Para construir uma boa reputação levam-se anos, mas para destruí-la bastam alguns minutos. Com uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar listas e mais listas de produtos e lojas mal avaliados.
O que fazer quando seus produtos estão mal na foto? É importante agir rápido para reverter a situação antes que a reputação da sua empresa seja comprometida.
Vamos a algumas dicas práticas:
Reavalie o produto
A primeira medida a ser tomada é entender por que o produto não está agradando ao cliente e consertar as possíveis falhas. Se ele realmente for ruim, considere trocar de fornecedor, usar outro tipo de matéria-prima ou até mesmo tirá-lo de seu portfólio, se for o caso. Não deixe que um item de má qualidade acabe com a imagem da sua loja.
Não ignore as críticas
O primeiro passo é estabelecer um diálogo com o consumidor. Escute o que ele tem a dizer e responda com argumentos plausíveis. Não deixe nunca o cliente sem resposta à sua reclamação.
Revise a descrição e as fotos
O problema pode não estar no produto em si, mas no descompasso entre a expectativa do cliente e a realidade. Por isso é importante oferecer uma boa descrição e fotos bem tiradas do produto, para que o cliente saiba realmente o que está comprando e não se decepcione quando a encomenda chegar.
Use as redes sociais
Conte com a ajuda dos canais virtuais para fazer a propaganda do produto que está “caidinho”. Mostre novas maneiras de usá-lo, divulgue as avaliações positivas − ainda que elas sejam em volume menor que as negativas − e ressalte o que ele tem de bacana para chamar a atenção dos consumidores.
Atendimento em ação
Ao concretizar uma venda desse produto, seja proativo e entre em contato com o cliente para saber o que ele achou da compra. Tente resolver eventuais problemas e reclamações que possam surgir nesse primeiro contato. Fazendo esta linha de frente você pode evitar que o cliente vá até o site para se queixar.
Ofereça condições especiais
Promova descontos, melhore o parcelamento ou ofereça frete grátis na compra desse produto. Boas condições podem chamar a atenção para a mercadoria específica e deixar o cliente mais satisfeito com a compra realizada.
Surpreenda o cliente
Uma embalagem bonita, uma entrega antes do prazo estipulado, uma amostra grátis de outro produto. Existem diversas maneiras criativas e de baixo custo que podem deixar seu cliente positivamente surpreso ao receber a encomenda. Esses mimos podem amenizar a possível insatisfação com o produto.
E não se esqueça: aquilo que você coloca em suas prateleiras virtuais reflete na sua reputação. Por isso, escolha com muito cuidado o seu mix de produtos!