Marketing DigitalPresença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para seu Site

Saiba como ganhar dinheiro com seu blog

3 Mins read

Conheça os caminhos para monetizar seu espaço virtual

Muita gente já pensou em ganhar dinheiro com um blog, afinal, a ideia de transformar um hobby em negócio parece muito atraente e divertida, não é mesmo? Sim, isso é possível, mas não é uma tarefa simples. E o mais importante: “blogar” deve ser encarado como um trabalho real e sério.

Com foco e determinação, um blog pode voar alto, e os ganhos chegam a ser surpreendentes. Há blogueiros que contam que chegam a faturar 300 mil reais mensalmente com o seu espaço virtual.

Animou-se com essa possibilidade e também quer monetizar seu blog? Então dê uma olhada nas dicas a seguir:

Crie um blog

Parece bobo, mas, se você quer ganhar dinheiro com um blog, obviamente precisa ter uma página.

Se você ainda não tem um blog, não se preocupe. Existem diversas ferramentas intuitivas e de fácil usabilidade, como o Blog UOL Meu Negocio. Para saber todos os passos para criar seu espaço virtual, baixe esse e-book gratuitamente:

→ Veja aqui o Passo a passo para criar um blog de sucesso

Tenha o melhor conteúdo

Com um blog no ar, é preciso atrair visitantes para a página. Afinal, para ganhar dinheiro você deve ter leitores. A melhor forma de chamá-los é criando conteúdo atrativo e único.

→ Leia também: 6 passos para fazer um post matador para o blog de sua loja

Escreva muito. Mas, para não dar “bola fora”, escolha um assunto que você domine e possa falar com propriedade.

Faça posts informativos, atraentes, curiosos e exclusivos. Seu conteúdo deve ser diferente e mais legal do que qualquer outro na blogosfera. Faça com que o leitor prefira ler o seu blog a qualquer outro blog ou site.

Converse com seus leitores

Interaja com seus leitores para conhecê-los melhor e construir um bom relacionamento. Seja simpático, responda a comentários no blog, redes sociais e e-mails, troque ideias com eles sempre que possível.

Construir um relacionamento com seus leitores é imprescindível, porque, com as indicações que eles farão aos amigos, você consegue mais visitantes para seu blog.

Além disso, existe forma melhor de descobrir qual é o conteúdo preferido do leitor do que perguntando a ele mesmo? 


Participe de programas de afiliados

Seu blog já tem centenas de acessos e está a cada dia mais conhecido? Então é hora de começar a ganhar dinheiro de verdade. Um bom caminho é participar de um programa de afiliados.

Funciona assim: você anuncia em seu blog e recebe uma porcentagem sobre o pagamento por contratação realizada por meio da sua divulgação.

→ Conheça o Programa de Afiliados do UOL HOST

Tudo o que você precisa fazer é anunciar com banners e links personalizados. Não se preocupe, os anúncios existem em diversos tamanhos e formatos e não atrapalham o visual da sua página.

Venda espaços para banners

Participar de redes de anúncios não é a única forma de exibir banners em eu blog. Você pode vender espaços na forma de botões ou gráficos em sua página.

Nessa forma de publicidade, o anunciante entra em contato direto com o blogueiro, que faz a inserção do anúncio manualmente.

Com o tempo, você vai saber exatamente quanto deve cobrar por cada espaço dedicado a publicidade em sua página. E não se esqueça de incluir uma call to action no seu blog, como anuncie aqui ou algo similar, assim, fica mais fácil atrair anunciantes.

Posts Patrocinados

Uma forma muito comum de ganhar dinheiro com um blog é a prática de posts patrocinados. Isso significa que você vai escrever sobre um produto ou serviço em troca de determinado valor. Geralmente, o conteúdo é próprio, ou seja, de autoria do blogueiro, e a opinião é mantida para não perder identidade nem credibilidade com os leitores.

Não se esqueça de sempre sinalizar quando se tratar de um post patrocinado. A prática de publicidade paga sem clareza é antiética e pode gerar muita dor de cabeça.

Você não precisa, necessariamente, colocar um selo ou uma frase que indique que aquilo é um publi, existem outras maneiras de diferenciar um post pago de um não pago, como mudança na linguagem, estrutura ou visual do post. O formato é o de menos, o importante é que o leitor seja informado da estratégia.

Pronto para começar a ganhar dinheiro com um blog? Então comece conhecendo o Blog do UOL Meu Negócio e aplique todas essas dicas!  

Related posts
Soluções

Como escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio

4 Mins read
Escolher a plataforma de e-commerce ideal pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio online. Hoje em…
Soluções

Como começar a empreender? 7 dicas para iniciar seu negócio ainda em 2024

6 Mins read
Sabemos o quanto empreender do zero é uma jornada desafiadora, repleta de oportunidades e claro, muitos obstáculos. Se você está ansioso para…
Soluções

Domínios de nicho: estratégias para alcançar públicos específicos

3 Mins read
Você já se perguntou como empresas conseguem se destacar em meio a um mar de concorrência online? Bem-vindo ao mundo dos domínios…