Quem bate? É o frio! Pois é, o inverno já está na porta, doidinho para tomar as ruas, os lares e as ruas do Brasil, a partir do dia 21 de junho.
As trocas de estações são excelentes oportunidades para dar uma alavancada em suas vendas. Seja para se preparar para o novo clima, ou aproveitar as liquidações das coleções passadas, esse é um momento em que os consumidores querem comprar.
Por isso, você deve se planejar e preparar ações legais para “receber” o inverno junto com eles. Seus concorrentes também vão entrar no clima, portanto é preciso encontrar maneiras bacanas e diferentes de chamar a atenção do consumidor.
Segundo dados da MD Comunicação, fazer o que todo mundo faz não é suficiente para quem quer bons resultados. Estima-se que uma pessoa que vive em uma cidade grande recebe três mil apelos por dia de consumo, dentre anúncios, outdoor, folhetos e rótulos de produtos. Mas o cérebro humano consegue processar apenas 200 desses estímulos. Portanto, você deve fazer um esforço e tanto para ser lembrado.
Confira algumas dicas valiosas para dar bem nessa virada de clima:
Prepare seu estoque
É o básico, mas não custa reforçar: seja na alimentação, na moda, na decoração ou no comportamento, as preferências do consumidor mudam conforme a estação.
Portanto, não se esqueça de preparar seu estoque para acompanhar a sazonalidade. Para quem trabalha com vestuário, é fundamental ficar de olho nas tendências.
Mude a cara da sua loja
A página principal de seu site é equivalente à vitrine de uma loja de rua ou shopping. Por isso, você precisa trabalhar muito bem a homepage e fazer uma seleção bacana de produtos que chamem a atenção do internauta.
Você também pode colocar ícones que remetam ao inverno, tanto em suas páginas quanto nos e-mails marketing.
Ainda que a neve não faça parte da realidade brasileira, ela é um símbolo da estação. Mas, se preferir ser mais realista, use toucas, cachecóis e canecas de chocolate quente.
A mudança de cores é outro ponto importante nessa estratégia. Mas o novo layout não pode fazer com que sua loja perca a identidade visual. Portanto, faça inserções pequenas e evite mudanças bruscas.
Coloque esses motivos também nas redes sociais e e-mails para que toda a comunicação da sua loja virtual converse e tenha um padrão.
Use blog e redes sociais como aliados
Use as mídias sociais para dar informações sobre os produtos que estarão à venda em breve na sua loja virtual. Coloque imagens bem produzidas dos itens, contando tudo o que eles têm de mais atrativo. Elas fazem sucesso em todas as redes, principais as que têm forte apelo visual, como Pinterest e Instagram. Se puder oferecer um desconto exclusivo para os fãs da sua marca, melhor ainda.
Aproveite também para dar dicas de como curtir mais a estação e comente as tendências desse inverno. Vale falar de moda, decoração, alimentação, cuidados com o corpo e até diversão. O importante é que o conteúdo seja interessante, relevante e tenha a ver com o universo da sua loja. Assim, o internauta ficará mais propenso a querer conhecer melhor sua marca.
Livre-se do estoque parado
Tem melhor maneira de chamar atenção do cliente do que a palavra “liquidação”?
Já que você vai renovar o estoque, aproveite para baixar os preços daqueles itens que ficaram encalhados e abrir espaço para as novidades.
Ofereça descontos agressivos e se planeje para fazer isso com bastante antecedência, para ter tempo de abastecer as prateleiras com as novas peças.
O lucro pode até ser menor, mas você pode aproveitar a visita do cliente para apresentar os lançamentos da próxima estação.
E então, preparado para receber a estação mais aconchegante do ano?