Quando o final de ano se aproxima, acaba trazendo inúmeras reflexões e expectativas para o próximo ano.
Ao mesmo tempo em que as datas comemorativas da época estimulam as empresas a venderem mais, é importante realizar uma pesquisa de mercado para entender o que o consumidor precisa e espera de uma marca.
Mas afinal, como fazer essa pesquisa e qual é a importância dela? Além de se aproximar do cliente e ouvir o que ele tem a dizer sobre a empresa, ela serve também para promover um novo produto ou serviço no mercado.
Veja o que preparamos para você neste conteúdo:
- O que é uma pesquisa de mercado?
- Por que a pesquisa de mercado é importante?
- Tipos de pesquisa de mercado
- 5 Motivos para realizar uma pesquisa mercadológica
- Como fazer uma pesquisa de mercado?
- Passo a passo para realizar a sua pesquisa
- Quais são as apostas para o próximo ano?
Continue acompanhando e saiba como elaborar a sua pesquisa de mercado e o que esperar do próximo ano!
O que é uma pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é uma forma prática de medir o nível de satisfação dos clientes em relação a um produto ou serviço que uma empresa oferece ou vai lançar no mercado.
Esse método pode ser utilizado por qualquer empreendedor e empresa que deseja melhorar a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos e assim vender mais.
Nesse sentido, existem dois tipos de pesquisas de mercado que podem ser usadas para qualificar ou quantificar a satisfação do consumidor, são elas:
- Pesquisa primária: é feita entre a empresa e os seus consumidores, seja entrando em contato direto com eles ou contratando pessoas dispostas a fazerem essa pesquisa por meio de entrevistas e questionários
- Pesquisa secundária: é realizada a partir de dados já coletados, seja pela mídia, nos jornais, nas revistas ou no comércio. Assim, as informações são usadas para montar uma pesquisa e ficam disponíveis para a consulta do consumidor em relatórios e formulários oficiais na internet
Dentro dessas pesquisas os consumidores precisam avaliar principalmente:
- A utilidade do produto e/ou serviço
- Como foi o atendimento da empresa
- Se o cliente recomendaria o empreendimento para os familiares e conhecidos
- Se o preço estava acessível, etc
Dados Qualitativos e Quantitativos
A partir da realização da pesquisa de mercado, é feita a coleta de dados que podem ser qualitativos ou quantitativos.
A primeira opção, consiste em focar a pesquisa em um número menor de consumidores. O objetivo é focar na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, buscando ter maior profundidade nas respostas.
A pesquisa qualitativa pode ser feita através de formulários com espaço para escrever, teste de usabilidade do produto, etc.
Já a segunda opção, tem como objetivo coletar mais opiniões, ou seja, entrevistar mais pessoas para saber por exemplo, quantos usuários clicaram na página da empresa, compraram determinado produto, porque abandonaram o carrinho, etc.
Aqui podem ser feitas entrevistas diretas com o consumidor e fazer a análise de dados das respostas.
Por que a pesquisa de mercado é importante?
A pesquisa de mercado é importante para buscar tendências, entender o gosto do cliente em relação a um produto ou serviço, como ele se sentiu ao ser atendido pela empresa.
A partir das respostas que a empresa coleta, ela deve usar esses dados para melhorar o atendimento, adaptar o produto ou serviço de maneira que deixe o seu cliente satisfeito e assim traçar um caminho de sucesso para a empresa.
A pesquisa pode ser feita por empreendedores de todas as áreas de atuação. Afinal, quando lidamos com pessoas precisamos saber a fundo quais são as necessidades delas para assim conseguirmos satisfazê-las.
Como essa pesquisa é utilizada nos âmbitos do negócio?
Ao realizar uma pesquisa de mercado, a pessoa empreendedora precisa seguir algumas etapas para que os resultados apareçam.
Caso seja da área de pet shop, por exemplo, o público nesse caso deve ser o de pessoas que têm animais de estimação em casa e que gostam de cuidar deles com atenção.
Por isso, para exemplificar as etapas da pesquisa de mercado realizada em uma empresa, precisamos falar sobre os 4 Ps usados no marketing — que servem para saber se a marca está se posicionando corretamente no mercado a partir da divulgação e venda dos produtos.
Acompanhe:
Produto
Aqui, o produto ou serviço que a empresa oferece deve resolver um problema do cliente, ou seja, sanar uma dor. Isto é, antes de criar e promover um novo produto (ou serviço), a pessoa empreendedora deve pensar na sua utilidade, para o quê ele vai servir.
Continuando no mesmo exemplo do pet shop: uma empresa que vende ração de pets balanceada, está oferecendo um produto mais saudável para os bichinhos de estimação, pensando na saúde deles.
A pesquisa de mercado pode servir para que o público teste esse novo produto, antes de colocá-lo à venda, por exemplo em uma empresa de produtos de beleza, é necessário disponibilizar algumas amostras para os consumidores e deixar que eles expressem o que acharam deles.
