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Quais páginas institucionais sua loja virtual deve ter?

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Seu e-commerce precisa de páginas informativas, confira quais são elas!

Quais são os itens mais importantes na hora de criação sua loja virtual? Se você respondeu fotos de produtos, descrições detalhadas e um bom checkout, está certo. Mas ainda estão faltando outros itens sem os quais sua loja virtual não está completa: as páginas institucionais.

As páginas institucionais são aquelas que não contêm produtos, mas informações importantes sobre a sua empresa e que são de interesse do consumidor que vai comprar com você.

Muitos empreendedores que trabalham com um e-commerce focam tanto em fazer boas páginas de produtos que se esquecem que os clientes também precisam conhecer um pouco da marca, e isso é crucial no processo de compra.

Veja, a seguir, as principais páginas institucionais que sua loja virtual precisa ter e como criar o conteúdo de cada uma dela.

Quem somos

Pode ser que você receba na sua loja virtual muitos clientes que estão navegando no seu e-commerce pela primeira vez, e eles, provavelmente, vão querer conhecer um pouco sobre sua empresa antes de comprar.

Ter uma descrição detalhada sobre a marca, sua história e o que ela fez é uma ótima ideia para se apresentar ao consumidor e começar a ganhar a confiança dele, o que é essencial no processo de compra.

O texto deve ser direto e objetivo, evitando informações desnecessárias e textos muito longos, que podem acabar cansando o visitante.

Se sua marca estiver há muito tempo no mercado, uma boa ideia é criar uma linha do tempo resumindo os principais fatos e mostrando o crescimento da sua empresa no decorrer dos anos. 

>> Confira aqui algumas Dicas para deixar sua página de Quem Somos mais atraente

Dúvidas frequentes

Ter uma página institucional de FAQ, também conhecido como “dúvidas frequentes”, é uma excelente ideia para esclarecer questões que você já percebeu que sempre geram dúvidas no consumidor.

Uma página simples de perguntas e respostas pode contribuir muito para agilizar o processo de venda e fazer com que apenas assuntos mais relevantes cheguem até a sua equipe de atendimento.

Vamos imaginar, por exemplo, que você trabalha com produtos importados e, por conta disso, tem um prazo de entrega maior do que a maioria das lojas virtuais. Muitos clientes sempre ligam, mandam e-mail e usam as redes sociais para perguntar por que os prazos são maiores, o que demanda um esforço da equipe de atendimento para esclarecer essa dúvida.

Mas se essa for uma das perguntas respondidas na página de FAQ, certamente essa dúvida será menos recorrente!

Política de trocas e devoluções

O consumidor pode desistir ou cancelar uma compra feita, e esse é um direito previsto no Código de Defesa do Consumidor. Contudo, é importante criar uma política de troca e devoluções completa para que o cliente entenda em que condições o produto poderá ser trocado ou devolvido e como funciona o processo para isso.

Essa página também serve como uma proteção legal para o negócio. Se você não tem uma política dessas ou não a divulga para o público, fica impossível saber como empresa e cliente devem proceder em caso de troca ou devolução de produto, e isso pode levar a problemas judiciais.

>> Veja, aqui, mais Dicas para uma política de trocas e devoluções vendedora


Política de privacidade

Outra página imprescindível para garantir que sua empresa esteja protegida legalmente é a política de privacidade.

Hoje, a maioria dos sites, sendo e-commerces ou não, coletam algum tipo de dado do usuário, e é importantíssimo que o consumidor saiba como os seus dados serão usados pela empresa.

O ideal é que o texto da página de Política de privacidade seja escrito com o auxílio de um advogado.

Contato

Em uma situação normal de compra, o consumidor dificilmente entra em contato direto com a loja. Ele acessa o site, escolhe os produtos, coloca no carrinho, faz o cadastro e finaliza a compra. Tudo sem a ajuda de ninguém.

Mas, mesmo assim, existem casos em que o usuário fica com dúvida ou tem algum tipo de problema e, quando isso acontece, é necessário que ele tenha acesso a todos os contatos da sua empresa.

Os mais importantes são os e-mails, telefone, redes sociais e endereço. Sobre o último item: sim, mesmo que você atue somente vendendo pela internet, é importante colocar o endereço de sua sede.

Ter os contatos da sua empresa faz com que o consumidor se sinta mais confiante, afinal, se tiver algum problema, ele já sabe onde pode procurar por ajuda.

Entregas

Muitas pessoas ainda têm receio de comprar pela internet por medo de não receberem os produtos.

Para evitar que isso aconteça, é interessante ter, também, uma página onde você pode detalhar quais são as etapas do processo de entrega e esclarecer dúvidas comuns, como a forma mais fácil de alterar um endereço, como é feita a embalagem e quais os tipos de entrega disponíveis.

Pagamentos

Ter vários meios de pagamento facilita a vida do cliente e ajuda você a conquistar novos públicos. Afinal, se você só recebe por meio de boleto ou transferência bancária, está perdendo todo um grupo de pessoas que gostaria de comprar com você, mas prefere parcelar as compras no cartão de crédito, por exemplo.

Incluir na sua loja virtual uma página detalhando quais são as formas de pagamento e outros detalhes que possam ser úteis para o consumidor, como taxas de juro e de cartões de crédito, ajuda a deixar o consumidor mais seguro na hora da compra.

Meus pedidos

Essa é uma área que deve ser acessada apenas pelos usuários que já fizeram uma compra e, portanto, têm um cadastro na sua loja. É nessa página que o cliente vai encontrar informações e atualizações sobre o status do seu pedido.

É muito importante que o consumidor tenha acesso a esses dados porque saber que a mercadoria que comprou está a caminho o deixa mais confiante e tranquilo de que vai dar tudo certo com a entrega.

Além disso, é bacana manter um histórico de todas as compras feitas em um período, caso o cliente precise consultar alguma informação depois que o pedido chegar.

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