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Proteja sua base de e-mail marketing com disparos inteligentes

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Quem nunca recebeu um e-mail de uma empresa desconhecida, de um serviço que nunca solicitou ou de um site que sequer foi acessado? Basta ir até a sua caixa de entrada para perceber que os “spams”, aqueles e-mails indesejados, seguem vivos na nossa rotina.

Agora, se você já não gosta de receber esse tipo de mensagem, que tal evitar que a sua base de e-mail marketing também passe pela mesma situação?

É fato que as campanhas de e-mail marketing pedem uma atenção especial. Afinal, quando bem utilizadas, se tornam uma importante aliada para sua marca. Mas basta um disparo equivocado para atrapalhar sua estratégia de comunicação.

Sim, infelizmente isso acontece com certa frequência, mas com preparo e inteligência você pode evitar cair na temida pasta de spams.

É isso que o UOL Meu Negócio vai mostrar para você, que é possível criar campanhas de e-mail marketing que sejam aliadas da sua marca!

Neste conteúdo, vamos mostrar como definir a base de disparo de e-mail marketing e como protegê-la através de disparos inteligentes.

Chegou a hora de entregar o conteúdo certo para quem, de fato, tem interesse nele!

Evite os erros mais comuns na hora de disparar para a sua base de e-mail marketing

A prática de spam, que consiste em usar meios eletrônicos para enviar mensagens que não foram solicitadas, é altamente prejudicial à credibilidade de uma marca. Por isso, é importante ter consciência dos erros que podem levar o seu negócio a cair nessa armadilha.

Quando você não possui uma base de e-mail marketing bem estruturada – isto é, quando você entrega conteúdos que não interessam as pessoas que estão na sua lista de contatos –, é bem provável que as suas mensagens sejam marcadas como spam.

Quando isso acontece, aumentam as chances dos servidores incluírem o seu negócio na chamada “blacklist”. O termo de origem inglesa, cuja tradução significa “lista negra”, é uma área das plataformas de e-mail onde são adicionados os remetentes que apresentam baixa reputação.

Ou seja, se você enviar mensagens não solicitadas a um grande número de usuários, seu e-mail marketing é imediatamente marcado como spam!

Mas como impedir que seus e-mails sejam marcados dessa forma? O primeiro passo é construir uma base de e-mail marketing assertiva, com a garantia de que as pessoas que receberão a sua mensagem já demonstraram interesse prévio pelos seus conteúdos.

Além disso, é recomendado evitar práticas que podem jogar seus e-mails literalmente no lixo. Confira os principais erros que separamos para você:

Não configurar o DNS de e-mail

As configurações DNS (Sistema de Nomes de Domínio) são fundamentais para você obter o máximo de desempenho nas campanhas. Isso porque essa configuração atua diretamente na autenticação de envio do e-mail marketing.

Assim, os principais ISP’s (Provedor de serviços de Internet) – como Hotmail, Gmail, entre outros –, conseguem identificar que a plataforma de e-mail está autorizada a realizar envios para a sua base de e-mail marketing. 

Ou seja, sem essa configuração a sua mensagem pode ser interpretada como spam pelos provedores. Configure esse protocolo de autenticação e garanta que seus e-mails cheguem na caixa de entrada dos usuários!

Usar imagem pesada

As imagens influenciam muito no engajamento das campanhas de e-mail marketing. Mas antes de inseri-las nos materiais, é importante ter atenção a alguns detalhes.

É recomendado que você não utilize imagens acima de 70 Kb, caso contrário, sua base de e-mail marketing pode ter dificuldades para abrir sua mensagem. Além disso, muitas empresas, por medida de segurança, bloqueiam mensagens com imagens pesadas.

Não esqueça que uma imagem muito pesada pode demorar a carregar no computador do seu destinatário, já que nem todo mundo tem uma boa conexão de internet. Portanto, tente criar um modelo de e-mail com design limpo e com foco no conteúdo!

Não testar o e-mail antes de fazer o envio em massa

Já ouviu o ditado de que “a pressa é inimiga da perfeição”? Pois bem, antes de realizar qualquer disparo para sua base de e-mail marketing, não deixe de fazer testes na sua própria caixa de entrada para observar possíveis falhas.

Também é importante verificar a ortografia, já que os erros de português podem afetar a credibilidade da sua marca.

E mais, garanta que os links levarão o usuário para a página correta. Não é nada bom oferecer desconto nos produtos e direcionar o cliente para uma página onde os preços estão sem abatimento!

Não oferecer as opções de descadastro

Sempre ofereça à sua base de e-mail marketing a opção do “descadastro”, pois mais do que uma questão de bom senso, é direito do destinatário escolher se deseja ou não receber seus conteúdos.

Além disso, é melhor ter uma assinatura cancelada ao ter um e-mail marketing marcado como spam, concorda?

Com a opção de descadastro, você também pode descobrir o motivo da insatisfação dos seus clientes. Aproveite para perguntar o que pode ser melhorado e esteja mais preparado(a) para as futuras campanhas.

Evite propagandas enganosas

Já ouviu falar em “clickbait”, ou “caça-cliques”? É uma prática bastante utilizada por marcas que prometem o que não podem cumprir. Ou seja, essas empresas usam títulos sensacionalistas nos e-mails para que o leitor clique no conteúdo.

Veja o exemplo: “Eles usaram clickbait no marketing e você não vai acreditar no que aconteceu”. Você consegue identificar o conteúdo deste e-mail marketing?

Pois bem, se a sua resposta foi não, você acaba de descobrir a função de uma propaganda enganosa. Ela instiga, causa curiosidade, mas no fim não revela o que o usuário tanto quer saber!

Mas afinal quais as consequências de não ter disparo inteligente?

Imagine ter que enviar um e-mail promocional para cada pessoa da sua lista de contatos. Impossível, não é mesmo? Acontece que sem um disparo inteligente de e-mail marketing você corre o sério risco de ter que enviar seus e-mails um a um.

Sem contar que, sem uma base de e-mail marketing segmentada, o seu negócio não desfruta das vantagens da personalização, que permite que você classifique os usuários de acordo com os gostos de compra de cada um.

Quer mais? Sem o disparo inteligente, você não consegue ter o “rastreamento” das suas campanhas. Ou seja, você perde a chance de acompanhar a que horas seus e-mails obtêm a melhor resposta do usuário.

Evite erros e proteja a sua base!

Agora que você tem as melhores práticas para entregar os conteúdos para sua base de e-mail marketing, só falta ter o auxílio de uma excelente plataforma!

Então faça o seguinte: acesse agora o site do “E-mail Marketing UOL” e veja como ter acesso a uma ferramenta completa para disparo de e-mail.

É a sua vez de divulgar as novidades da sua marca, mostrar as ofertas disponíveis nos produtos e fortalecer ainda mais o relacionamento com seus clientes.

Conheça os planos disponíveis e fale com nossos especialistas!

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