Promoção
A promoção aqui não se refere a criar ofertas, mas sim em promover o seu produto. Para isso, é necessário realizar uma pesquisa sobre o seu público e saber do que eles gostam e precisam.
Em seguida, a pessoa empreendedora irá escolher os canais de divulgação e promoção dos seus produtos, qual a linguagem a ser utilizada, etc.
Por exemplo: você pode divulgar os seus produtos em seu site, nas redes sociais, etc.
Praça
Esse termo determina onde será feita a divulgação dos seus produtos e serviços. Além disso, é necessário avaliar também se o público consegue encontrar de maneira fácil o seu produto no mercado.
Exemplo: o consumidor consegue comprar facilmente o seu produto na internet? É fácil entrar em contato com a sua empresa? Caso a resposta não tenha sido satisfatória, é hora de buscar recursos que auxiliem na melhoria desses fatores.
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Preço
Colocar o preço nos produtos e serviços de forma correta é um grande desafio enfrentado pelos empreendedores. Nesta fase, os preços devem cobrir os custos e ainda gerar lucro.
Exemplo: fazer um levantamento de todos os preços dos produtos e serviços, se estão suprindo os custos com fornecedores e gerando lucro para a empresa.
Tipos de pesquisa de mercado
Agora que você já sabe da importância de se fazer uma pesquisa de mercado, vamos conhecer os principais tipos e eles como funcionam para a sua empresa:
Entrevistas e formulários
A entrevista é uma das formas tradicionais de se fazer uma pesquisa com o cliente, trazendo perguntas sobre o atendimento, a qualidade do produto, etc.
Ela pode ser feita pelo telefone, por e-mail ou presencial. Além disso, os formulários podem ser online, permitindo alcançar mais pessoas ao mesmo tempo.
Pesquisa de uso de produto/serviço
Tem como objetivo saber o que o consumidor achou do produto ou serviço oferecido pela empresa, tendo como base a usabilidade, necessidade e satisfação gerada. Essa pesquisa pode ser feita via telefone ou formulário online.
Segmentação de Mercado
Esse tipo de pesquisa de mercado permite que o seu público seja dividido em categorias que os identifiquem, tais como as mesmas necessidades, anseios, expectativas e pontos fortes da empresa, através de questionários online.
Satisfação e fidelização dos clientes
Aqui as pesquisas podem mostrar se o cliente gostaria de voltar a fazer negócios com a empresa.
Para que isso aconteça, você pode promover um sistema de recompensas, programas de fidelização, etc para que ele continue comprando com a empresa.
Pesquisa de mercado online
Você pode criar, por exemplo, uma pesquisa de mercado online, onde os clientes respondem às perguntas do conforto de sua casa, a partir do celular ou computador.
Essa pesquisa tem por objetivo avaliar a satisfação dos clientes com os produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Alguns exemplos de perguntas a serem feitas aos consumidores são:
- Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria a nossa empresa para amigos e familiares? – Método de Pesquisa NPS (Net Promoter Score)
- Qual o seu nível de satisfação com o atendimento do nosso negócio? – Método de Pesquisa CSAT (Customer Satisfaction Score)
- Qual o esforço que o cliente tem que fazer para se relacionar com o meu negócio? – Método de Pesquisa CES (Customer Effort Score)
Para entender melhor como funcionam todas essas pesquisas na prática, acompanhe nosso infográfico explicativo e saiba como aplicar em seu negócio:
5 motivos para realizar uma pesquisa mercadológica
Ao fazer uma pesquisa de mercado, a pessoa empreendedora saberá quais as necessidades do seu cliente, o que ele achou do produto/serviço oferecido, etc. Portanto, podemos dizer que essa é uma poderosa ferramenta para medir o nível de satisfação dos clientes.
Confira a seguir os benefícios de utilizá-la:
1 – Conhecer o perfil do cliente
Quanto mais a empresa conhece o perfil do cliente, mais vantagem competitiva ela terá em relação aos concorrentes. Os dados obtidos da pesquisa de mercado oferecem informações importantes sobre o comportamento, satisfação e necessidade do consumidor.
Por meio das respostas coletadas a partir da pesquisa de mercado, o empreendedor pode começar a construir as personas do seu negócio. Por exemplo, um novo prato no restaurante (pode ser uma pizza doce) vai agradar o público que gosta de doces e de novidades.
2 – Entender e analisar o mercado
Com essas informações em mãos, você conseguirá analisar o mercado no qual atua, criando produtos e serviços que vão de encontro ao que o seu cliente precisa.
Além disso, é muito importante também estudar a estratégia que a concorrência está usando para atrair clientes, quais os pontos fortes e fracos e reter o que é bom para a sua empresa.
3 – Estar por dentro das tendências do mercado
Identificar as tendências do mercado, bem como o que está gerando mais lucro para as empresas é um diferencial e tanto.
Isso significa estar um passo à frente do que os concorrentes estão fazendo.
4 – Identificar e resolver necessidades
Um dos pontos essenciais pelos quais a pesquisa de mercado deve servir é para identificar as dores e solucionar os problemas dos clientes.
