UOL Meu Negócio

Quer expandir seu negócio? Saiba o que não pode faltar no seu planejamento

Você já sabe que começar um negócio próprio não é tarefa para qualquer um. Mas, mais do que isso, manter a empresa funcionando em seus primeiros anos, depois do pontapé inicial, é missão para poucos.

Um estudo realizado pelo Sebrae-SP, em julho de 2014, sobre a mortalidade das empresas nos primeiros cinco anos de vida, mostra que boa parte dos motivos que levam uma micro ou pequena empresa a fechar as portas está diretamente ligada à falta de planejamento.

Mais de 50% dessas empresas que não perduraram, não realizaram planejamento de itens básicos de uma empresa, como capital de giro, aspectos legais de um negócio, número de concorrentes e qualificação e gestão de mão de obra.

“Não há uma fórmula certeira para criar um planejamento estratégico. Cada empresa deve avaliar seus recursos e necessidades. Contudo, é importante que qualquer plano estratégico de uma empresa respeite as seguintes etapas”, enumera Diego Simioni, sócio-fundador da GOAKIRA consultoria, especialista em planejamento e finanças.

Se você acredita que tem potencial para ir mais longe com seu negócio, saiba quais são essas etapas que não podem faltar no seu planejamento de expansão:

Sua empresa está mesmo preparada?

Nesse momento, você deve levantar uma série de questionamentos. Aqui, uma pergunta puxa a outra:

Para respondê-la, veja se você já possui uma lista grande de clientes que sempre retornam à sua loja. Em caso positivo: sim, você faz um bom trabalho e pode oferecer muito mais e atingir mais pessoas.

Agora, você precisa estabelecer metas compatíveis com sua realidade, como dobrar o faturamento anual e o número de clientes.

Contratar mais profissionais, investir em tecnologia ou captar recursos de terceiros são algumas medidas que podem ser tomadas.

Respondidas as perguntas, você percebeu que a estratégia é viável. Pronto, vamos para a próxima etapa.


Faça uma autoanálise

Reconhecer os pontos fracos e fortes é uma virtude dos grandes empresários. É claro que a sua empresa tem falhas − todas têm − a ser corrigidas e aspectos positivos a ser valorizados. Que tal colocar todas suas forças e fraquezas no papel? Assim, você estará construindo a Análise SWOT da sua empresa. 

⇒Veja no Superguia Academia UOL Meu negócio – Prepare sua loja para decolar, como construir a Análise SWOT de sua empresa.

Faça essa análise e vai conseguir enxergar melhor alguns pontos que precisam ser melhorados, os cuidados que devem ser tomados e identificar elementos-chave para a gestão de sua empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação.

Por exemplo, sua empresa tem preços melhores que os do concorrente, mas não sabe atender de forma qualificada o público. Preço é força, já atendimento é fraqueza.

É importante, também, analisar as influências externas: absorção de novas tecnologias e redução de demanda no mercado são pontos que podem ajudar ou atrapalhar a expansão dos seus negócios.

Douglas Tadeu Carvalho, diretor comercial da PME Inova Consultoria e Treinamento, sugere que a Análise SWOT seja feita por pessoas de diversas áreas e, para isso, o empreendedor precisa estar aberto a ouvir críticas e sugestões, assim como todas as etapas do planejamento.

“Em todo processo de planejamento é uma boa opção contar com alguém de fora da empresa. Essa pessoa externa pode auxilia na estratégia e lida com os processos de forma menos emocional”, aconselha Carvalho.

Acompanhe o desempenho de sua empresa

Além de traçar metas, é preciso criar um sistema para acompanhar os resultados. Assim, se eles estão abaixo do esperado, logo no início, fica mais fácil para mexer os pauzinhos e encontrar um novo caminho.

A metodologia OKR (Objectives and Key Results) é um desses sistemas para medir o desempenho da sua empresa. E ele é bem simples: trace objetivos ambiciosos, alcançáveis e mensuráveis com porcentagem ou valores monetários.

Defina, no máximo, cinco objetivos macros a cada trimestre. Por exemplo, aumentar o número de clientes, dobrar o faturamento, aumentar as opções de portfólio de produtos.

Por fim, dê nota de 0 a 1 para cada resultado. A média entre 0,6 e 0,7 dos objetivos já é considerada bem satisfatória. Notas abaixo disso precisam de outras opções, enquanto uma nota 1 significa que a meta precisava ser mais ambiciosa. Sim, atingir a nota máxima não é um bom indicativo. Isso porque se você, em três meses, atingiu o objetivo completamente, ele não era algo tão ambicioso.

Planejando bem, conhecendo os pontos fortes e fracos da sua empresa e do mercado e medindo seus resultados com periodicidade, você tem mais chances de crescer e se consolidar no mercado.

Acesse o Superguia Academia UOL Meu negócio – Prepare sua loja para decolar e conheça outras técnicas e dicas de planejamento que farão sua empresa crescer de forma estruturada.