Eles dão resultados, mas dá trabalho! Investir em links patrocinados não é tão fácil quanto se imagina. Embora a parte prática seja rápida, antes de colocar a ação para funcionar é necessário um bom planejamento.
Pesquisa de mercado e tendências, estudo de concorrência, seleção de palavras-chave adequadas, enfim, há uma variedade de aspectos que devem ser analisados para se dar bem com a técnica.
Alguns profissionais do mercado, acostumados a utilizar esses serviços, revelam quais são os segredos na hora de investir nessa técnica. Anote e coloque-os em prática na sua loja virtual também:
Estudo de concorrência
Pesquisar os valores da concorrência e a disponibilidade dos produtos deles é um dos segredos da Precifica, empresa especializada em precificação inteligente.
“É possível ampliar a taxa de conversão aumentando o investimento em links patrocinados no momento em que os sites concorrentes estão sem estoque de determinado produto. Ou reduzir o investimento quando o preço de venda do seu produto está muito acima do da concorrência”, conta Ricardo Ramos, sócio-fundador da empresa.
De olho nas tendências
Geralmente, os assuntos do momento são os mais procurados nos sites de busca. E aproveitar esses ganchos, desde que eles realmente tenham a ver com os seus produtos, é uma oportunidade para se destacar.
“Estamos sempre antenados nas tendências. Por exemplo, calça da personagem da novela ou shorts para o Rock in Rio”, conta Vanessa Wander, CEO da New People, e-commerce de moda.
Escolha correta de palavras-chave
Nessa hora é necessário bastante planejamento. É por meio dessas palavras que o cliente chegará até seu site. Procure não usar palavras já saturadas no mercado e muito genéricas. Elas podem atrair tráfego, mas não converterem em vendas.
“O que fazemos é pensar em combinações que ainda estejam com baixo valor, para assim aumentar o faturamento sobre o valor investido”, revela Guilherme Ribeiro, fundador da WebFones, loja online de celulares e acessórios.
Invista, também, em imagens
Além das palavras-chave, usar boas fotos no anúncio também funciona para atrair os clientes. “Precisamos cativar o usuário em poucos segundos, portanto, investimos no visual, e não no texto”, conta Saulo Marti, fundador da Vitrina, marketplace de moda.
Tenha uma boa landing page
De nada adianta atrair a atenção do cliente para o link e direcioná-lo para uma página nada a ver. Quando clicar no anúncio, o cliente deve encontrar exatamente o que procurava em sua pesquisa. Rodrigo Stocco, CEO da MyGloss, loja online de bijuterias, afirma que trabalhar bem as landing pages é uma dentre suas outras estratégias.
“Testar anúncios, analisar o comportamento e a conversão que os usuários tiveram com visitas originadas naquela palavra-chave e, principalmente, trabalhar bem as landing pages são os segredos”, conta.
Já pensou em investir em links patrocinados, mas acha que é complicado demais? Confira como perder o medo de usá-los.