EmpreendedorismoGestãoGestão de Finanças

Principais motivos para um computador travar (e como resolvê-los)

3 Mins read

Saiba como agir nesses momentos sem prejudicar o funcionamento da máquina

Não é raro estarmos no meio de uma tarefa importante no computador e, de repente, a máquina travar e perdermos tudo o que havia sido feito. Isso atrasa toda a rotina de trabalho, a produtividade vai por água abaixo e vem aquele desespero. Você, então, só consegue bater com raiva no teclado, como se isso fosse adiantar algo, né…

Aqui, antes de mais nada, você precisa entender os motivos que causaram o travamento do computador. Caso contrário, você pode tentar solucionar o problema de qualquer jeito e, no fim das contas, acabar piorando a situação.

Apesar de serem extremamente inteligentes, os computadores só funcionam quando todas as peças do hardware e os programas estão rodando em sintonia. Como são milhares de elementos dentro dessa equação, se um deles entrar em conflito, o resultado, provavelmente, será o travamento da máquina.

Para se ter uma ideia, de acordo com o estudo Global Data Protection Index feito pela EMC Corporation, multinacional de tecnologia, as empresas brasileiras acumularam um prejuízo de 24,1 bilhões de dólares em 2014 por conta de interrupções nos sistemas. Os principais responsáveis por essas interrupções foram falhas de hardware e de software.

Nesse sentido, é fundamental que você conheça os principais motivos que fazem um computador travar e, o mais importante, saiba como resolvê-los. Confira abaixo:

Sistema operacional desatualizado

Mac, Windows, Linux, Android, iOS. Não importa qual é o sistema operacional do seu computador ou do seu dispositivo móvel, cedo ou tarde, ele precisa ser atualizado.

Os desenvolvedores trabalham duro para encontrar vulnerabilidades nos sistemas e, em seguida, lançar novas versões para corrigi-las. Mais do que isso, quando novos softwares e aplicativos são lançados, o sistema operacional atualiza para torná-los compatíveis.

É importante ressaltar que muitas atualizações custam dinheiro, mas valem muito a pena para evitar esses travamentos. E nem precisa falar que sistemas piratas estão fora de cogitação aqui, certo?


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

Erros nos softwares

Sabe quando o computador sempre trava assim que o usuário abre determinado programa? Então, às vezes, o software não foi programado para abrir ao mesmo tempo em que outro software estiver rodando.

Esse problema recorrente só para a partir do momento em que você altera a codificação do software em questão ou o atualiza para uma nova versão.

Quando o programa já vem com um erro na codificação, alguns sistemas operacionais, como Windows e Mac, congelam o programa para ele não prejudicar o desempenho de toda a máquina.

Caso o problema não seja sistemático, você está diante de um bug. Aí, basta fechar o programa, deixar o computador descansando por alguns minutos e abri-lo novamente.

Uma última possibilidade está na infecção de vírus e códigos maliciosos. Essas pragas corrompem todo o funcionamento de programas e fazem com que os computadores tenham um comportamento indevido.

Problemas no hardware

Placa-mãe, disco rígido, memória RAM e muito mais. São tantos componentes dentro de uma mesma máquina que, se um deles queimar ou deixar de funcionar, o seu computador para de trabalhar de maneira adequada, inclusive, pode nem ligar. O problema, aqui, é ainda maior, porque você precisa abrir o computador para descobrir qual dessas peças não está funcionando.

Deixar o aparelho muito tempo ligado executando tarefas gera um calor excessivo nele. Como resultado, os elementos do hardware paralisam suas atividades para não causar mais danos. Enfim, problemas no hardware são chatos, uma vez que exigem o trabalho de abrir a máquina e analisar peça por peça até descobrir qual está com defeito.

Mas sabe aquele ditado que diz: é melhor prevenir do que remediar? Então, nesse sentido, comece a se preocupar com a manutenção dos computadores da sua empresa agora mesmo, antes que seja tarde demais.

Quer uma sugestão? Contrate a Assistência Técnica PME do UOL HOST. Uma equipe de técnicos especialistas está pronta para resolver problemas em qualquer dispositivo da sua empresa.

Em todo o Brasil, são milhares de atendimentos solucionados em até 48 horas, sendo que 92% das solicitações são resolvidas logo no primeiro contato. Conheça os planos e faça já o seu, antes que tudo trave e você se desespere!

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…