Você já teve receio de comprar roupas pela internet e receber peças que não caíssem bem no seu corpo? Esse medo passa pela cabeça de muitos consumidores, ou melhor, passava! Falamos no passado porque, felizmente, a tecnologia veio para acabar com isso.
Atualmente, já é possível unir ferramentas para que o consumidor possa ter a sensação de vestir as peças. Partindo do princípio de que existem corpos das mais variadas formas, o uso de um provador virtual pode ser muito eficiente para o comércio virtual.
Essa funcionalidade é uma novidade para você? Então o UOL Meu Negócio vai ter o maior prazer em mostrar as vantagens que um provador virtual pode trazer para a sua loja de roupas, e como isso pode impactar no aumento das suas vendas no virtual!
Continue a leitura e conheça mais um recurso que pode destacar o seu negócio frente à concorrência!
O que é um provador virtual de roupas?
O provador virtual é uma ferramenta que usa a tecnologia para entregar uma experiência diferenciada e interativa entre cliente e produto.
Com ele, o visitante acessa a loja virtual, escolhe o produto que deseja comprar e “experimenta” as peças de maneira totalmente online.
Isso só é possível graças a união de técnicas de inteligência artificial, realidade aumentada, câmeras e Light Detection and Ranging (ou LiDAR) — esta última é uma tecnologia que usa laser pulsado para captar imagens precisas do corpo do cliente.
Como funciona o provador virtual?
Como você pôde perceber, o provador virtual é uma simulação da realidade. O recurso cruza as informações dos produtos da loja com as características informadas pelo cliente.
Assim, é possível encontrar roupas que atendam com maior precisão o gênero, a idade, peso, altura e outras medidas específicas do corpo.
No geral, a ferramenta do provador virtual diminui ainda mais a distância entre o que é físico e o que é virtual, melhorando a experiência de compra do cliente e acabando de vez com aquele receio de comprar algo sem poder experimentar.
Por que utilizar um provador virtual no meu negócio?
Além de oferecer mais praticidade ao consumidor que prefere comprar sem sair de casa, existem outros fatores que tornam o provador virtual necessário para as estratégias da sua loja, assim como comentamos, para a melhor experiência do cliente.
Você pode estar se perguntando como esse recurso auxilia nas estratégias do seu negócio. Calma, nós vamos explicar!
Quando o cliente informa suas características, ele está mostrando que tipo de produto está procurando na loja. Não é uma ótima maneira de saber quais peças merecem o seu investimento?
Quanto custa um provador virtual?
Como toda ferramenta que surge para modernizar a experiência do cliente, a utilização de um provador virtual também envolve custos.
Normalmente, as empresas que oferecem esse tipo de serviço cobram uma mensalidade, que pode variar dependendo do tamanho da empresa e nível de personalização.
Se a sua loja virtual ainda se encontra na fase de prospecção de clientes, talvez a sua implantação possa esperar mais um pouco. Agora, se você observa que o seu negócio alcançou uma certa maturidade, vale a pena investir no recurso, mas claro, sempre optando pelo melhor custo-benefício.
Quais lojas tem provador virtual?
Várias lojas do setor de e-commerce já adotam a ferramenta do provador virtual, e é bem provável que você já tenha comprado em uma delas sem ao menos saber que poderia utilizar esse recurso.
A Dafiti e a Netshoes, por exemplo, são duas gigantes do comércio eletrônico que oferecem a possibilidade do cliente checar as medidas de roupas e calçados. Para isso, basta clicar na opção “descobrir o meu tamanho” e aguardar a plataforma usar a inteligência artificial para indicar os produtos.
Outras redes de varejo que atuam no comércio físico e online também oferecem o recurso tecnológico. Riachuelo, Hering e Renner utilizam os dados oferecidos pelo cliente para auxiliar na escolha do produto mais adequado para cada biotipo.
Como posso ter um provador virtual na minha loja?
Atualmente, existem empresas especializadas na implantação de um provador virtual. Se você decidiu empreender com uma loja virtual de roupas, pode entrar em contato com uma delas para realizar a integração com o seu negócio!
A Sizebay, por exemplo, é uma dessas empresas que utiliza parâmetros de modelagem, estatísticas, antropometria — que são técnicas que estudam as medidas e dimensões das diversas partes do corpo humano —, para indicar a melhor peça do catálogo para o cliente.
Vantagens de utilizar um provador virtual na sua loja
Considerando que dois em cada três consumidores desistem de comprar online por conta de uma experiência ruim, o provador virtual surge para oferecer uma experiência personalizada, aumentando a interatividade entre o cliente e a sua loja.
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Melhora a experiência de compra do cliente
O provador virtual torna a sua loja virtual mais inclusiva, já que o cliente tem uma experiência de compra completa, que vai desde a escolha da peça até a tomada de decisão.
Falando em escolha, esse é um dos principais motivos que fazem o recurso ser tão interessante, pois as peças se tornam ajustáveis ao corpo do consumidor.
Fidelização dos clientes
Ao vivenciar uma boa experiência de compra e observar que os seus produtos se encaixam no que ele sempre procurou, o consumidor passa a considerar o seu negócio como uma referência no mercado.
Ou seja, você conquista a sua confiança e aumenta as chances de fidelizar esse cliente.
Diminui as trocas e devoluções de produtos
É comum que o cliente se sinta insatisfeito com um produto que ele comprou e não teve a oportunidade de experimentar. Ao implementar o provador virtual, você reduz o risco das devoluções, pois o consumidor escolhe a peça que se adequa com as suas medidas.
Maior satisfação dos clientes
Não existe nada melhor que comprar uma peça que se ajusta perfeitamente ao corpo, não é verdade? É exatamente esse sentimento de satisfação que toma conta dos clientes que compram em uma loja com provador virtual.
Portanto, se você deseja atender aos desejos e expectativas do seu público, não deixe de usar essa ferramenta!
Aumento do seu ticket médio e das conversões
O ticket médio indica a quantidade de peças que foram vendidas em um determinado período de tempo.
É exatamente aí que o provador virtual atua, ajudando a aumentar as suas vendas online. Ou seja, quanto maior o índice de satisfação dos clientes, maior o número de conversões — visitantes que se tornam compradores.
Destaca o seu negócio da concorrência
O provador virtual vem se popularizando nos últimos anos, mas ainda é uma novidade para grande parte dos consumidores. Portanto, é um excelente diferencial que você pode disponibilizar aos visitantes da sua loja virtual!
O UOL Meu Negócio trouxe mais uma ferramenta inteligente para você implementar na sua loja virtual e não ficar de fora das atualizações do mercado. Você ainda não possui a sua? Calma, sempre é tempo de empreender e começar as suas vendas no online!
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