PHP x ASP.NET ? Qual escolher?

PHP x ASP.NET ? Qual escolher?

Veja a comparação dessas duas populares linguagens de programação

Sem elas, você não conseguiria estar lendo este texto agora, tampouco teria acessado a Academia UOL HOST. Sabe de quem estamos falando, né? Sim, das linguagens de programação.

Em resumo, as linguagens de programação funcionam como um “intérprete”, traduzindo a nossa língua para o código binário, ou seja, para os únicos comandos que os computadores são capazes de compreender.

No entanto, assim como na vida fora das telas, existem muitos intérpretes disponíveis para fazer essa tradução. E, entre eles, encontram-se o PHP e o APS.NET – duas das linguagens mais conhecidas do mercado.

Para se ter uma ideia, de acordo com a medição do site de tecnologia W3Tech, a linguagem PHP está presente em 82% de todos os sites da web. Por sua vez, o ASP.NET atende 15,7% de todos os websites. Isso significa que as duas linguagens de programação, juntas, possuem 97,7% de market share.

Como cabe a você decidir qual é a melhor linguagem de programação para o seu projeto online, trazemos as principais características de cada um para ajudar na sua escolha:

PHP

Sigla para Preprocessed Hypertext Pages, ou, no português claro, Páginas de Hipertexto Pré-processadas, o PHP é uma das linguagens mais utilizadas para o desenvolvimento web.

Grandes sites, como o Facebook, a Wikipédia e a plataforma de blogs WordPress, valem-se desse método. Ao todo, são mais de 244 milhões de sites que funcionam com essa linguagem, segundo a própria comunidade PHP.

Essa linguagem de programação se destaca por ser simples para quem é iniciante, mas isso não quer dizer que ela deixa de atender e oferecer recursos a quem já é um programador experiente.

Além disso, o PHP ainda oferece a capacidade de se misturar com a linguagem HTML, transformando qualquer site estático em uma página dinâmica. Outra vantagem da linguagem PHP é ser Open Source, o que quer dizer que é livre para ser utilizada, copiada e modificada.

Basicamente, a escolha de uma linguagem de programação significa a escolha de uma quantidade de tecnologias que funcionam bem juntas. Nesse sentido, os benefícios do PHP estão na capacidade de suportar a maioria dos bancos de dados do mercado. Isso já explica boa parte da sua popularidade.

Para completar, por ser open-source, existe uma grande comunidade ativa trabalhando para deixar a linguagem ainda mais fácil de ser usada. Dessa forma, as ferramentas para trabalhar com PHP são gratuitas ou de baixo custo.

banner_uolmn_emailmarketing_academia

ASP.NET

Por sua vez, o ASP.NET é uma linguagem de programação da Microsoft que conta com aplicações que podem armazenar dados mantidos durante toda uma sessão. O que isso significa? Que você pode facilitar a vida do usuário permitindo que ele forneça seus dados uma única vez e fazendo com que eles sejam replicados automaticamente nas demais áreas.

Além disso, essa linguagem permite um menor uso da memória, oferecendo todos os recursos de aplicação de maneira mais simples e robusta. Na prática, isso quer dizer que fica mais simples criar conexões com bancos de dados, uma vez que todo esse processo de programação atende várias solicitações ao mesmo tempo.

E por falar em banco de dados, outro ponto relevante a respeito do APS.NET é que, assim como o PHP, a linguagem também pode se utilizar de boa parte dos bancos de dados disponíveis. Isso permite que certas instruções sejam incluídas facilmente, aumentando o desempenho e a eficiência das aplicações utilizadas no site.

Ficou mais simples agora? Com essas informações você já é capaz de decidir qual a é linguagem de programação mais adequado para o seu site.

hospedagem de sites do UOL HOST  tem suporte para ambas as linguagens citadas neste texto. Não deixe de conferir os planos!