HospedagemTecnologia

Saiba como migrar seu site de hospedagem

2 Mins read

Aprenda a levar seu projeto para outro host

Você já tem um site no ar, mas, por algum motivo, está insatisfeito com sua hospedagem atual? Resolver este impasse não é tão difícil.

Primeiro, você precisa descobrir o que está lhe faltando. Talvez o seu plano não seja adequado para o tipo de conteúdo que está armazenando. 

Mas se o problema está no provedor e você quer mudá-lo, é possível. Vale alertar, aqui, que existe o risco de o site e as caixas de e-mail ficarem fora do ar enquanto o processo é realizado. É preciso, portanto, tomar bastante cuidado nesta etapa. Antes de começar o processo de migração, você deve se fazer algumas perguntas:

  • Esta hospedagem é compatível com o volume de conteúdo que eu tenho e que ainda vou publicar?

  • A nova hospedagem suporta a linguagem de programação que o desenvolvedor usou para criar meu site?

Que tecnologias vou precisar para que meu site continue funcionando perfeitamente na nova hospedagem? Gerenciador de conteúdo? Outros aplicativos?

  • De que outros serviços eu dependo para continuar minha operação normal? Banco de dados? E-mail? Domínio?

Estas questões vão ajudá-lo a ter certeza de que você está migrando para uma hospedagem que vai suportar as necessidades do seu site. Escolhida a hospedagem, é hora de começar o processo de migração. Vamos a ele:

1. Backup da hospedagem antiga

O primeiro passo é fazer uma cópia de tudo o que está hospedado no seu serviço antigo. O ideal é manter a hospedagem ativa até que todo o conteúdo seja realocado no seu novo servidor.

2. Upload

Quando você fizer o pagamento e receber a confirmação de que sua nova hospedagem já está funcionando, é hora de fazer o upload dos arquivos do seu site. Cada serviço tem suas particularidades, mas, de modo geral, o processo consiste em publicar todos os arquivos que você salvou no seu backup no servidor da nova hospedagem.


banner_uolmn_criadordesites_academia

3. Altere os DNS

Este passo também é necessário na migração de hospedagem. O novo serviço vai disponibilizar os apontamentos que devem ser feitos no seu domínio. Troque os apontamentos antigos pelos novos.

Mais uma vez é preciso esperar pelo período de propagação dos DNS.

4. Verifique se tudo funciona

Depois de colocar todas as informações no novo servidor, certifique-se de que tudo funciona e nenhum conteúdo ou funcionalidade foi perdido no processo.

5. Cancele a hospedagem antiga

Se tudo correr bem, agora você já pode cancelar o provedor antigo e seguir apenas fazendo o pagamento do novo serviço contratado.

Migre para o UOL HOST. Aqui tem planos de Hospedagem que atendem às mais diversas necessidades. Confira!

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…