Empreendedorismo

Qual o melhor momento para buscar investidor financeiro?

5 Mins read

Quer crescer e expandir seu negócio mas possui pouco capital para isso? Você sabia  que ter um investidor financeiro pode auxiliar nesse processo? Nós vamos te contar o porquê!

Alguns empreendedores acabam optando pelo empréstimo nos bancos para investir nos negócios, o que pode apresentar altos juros e não ser o melhor para quem está começando. 

Se você acredita que sua empresa tem grandes chances de transformar o mercado, atrair bons clientes e movimentar as vendas, chegou o momento de ter um investidor financeiro.

Para você conhecer mais sobre esse tipo de investimento, preparamos os seguintes tópicos:

  • O que é um investidor financeiro
  • Prós e contras desse tipo de investimento
  • Como funciona um investimento-anjo
  • Qual o melhor momento para procurar um investidor

Aproveite cada um desses pontos para continuar investindo no seu sonho de empreender e fazer da internet o seu espaço seguro de crescimento! Ótima leitura. 

O que é um investidor financeiro? 

O investidor financeiro é uma pessoa física ou instituição responsável por aplicar dinheiro em negócios, tendo como objetivo aumentar as vendas e assim gerar maior lucro.

Aliado ao dinheiro, você vai poder aproveitar a experiência, visão de mercado e outras aptidões que o investidor pode oferecer para expandir seus negócios.

Tudo isso para garantir que seu crescimento seja maior, seguro e colabore para que seus objetivos sejam alcançados. 

Um dos exemplos de empresas que recebem esses investimentos com grande frequência são as startups, que possuem o objetivo de crescimento acelerado e muitos interessados em investir.

Mas para receber esse investimento, o primeiro passo é criar um planejamento e colocar na ponta do papel aonde você quer chegar. Sem isso, independente de capital de giro ou não, as chances de você conquistar seus objetivos e concretizar as metas costumam ser mais dificultosas. 

Sendo assim, o investidor financeiro será responsável por colocar dinheiro na empresa, e capacitar a equipe para ter o retorno planejado inicialmente. 

Conheça a seguir os diferentes tipos de investimentos que existem para diferentes empresas e empreendedores que querem crescer. 

Quai os tipos de investimentos existentes para empresas

Para você convencer um investidor financeiro a investir no seu negócio, é preciso conhecer quais são as possibilidades existentes no mercado. 

Separamos alguns desses investimentos para você conhecer e decidir qual se encaixa melhor com sua empresa, eles são:

  • Aceleradora: quem investe a partir da capacitação, oferecendo espaço para trabalho, oficinas e treinamentos, além de mentoria que possa auxiliar no crescimento do seu negócio.
  • Semente: trata-se de um investimento para empresas que estão em desenvolvimento, ou seja, estão começando suas jornadas no mercado. 

Cada uma dessas três opções pode ser aplicada em diferentes empresas, levando em consideração objetivos, produtos, serviços e o interesse do público pela marca. 

Como saber qual é o melhor tipo de investidor para o meu negócio?

Encontrar um investidor financeiro que se relacione com seu negócio pode ser mais fácil do que você imagina, contudo é preciso encontrar o que mais se relaciona com sua empresa.

Para isso, esse investidor precisa ter seus objetivos aliados com os da sua empresa, bem como compactuar dos valores  para o crescimento.

Além disso, é preciso conhecer a trajetória dos investidores para validar que ele será parceiro do seu sucesso, auxiliando na credibilidade da sua marca.

Quais os prós e contras de ter um negócio investido

Chegou o momento de conhecer alguns prós e contras que essa estratégia pode oferecer para sua empresa, a partir da atuação de um investidor financeiro. 

Aproveite cada uma delas para tomar a melhor decisão e fazer da sua empresa um referencial no mercado.

Prós

  • O investidor possui experiência, tendo passado por altos e baixos dentro dessa área, como recuperação de dívidas de empresas, por exemplo, por isso as trocas vão facilitar o alcance do sucesso. 
  • Conquista de um crescimento mais acelerado a partir dos investimentos realizados, atingindo seus objetivos de modo certeiro. 
  • Colocar em prática seu planejamento empresarial com maior segurança.

Contras

  • Aumento da pressão e das expectativas para que o negócio dê certo, já que dinheiro e experiência estão envolvidos nisso.
  • Suas decisões e opiniões serão questionadas pelos investidores e pode gerar uma tensão, por isso é importante saber separar opiniões, críticas e feedbacks. 
  • Cobrança por gerar lucro, com base no que foi apresentado inicialmente nas negociações através do planejamento financeiro, por isso tenha essa planilha aliada nas suas operações.

Procure construir um ambiente seguro para que essas trocas, reuniões e conversas com o investidor financeiro sejam mais tranquilas e objetivas.

Como funciona um investimento-anjo?

Um dos investimentos mais procurados pelos empreendedores é o tipo de investimento-anjo, que consiste em pessoa física que destina seu dinheiro próprio para empresas.

Geralmente, o investidor-anjo vai procurar empresas com alto potencial de crescimento, que ofereçam um diferencial competitivo no mercado e encantem os consumidores.

Esses profissionais com alto capital e longa experiência no mundo dos negócios, acabam criando pontes com novos empreendedores para tornar seus negócios mais lucrativos.

Vale destacar que o investidor financeiro que atua com essa prática, pode também compartilhar sua experiência com os empreendedores, facilitando esse crescimento, a precificação de produtos e a organização do seu negócio. 

Portanto, o investimento-anjo vai procurar nas empresas:

  • Mapeamento e identificação de mercado por parte do empreendedor
  • Entrega e dedicação dos empreendedores
  • Generosidade e humildade
  • Visão de futuro

Como conseguir um investidor anjo para minha empresa?

Para conseguir um investidor financeiro para sua empresa e saber analisar os ganhos, conquistando o retorno sobre os investimentos é preciso:

  • Estruture seu negócio: identifique quais são os pontos que serão beneficiados com o investimento, faça projeções e mensure resultados a médio e longo prazo. 
  • Captação de recursos: procure bons investidores nos locais onde eles estão, como feiras e eventos, além disso você pode participar de editais e concursos. 

Qual o melhor momento para procurar um investidor financeiro? 

Você já se perguntou se o seu negócio está preparado para receber o apoio de um investidor financeiro?

Para saber o melhor momento para fechar essa parceria que pode abrir diferentes portas, é preciso observar alguns pontos, como:

  • Ter capital próprio
  • Possuir noção de empreendedorismo
  • Mensurar o cenário futuro do seu negócio
  • Quais áreas da sua empresa vão receber investimentos

Com isso, não existe o momento certo para procurar um investidor financeiro, porém é necessário conhecer muito bem o seu negócio e os potenciais que ele oferece.
Portanto, continue investindo na sua empresa e conquistando mais clientes com sua presença digital, clique aqui e descubra como isso pode ser feito, com ótimo preço e segurança!

Related posts
Empreendedorismo

Planilha de fluxo de caixa: conheça suas vantagens e como utilizá-la!

5 Mins read
Você já ouviu falar na importância de ter uma planilha de fluxo de caixa?  Apesar de muitos já conhecerem, ainda existem algumas…
EmpreendedorismoGestão de Finanças

MEI vs Imposto de Renda: quando é preciso declarar?

5 Mins read
Quando o assunto é Imposto de Renda e o MEI é normal que haja dúvidas referente aos temas. Afinal, a declaração pode…
Empreendedorismo

Como contornar a alta do combustível no seu negócio?

6 Mins read
A alta do combustível é um dos temas que mais preocupam os brasileiros atualmente. Além do peso no bolso do consumidor para…