Pode ser que você faça isso algumas vezes até encontrar a resposta, mas o importante é persistir e estar bem perto do seu cliente.
5 – Manter seu negócio preparado
Uma empresa que entende o seu cliente estará preparada para se adaptar ao mercado, às tendências e mudanças de comportamento que o cliente pode ter. Com isso, a empresa se fortalece e se posiciona no meio em que atua, oferecendo produtos e serviços que vão de acordo com a necessidade do cliente.
Como fazer uma pesquisa de mercado?
Após conhecer um pouco mais sobre o conceito e a aplicação de uma pesquisa de mercado, chegou o momento de colocar a mão na massa e fazer o seu próprio estudo de mercado.
Para isso, é preciso pensar na pesquisa de mercado como sendo um questionário para entrevistar o cliente, sendo escrito, online ou presencial por meio de entrevista. Escolhido o método, é hora de definir como fazer a sua pesquisa.
Passo a passo para realizar uma pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado está diretamente ligada com a meta de uma empresa para o próximo ano. Com ela, o empreendedor terá mais autonomia para fazer as suas metas, onde ele quer chegar, o que já conquistou, etc.
Quando as metas são realizadas elas trazem saúde para o negócio, o que gera crescimento e expansão de maneira natural.
Confira agora o passo a passo de como fazer a sua pesquisa:
1 – Defina seu objetivo
Tudo começa aqui. Neste momento, você irá descrever o motivo da sua empresa estar fazendo uma pesquisa de mercado.
Escreva no papel ou em uma planilha tudo o que deseja mensurar com ela, veja alguns exemplos:
- O que os clientes devem esperar da sua empresa
- Aumentar o ticket médio e as vendas dos produtos
- Tornar os meus serviços mais conhecidos
- Entender porque X produto não está vendendo bem
2 – Determine o público-alvo do estudo
Pode ser os clientes, mas também os fornecedores, concorrentes e consumidores como um todo. Como saber o motivo de os clientes estarem satisfeitos com os produtos da concorrência? A resposta é: avaliando o que a concorrência está fazendo!
Assim, o empreendedor pode determinar o público-alvo do seu estudo a partir do que ele oferece aos clientes:
- Quem pode usar os produtos ou contratar os serviços?
- Qual a faixa etária dos clientes?
- Onde moram, com o que trabalham?
- Quais as necessidades reais deles?
3 – Escolha o método de pesquisa
Uma empresa que tem mais tempo para realizar a pesquisa pode optar pela forma quantitativa de perguntas, ou seja, alcançar um número maior de pessoas.
Mas, um negócio que não tem tanto tempo disponível, pode escolher a pesquisa qualitativa e avaliar o comportamento do consumidor diante de determinada oferta do produto, serviço, atendimento, etc.
Independentemente do modelo de pesquisa de mercado escolhido, é interessante elaborar um roteiro de perguntas para melhor conduzir as respostas do consumidor.
4 – Realize a coleta de dados
Ela pode ser feita de maneira presencial, ou seja, o empreendedor faz a entrevista diretamente com o cliente ou pode criar um formulário para o consumidor preencher.
Os dois jeitos estão certos, por isso, basta escolher o meio que funciona para a sua empresa.
5 – Analise os resultados
Aqui é necessário avaliar e considerar com calma as respostas dos clientes. Se for um formulário online, use um programa básico para separar as respostas e assim catalogar os resultados.
Se a pesquisa de mercado foi feita de forma presencial, é necessário avaliar as respostas colocadas no papel e traçar um perfil do consumidor baseado nelas.
Com os resultados em mãos, o empreendedor saberá onde deve investir para divulgar melhor o seu negócio, o que os clientes pensam sobre o seu produto ou serviço, o que deve ser mudado, etc.
6 – Defina sua tomada de decisão e os próximos passos
A pesquisa te ajudou a definir um problema, traçar um objetivo, conhecer o consumidor, os meios para conquistá-lo e a solução que ele precisa para tomar decisões no futuro. Agora, os próximos passos são:
- Separe as respostas das pesquisas em categorias: quantos consumidores gostaram do produto, quantos não gostaram e os que voltariam a comprar com sua empresa.
- Comece a criar soluções para os que não gostaram do produto, analisando as opiniões com atenção.
- Para os que gostaram do produto, como cativar esses clientes mais ainda, o que oferecer para que sejam fidelizados?
- Em seguida, a empresa pode criar metas de vendas mais reais, baseadas nas opiniões dos clientes, dando atenção ao que eles gostam.
Quais são as apostas para o próximo ano?
A tecnologia e a modernidade nos permitem mapear resultados com muita facilidade. Os empreendedores passaram a contar com essas informações para administrar melhor o seu negócio.
Diante dessas mudanças e tendências que surgem a cada dia, é muito importante fazer uma pesquisa de mercado com os consumidores a fim de coletar, documentar e tomar decisões baseado em dados.
Portanto, o que devemos esperar para o próximo ano é um perfil de cliente cada vez mais exigente, prático e que usa cada vez mais a tecnologia.
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