DivulgaçãoMarketing DigitalPresença digitalProdutos UOL Meu NegócioRedes SociaisSoluçõesTudo para seu Site

Quer começar um blog? Checklist de tudo o que você precisa fazer antes

4 Mins read

Faça essas ações e comece seu blog com o pé direito!

O blog é uma das ferramentas mais flexíveis e atemporais que existem. Se você tem uma empresa, um blog corporativo vai ajudá-lo a criar conteúdo que educa e comunica o seu público. Se você é um profissional autônomo, tem a chance de criar textos didáticos que mostram para o mercado que você é um especialista no assunto. E se você gosta muito de um assunto ou tem um hobby que quer compartilhar com o mundo, o blog também é o espaço ideal!

É por conta disso que muitas pessoas e empresas se encantam com o blog, e elas têm toda a razão nisso! Mas, antes de criar o seu primeiro post e compartilhar com os amigos, é necessário dar alguns passos. Quer saber quais são eles? Então veja só!

>> Baixe grátis: Calendário para programação de conteúdo no blog e redes sociais

Decida o foco

A primeira etapa para um blog de sucesso é o planejamento. Estruture bem não só o assunto que você quer abordar, mas qual será o foco a ser trabalhado. Por exemplo, você pode querer ter um blog de moda, mas que seja totalmente focado em cobertura de eventos, ou entrevistas, ou ainda destinado exclusivamente à moda sustentável. Tudo depende da percepção e da abordagem que você prefere.

Descubra quem é o seu público

Quem escreve, normalmente, o faz para alguém, e se você quer agradar aos seus leitores precisa, primeiro, saber quem eles são.

Identifique quem é sua potencial audiência, qual a idade deles, seu sexo, suas preferências, onde moram, por que se interessam pelo assunto e levante todas as informações que puder a respeito dessas pessoas.

Sabendo com quem você quer se comunicar, vai ficar muito mais fácil pensar em pautas e criar conteúdos que vão conquistar o público e transformá-lo em um grupo de leitores fiéis.

Pesquise a concorrência

Muito provavelmente já existem outros blogs que trabalham com o mesmo segmento que você. Preocupe-se em explorar estes concorrentes, apurando que tipo de assunto costumam abordar, qual sua linguagem, como se comunicam com o leitor, qual a periodicidade de postagem, qual o tamanho da sua audiência etc.

Essa é uma forma de saber exatamente em que ambiente você está entrando e perceber as forças e as fraquezas da concorrência. Assim, fica mais fácil se inspirar no que eles estão gostando e evitar aquilo que você já percebeu que deu errado para eles.

>> Que tal monetizar? Saiba como ganhar dinheiro com o seu blog


Levante os temas apropriados (e estratégicos)

Criar uma boa linha editorial é algo essencial para qualquer blog que deseja crescer e conquistar uma audiência fiel. As pessoas precisam saber quais tipos de assunto vão encontrar no seu blog e de que forma esses temas serão tratados.

Por exemplo, se você quer criar um blog corporativo para sua empresa de desenvolvimento de aplicativos, é porque deve estar querendo investir em uma ferramenta que o ajude a informar e educar seus potenciais clientes, levando-os direto para a conversão, certo?

Bem, nesse caso, você deve pensar que todo o conteúdo do seu blog precisa servir ao propósito de fazer seus leitores entender a importância e a necessidade do seu trabalho e esclarecer as principais dúvidas que eles têm – e que podem até estar impedindo-os de fechar negócio com você.

Sabendo quem é o seu público-alvo, você não deve ter muita dificuldade em levantar temas que vão interessar a ele e vai ter uma facilidade maior em agradar-lhe.

>> Baixe e-book grátis: Passo a passo para criar um blog de sucesso

Trabalhe a linguagem

Algo muito importante quando se trabalha com texto é ter uma noção bem clara de qual tipo de comunicação e linguagem você vai utilizar e por quê. Afinal, dizer “as pulseiras x supercombinam com aquele look “mara” para causar com as “migas” é totalmente diferente de “as pulseiras x são acessórios versáteis e perfeitos para momentos mais descontraídos com as amigas”.

A linguagem e a forma como você se comunica passarão uma mensagem para quem lê, e você precisa ter certeza de que mensagem será essa. Seu blog terá um tom mais formal ou informal? Mais irônico ou acolhedor? Mais descontraído ou sério? Mais próximo ou mais distante de quem lê? Faça suas escolhas e planeje sua comunicação com base nessa decisão.

Escolha a melhor plataforma

Quando todo o seu planejamento estiver concluído, é hora de partir para a ação e escolher uma ótima plataforma para abrigar o seu blog. Quer uma dica? O Blog UOL Meu Negócio permite a você criar blogs incríveis de forma rápida e fácil, mesmo que você nunca tenha tido um blog antes.

Além disso, o Blog UOL Meu Negócio conta com inúmeros layouts personalizáveis e responsivos, integração com as principais redes sociais, relatórios de visitação e muito mais. Ou seja, tudo o que você precisa de uma plataforma para blogs! E, claro, você conta com a segurança de ter o seu blog em um dos serviços mais conhecidos do Brasil!

Com essas dicas você já tem tudo o que precisa para dar os primeiros passos para começar o seu blog e transformá-lo em um sucesso!

Related posts
Soluções

Como começar a empreender? 7 dicas para iniciar seu negócio ainda em 2024

6 Mins read
Sabemos o quanto empreender do zero é uma jornada desafiadora, repleta de oportunidades e claro, muitos obstáculos. Se você está ansioso para…
Soluções

Domínios de nicho: estratégias para alcançar públicos específicos

3 Mins read
Você já se perguntou como empresas conseguem se destacar em meio a um mar de concorrência online? Bem-vindo ao mundo dos domínios…
Soluções

Como se preparar para o Dia das Mães

4 Mins read
Preparar-se para celebrar o Dia das Mães não é apenas uma questão de datas no calendário, mas sim de reconhecer e homenagear…