A série Black Friday veio para ajudar os lojistas virtuais a se prepararem para a principal liquidação do comércio eletrônico. Planejamento, logística e atendimento serão temas abordados nos próximos textos. Além disso, iremos trazer dicas para o período pós-evento, que muitas vezes acaba sendo esquecido pelos empreendedores, mas é bem importante para o sucesso absoluto da ação. Esse é quarto texto de um total de 5. Leia antes os primeiros:
Série Black Friday (Parte 1): Prepare-se para esse grande evento do comércio eletrônico
Série Black Friday (Parte 2): Planeje-se para não fazer feio na sexta-feira
Série Black Friday (Parte 3): Organize-se para que seu BackOffice não te deixe na mão
Há quem diga que propaganda é a alma do negócio. No entanto, há também, aqueles que acreditam que o atendimento é a verdadeira espinha dorsal de uma empresa de sucesso. Pelo sim ou pelo não, melhor não vacilar em nenhum desses dois pontos.
Já no que diz respeito a divulgação, não é preciso explicar a importância que ela tem, não é mesmo? Para vender, é preciso que os consumidores saibam que sua loja está participando do evento e que tem produtos com descontos bacanas dando sopa no seu site. E eles só saberão de tudo isso, se você divulgar.
Portanto, sem mais delongas, vamos a algumas dicas práticas para você anteder bem os seus clientes na Black Friday e divulgar sua participação:
Atendimento
Não custa lembrar que existe uma regra que obriga as lojas virtuais a possuírem canais eficientes de contato. E partindo do princípio que você está dentro das normas (certo?), sua loja possui, pelo menos, um e-mail de contato, o qual você responde o mais rápido possível as dúvidas do consumidor.
Pois saiba que essas mensagens tendem a aumentar consideravelmente durante o evento. Portanto, se você só possui uma forma de contato, seja e-mail ou telefone, é melhor reforçar isso e apostar em mais canais.
Deixe uma linha dedicada ao seu cliente, e um e-mail de contato que seja respondido de imediato. Se puder investir em um chat online, melhor ainda! E, obviamente, alguém disponível para atender a esses canais. Se não será possível que esse alguém seja você, reforce a equipe. O importante é não deixar o cliente sem atendimento.
Uma outra alternativa viável, é utilizar o Whatsapp. Ele é prático, móvel, de baixíssimo custo e utilizado por, provavelmente, a maioria dos seus clientes. Só não se esqueça de deixar visíveis todos esses meios de contatos em seu site para que o cliente possa identificá-los rapidamente.
Ah, sabe o que é uma “mão na roda” também? Uma página de FAQ. Se você não possui, ainda há tempo de criar uma, se já tem, vale atualizá-la com as principais questões pertinentes a data. Ela pode esclarecer boa parte das dúvidas do cliente e desafogar os seus canais.
Divulgação
As ações básicas que sempre citamos por aqui, como envio de e-mail marketing e divulgação nas redes sociais, devem estar no topo de suas prioridades. Não é cedo para já avisar ao seu cliente sobre o evento. Assim como, no dia, não é tarde para comunicá-los.
Comece a divulgação com antecedência, mas não a abandone próximo a data. Pelo contrário, intensifique-a, pois quanto mais perto estiver, mais os consumidores vão se interessando pelo assunto e se empolgando com a ideia.
Reforce a propaganda
Outro meio interessante para divulgar sua participação é fazer parceria com o site oficial do evento. Lojas de qualquer tamanho podem participar, desde que tenham estrutura para atender a demanda e cumpram com as exigências básicas feitas pela promotora do evento. Para mais informações, use o formulário de contato do próprio site.
Agora, é só esperar pela sexta-feira e liquidar geral. Mas a série ainda não acabou, no último texto você vai saber o que fazer depois do evento e descobrir quais são as próximas datas importantes para o comércio eletrônico brasileiro.
⇒ Descubra, no vídeo abaixo, como vender mais na Black Friday usando as ferramentas certas:
Não perca o último texto da série: