EmpreendedorismoGestãoGestão de Finanças

Plano de Ação 5W2H – Planilha para baixar grátis

2 Mins read

Descubra como usar essa ferramenta que ajuda a estabelecer e alcançar metas

Não é raro encontrar empreendedores que têm dificuldade em se planejar. Normalmente, os brasileiros não gostam muito de criar planos e validar ideias para depois colocá-las em prática, e essa é a razão pela qual muitas empresas não sobrevivem aos primeiros anos de vida.

Existem diversas ferramentas que ajudam os empreendedores com o planejamento de suas empresas, e a planilha 5W2H é uma delas.

Esse nome estranho simboliza aquilo que é preciso para planejar qualquer ação: cinco “W” e dois “H”, são eles: What (O que), Who (Quem), When (Quando), Where (Onde), Why (Por que), How (Como) e How Much (Quanto).

Isso quer dizer que, para cada passo que você for dar é preciso pontuar o que exatamente será feito, quem fará, quando, onde a ação vai acontecer, por que é importante fazer o que será feito, como fazer e quanto será preciso gastar para concluí-la.

Seguindo esses passos você tem muito mais chances de ter sucesso em tudo o que sua empresa fizer! Que tal tentar esta estratégia?

O UOL HOST preparou a planilha 5W2H, que você pode baixar gratuitamente e começar a usar já!

Depois de fazer o download, é só abrir o arquivo. Você vai ver que há quatro abas: “Instruções”, “Plano”, “Execução” e “Gráficos”. Na aba “Plano” você vai ver que existem três blocos de informações: “Planejamento”, “Início e Aplicação” e “Encerramento”.

O primeiro passo é informar qual o nome da ação e cada um dos elementos do 5W2H (o que, quem, quando, onde, por que, como e quanto) no quadro de Plano. Depois disso, as informações dos blocos de “Planejamento”, “Início e Aplicação” e “Encerramento” serão automaticamente preenchidas.


Na aba “Execução” as informações também serão preenchidas de forma automática. Você poderá definir qual a prioridade de cada atividade, a data de término real em relação à data programada e acrescentar observações sobre o andamento de cada uma delas.

De acordo com a data, o status será preenchido automaticamente e você poderá acompanhar como anda cada uma das ações.

Em “Gráficos” você terá a oportunidade de verificar, de uma maneira mais visual, as suas ações, conferindo a prioridade de cada uma e comparando os status de progresso.

Simples, não? Tudo o que você precisa fazer para começar a usar esta ferramenta e organizar as ações e campanhas da sua loja é baixar a planilha Plano de Ação 5W2H do UOL Meu Negócio! Depois é só seguir as instruções, planilhar cada ação especial e ver os resultados!

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…