Com cálculo automático o empreendedor consegue comparar os principais regimes vigentes
Quem inicia um novo negócio precisa tomar várias decisões e realizar alguns processos para manter a empresa dentro da legalidade. E um dos primeiros passos na formalização é a definição do regime tributário.
Escolher o melhor enquadramento é a garantia de que você vai pagar apenas os impostos devidos, nem mais e nem menos, e estará em plena conformidade com a lei. Optar pelo regime errado pode descapitalizar o seu negócio logo nos primeiros anos e colocar em risco a sua saúde financeira. Ou seja, é um passo muito importante!
Para pequenas e médias empresas essa pode ser uma escolha um pouco complicada, que envolve uma projeção de faturamento e particularidades do tipo de atividade que será realizada, já que existem tipos de negócio que podem ou não se enquadrar em determinado tipo de regime.
Por isso, o ideal é que você consulte o seu contador ou até mesmo um advogado especialista em Direito Tributário, que poderá analisar cuidadosamente o seu negócio e sugerir a melhor opção.
No entanto, para que você possa ter uma ideia de qual regime seria mais interessante, analisando pelo aspecto financeiro, criamos uma ferramenta para que consiga simular e comparar os resultados de cada um dos principais regimes tributários existentes atualmente: o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real.
Depois de baixar a planilha, tudo o que você tem a fazer é preencher os dados solicitados na aba “Informações”.
Com base nos valores de Receita Bruta, Custo de Mercadorias, Folha de Pagamentos, Encargos Sociais e Outras Despesas, e na média das alíquotas segundo o faturamento dentro de um período, a ferramenta vai dar uma estimativa dos resultados que sua empresa teria caso optasse por um dos três regimes!
Quer fazer essa comparação? Então baixe gratuitamente a Planilha de Simulação de Enquadramento Tributário e confira agora mesmo!