Marketing Digital

Saiba como funciona o Google Shopping e destacar seus produtos

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Quando o consumidor deseja muito um determinado produto, espera encontrar o melhor valor para então finalizar a compra, correto?

Mas, dependendo da urgência e do tempo que ele tem disponível, fica difícil reservar algumas horas para comparar os preços nos e-commerces espalhados pela internet, não é mesmo?

Com o Google Shopping, tempo e dinheiro são os aliados de quem compra e de quem vende na web. Isso porque a ferramenta coloca a sua loja e o preço do seu produto em destaque, de forma que o seu potencial cliente o encontre com muita facilidade!

Segundo o estudo “State of search Brazil” da agência de SEO Hedgehog Digital, 93% dos brasileiros usaram o Google antes de fazer alguma compra em 2021. Dados que revelam que a pesquisa na internet é um fator decisivo na jornada de compra do consumidor.

De acordo com o mesmo estudo, o Google Shopping foi apontado como o recurso mais usado pelos brasileiros na busca por mercadorias

Percebeu a importância dessa ferramenta para atração dos potenciais clientes e aumento das vendas para o comércio virtual?

Neste conteúdo, o UOL Meu Negócio vai mostrar como essa plataforma funciona e como o empreendedor pode usar a visibilidade do maior buscador do mundo para o seu próprio negócio.

Acompanhe a leitura e veja:

  • O que é Google Shopping?
  • Como faço para usar o Google Shopping no meu negócio?
  • Como faço para integrar minha Loja VirtUOL com o Google Shopping?
  • Vantagens de utilizar esse serviço para a sua empresas

O que é Google Shopping?

Os sites que comparam os preços dos produtos são ótimos aliados dos consumidores que buscam o melhor custo-benefício. Por isso, em 2011, surgiu o Google Shopping, uma vitrine virtual que exibe produtos relevantes em relação à pesquisa do usuário.

Além de expor os itens na página principal do buscador, o Google Shopping tem uma aba exclusiva, ao lado das categorias “Imagens”, “Vídeos”, “Notícias” e “Maps”. Nela, são exibidas as lojas que vendem o produto, com fotos, preços e avaliações dos usuários.

Quer ver na prática? Então é só digitar no Google o termo “smartphone”, por exemplo. Como você pode observar, o buscador integra o Shopping aos resultados patrocinados, mostrando a foto do produto, preço e a loja onde a oferta pode ser encontrada.

Google Shopping e Google Ads: quais as diferenças?

Até meados de 2020, o serviço estava integrado ao Google Ads, funcionando como uma ferramenta para anúncios pagos. Depois, o Google implantou a listagem gratuita, com a inclusão de produtos sem cobranças. 

O Google Ads continua oferecendo a opção de campanhas pagas para o Google Shopping, mas o funcionamento das ferramentas apresenta algumas particularidades.

O “Ads” é uma plataforma de anúncios que impulsiona a visibilidade de uma marca de acordo com a intenção de busca dos usuários. Nele, é o criador das campanhas que segmenta o público-alvo, escolhe as palavras-chave e o posicionamento do anúncio.

Já no “Shopping” é o próprio Google que determina os termos relevantes para os anúncios, de acordo com a descrição dos produtos.

Como faço para usar o Google Shopping no meu negócio?

Para começar a usar a ferramenta no seu negócio, é necessário criar uma conta no Google Merchant Center para que você possa cadastrar e gerenciar suas listas de produto. Veja um passo a passo: 

  • Na página inicial, clique em “Fazer login” e, em seguida, escolha por “Fazer login no Merchant Center
  • Na nova página, preencha alguns dados para o cadastro (informações comerciais, objetivos de conversão e ferramentas de pagamento)
  • Depois, clique em “Criar conta” e em “Continuar
  • No painel seguinte, informe os detalhes do seu negócio (como endereço e telefone). Na próxima seção, você deve informar a URL da sua loja virtual e confirmar que você tem acesso e autorização para gerenciá-la

Essa verificação é realizada pelo Google Search Console mas, se o seu site já estiver cadastrado na ferramenta, a validação é automática. Na etapa seguinte, defina a cobertura da sua estrutura logística, ou seja, as regiões onde você oferece entrega, o tempo médio do transporte e os custos.

