O cálculo dos gastos precisa ser previamente planejado
Para muitas pequenas e médias empresas, o que mais pesa na hora de pensar em estratégias de marketing digital é o orçamento disponível para investir.
Ainda que o custo de estratégias digitais seja menor em comparação às do marketing tradicional, contratar serviços personalizados e especializados pode não sair tão barato quanto o esperado. É fundamental preparar-se e entender as prioridades da empresa para decidir como aplicar o orçamento disponível em ações que tragam bons resultados.
A seguir, você conseguirá compreender e estimar melhor o quanto separar para o orçamento das estratégias:
Quais serão os custos do projeto?
O primeiro passo na organização do orçamento é saber o que precisará ser custeado no desenrolar das campanhas. Afinal, distribuir o orçamento só é possível quando se mapeiam todos os pontos que requerem investimento. No geral, será preciso custear o seguinte:
• Profissionais e serviços
Pagamento para os contratados, para colocar as atividades em prática: agências, freelancers, salário do funcionário da empresa.
• Mídias e ferramentas
Várias formas de marketing e comunicação digital têm acesso gratuito, mas outras exigem investimento: links patrocinados, anúncios no Facebook, banners e ferramentas de disparo de e-mail, por exemplo.
⇒ Leia também: Conheça 8 canais para investir no Marketing Digital de sua empresa
• Infraestrutura
Gastos com computadores, instalação de softwares, câmeras, estações de trabalho; enfim, todo o equipamento necessário para desenvolver o planejamento dentro da empresa.
Quanto custa: mídias pagas
Para utilizar estratégias como links patrocinados e anúncios no Facebook é necessário desembolsar uma quantia. Os orçamentos são flexíveis e não há uma regra preestabelecida de quanto você deve pagar em cada caso.
As ferramentas permitem valores bastante acessíveis, mas, é claro, quanto mais for investido, maior será a visibilidade e o alcance da sua campanha.
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Quanto custa: agência especializada
Contratar uma agência especializada em marketing digital exige um orçamento um pouco mais alto que outras opções, mas é uma garantia de produção completa e aporte profissional para atender às demandas.
Os preços cobrados por serviço variam muito. Tudo depende da região, das necessidades de cada cliente e, é claro, da própria agência. As formas de pagamento também variam conforme o serviço.
Quanto custa: profissional freelancer
O primeiro passo na contratação de um freelancer é acertar todos os detalhes do serviço: atividades, prazos e entregas. Na negociação, procure entender se o profissional pode atender todas as suas demandas ou não – é comum encontrar pessoas especializadas em funções específicas e, diferentemente das agências, o freelancer não terá o apoio de uma equipe completa.
Em comum com as agências, os preços dos freelancers também apresentam grande variação de faixas, dependendo do tempo, do profissional e do tipo de trabalho a ser desenvolvido.
Neste caso, as formas mais comuns de pagamento são por unidade ou por pacote – por exemplo, a produção de cinco posts para o blog ou o desenvolvimento de um layout para o site.
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