo mundo que começa a praticar um esporte novo.
Porém, como é natural, a preguiça bateu, a empolgação foi passando e ele diminui o ritmo. Logo, o sistema parou de receber novos dados sobre seu desempenho físico. De olho nesta queda, a Nike entrou em ação enviando um e-mail marketing personalizado para o cliente, incentivando-o a voltar a praticar suas corridas.
A marca se propôs, inclusive, a ajudá-lo a encontrar um novo tênis para praticar o esporte. Bastava só que ele respondesse algumas perguntas rápidas. E mais: ainda ofereceu um desconto de 250 libras para que ele efetuasse a compra.
Bacana, né? Quer saber o que empresas campeãs no e-mail marketing, como a Nike, fazem para surpreender e fidelizar seus clientes? Confira aqui:
Conhecer o cliente como a palma da mão
Para poder fazer ofertas personalizadas, como a que Michael recebeu, é essencial manter um histórico de cada cliente, incluindo compras efetuadas e até os produtos que chegaram a ir para o carrinho, mas não foram comprados.
Personalizar, personalizar, personalizar
Tratar o cliente pelo nome já é um primeiro passo. Mas se você mostrar que o conhece de verdade, tudo fica melhor. Quer um exemplo? Imagine que você compra tintura para cabelo a cada 40 dias. Se você receber uma oferta personalizada, com o produto que você sempre compra a um ótimo preço, exatamente perto da época em que o seu estoque precisa ser reposto, você não ficaria tentado a clicar e fechar negócio?
Oferecer descontos agressivos
Nada de desconto mixuruca de 5%. Os campeões do e-mail marketing apostam em promoções agressivas para mostrar ao cliente que vale a pena abrir suas mensagens. A loja de roupas Banana Republic, por exemplo, chega a oferecer cupons de descontode até 50% para alguns clientes.
Investir em conteúdo de qualidade
E se além de ofertas e novidades, você recebesse também dicas úteis para o seu dia a dia? Isso não faria com que você se sentisse mais propenso a abrir os e-mails? Veja o caso da Bololô, que vende produtos para cozinha e culinária. Além das promoções, o e-mail marketing sempre traz uma receitinha bacana.
Opt-out com feedback
A regra é clara: oferecer a opção de descadastramento do mailing é obrigatório. Mas que tal aproveitar a oportunidade para saber o que está desagradando o consumidor? Além de mostrar que você se preocupa com ele, fica a chance de fazer melhorias e evitar perder outros assinantes.
Veja o caso do programa de fidelidade Multiplus. Ao optar pelo cancelamento de inscrição, o cliente é redirecionado para uma página para que responda o motivo do descadastro. As opções são:
– A frequência dos emails é muito alta
– As mensagens estavam deixando minha caixa postal cheia
– Não autorizei ou não me recordo de ter autorizado o envio de mensagens para o meu email
– O conteúdo não me interessa
Apostar em um design atraente
“Ah! Que fofo!”. Essa é a reação mais provável de uma cliente que receber um e-mail da loja Any Any. O design de suas peças é caprichado e acompanha a identidade visual da marca. Além de caprichar no conteúdo, fique ligado também na arte. Cores, layout, design, fontes – tudo isso vai ajudar a impressionar o cliente – para o bem ou para o mal.
Fazer testes A/B
Testar. Esta é a palavra de ordem para quem quer mandar bem no e-mail marketing. Teste tudo. Público, horários, chamadas, cores. Como? Por exemplo, mande para o grupo A em um horário, e para o Grupo B em outro, e veja em qual você obtém melhor taxa de abertura.
Segundo dados divulgado em uma apresentação do PagSeguro, o horário de picos de abertura de e-mail marketing está entre 8h e 10h da manhã e as ofertas enviadas próximas aos dias de pagamento (05 e 20) possuem mais chances de conversão.
Quer tirar a prova dos nove? Então faça já um teste coma solução de e-mail marketing do UOL Meu Negócio e conte os resultados para a gente!