Para adicionar produtos à sua loja, o Google Merchant Center permite cadastrar um produto por vez ou subir uma lista pronta (por meio de um arquivo XML ou API). Se você optar por cadastrar os produtos separadamente, precisa preencher um formulário com informações do produto e upload das fotos.

Para concluir o cadastro, aceite as políticas do Google para divulgação e comercialização de produtos no buscador. Por fim, será apresentada uma visão geral das informações e dos seus anúncios. Confira se os dados estão corretos e finalize o seu cadastro!

Como faço para integrar minha Loja VirtUOL com o Google Shopping?

Pensando em proporcionar a melhor experiência de venda para o empreendedor, a sua Loja VirtUOL possui total integração com o Google Shopping. Uma excelente oportunidade para você criar uma vitrine de produtos da sua marca no Google!

Para integrar as ferramentas, basta seguir os três passos que mostraremos a seguir:

  1. No painel da Loja VirtUOL, abra o menu “Marketing” e selecione “Google”
  1. Depois, selecione a aba “Shopping” e em “Status de integração” deixe ativo
  1. Para o “ID” você precisa acessar e fazer o cadastro no painel do Google Shopping para ter esse número de identificação. Após o cadastro no Google Merchant Center o “ID” estará no canto superior à direita.

Pronto! Imediatamente você já pode aproveitar as vantagens da integração da Loja VirtUOL com o Google Shopping.

Vantagens de utilizar esse serviço para a sua empresas

Essa ferramenta do Google é, sem dúvidas, um dos melhores caminhos para você aumentar as vendas da sua loja virtual. Para você entender como é possível faturar mais usando essa plataforma de anúncios, separamos alguns benefícios incríveis:

Oferece mais visibilidade para o seu negócio

Com o Google Shopping, o seu negócio conquista maior presença nos sites de buscas, já que sua marca estará presente tanto no “Shopping” quanto nos anúncios. 

Inclusive, é a chance dos pequenos negócios estarem próximos de grandes marcas do mercado.

Aparece para um potencial cliente mais qualificado 

Quando o usuário pesquisa por “smartphone”, por exemplo, é porque já tem o interesse de compra, certo? Com o seu produto no “Shopping”, a sua marca tem maiores chances de encontrar o consumidor que está, de fato, procurando por produtos do seu nicho.

Aumenta o números de visitas em sua página de vendas

Os resultados do “Shopping” são os primeiros a serem exibidos nas buscas por produto, portanto, é natural que atraiam um público maior. Além disso, os seus anúncios podem dividir espaço com os links patrocinados. 

Com uma campanha relevante, esses anúncios podem aparecer simultaneamente, trazendo mais visibilidade e aumento de acessos.

Melhor custo benefício

Além de oferecer a opção de listagem gratuita e gerar menos gastos com mídias e anúncios, o Google Shopping possibilita uma análise mais completa dos produtos que performam mais nas conversões e cliques. 

Assim, é possível destinar maiores recursos aos produtos que conquistam melhores resultados.

Dicas vender mais os produtos no Google Shopping

Percebeu como o Google Shopping é uma ferramenta muito eficiente tanto para a sua marca quanto para o seu consumidor? Para o cliente, a comparação de preços e a busca por produtos se tornou muito mais simples. Para o lojista, é uma oportunidade e tanto para promover os produtos na primeira página do Google!

Agora que você já conhece melhor as vantagens desse serviço, que tal conhecer mais uma ferramenta que facilita muito a vida do empreendedor? O UOL Meu Negócio apresenta o Google Workspace, a plataforma que oferece ao empreendedor a opção de realizar tarefas em um único ambiente virtual!

Otimize as suas tarefas, seja mais produtivo(a) e tenha mais tempo para focar nas vendas!

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