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O que tem depois da Black Friday?

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O período Pré-Black Friday costuma ser bem agitado para os lojistas. É a hora em que o empreendedor costuma estudar o mercado, planejar as estratégias e definir as promoções que serão colocadas na prateleira.

Mas a pergunta que não quer calar é: e depois da Black Friday, qual caminho o negócio pode seguir?

Se você está nessa situação, o UOL Meu Negócio vai mostrar como prolongar o sucesso das vendas por mais alguns meses. Ainda não havia pensado nisso? Então está na hora de entender que o fim da Black Friday não precisa ser sinônimo de queda no faturamento.

A boa notícia é que o e-commerce brasileiro está bem aquecido, um cenário que já vem se desenhando bem antes da Black Friday. De acordo com um relatório da NielsenIQ Ebit, o setor atingiu R$ 118,6 bilhões em vendas só no primeiro semestre de 2022.

O número, que já era bastante animador, mostrou sinais ainda mais positivos no início do segundo semestre. Segundo uma pesquisa da Neotrust, o setor das vendas online teve um crescimento de 4,3% no número de pedidos, se comparado com o mesmo período de 2021.

Percebe como o período depois da Black Friday pode ser um bom “trampolim” para você continuar performando?

A partir de agora, vamos repassar dicas valiosas para você aproveitar esse ótimo momento!

O UOL Meu Negócio quer ajudar a alavancar o seu negócio depois da Black Friday!

A Black Friday pode ser a porta de entrada para você construir um relacionamento duradouro com o seu consumidor. Mas para que as vendas depois da Black Friday permaneçam em alta, é fundamental analisar os resultados e realizar um balanceamento dos dados.

A primeira pergunta que você deve fazer é: o objetivo da Black Friday foi alcançado? Se você notou um aumento nas vendas, parabéns! Um dos seus principais desafios foi superado.

Depois, é importante “desmembrar” os dados, para que você possa analisar melhor os resultados. Essa etapa é de extrema importância, pois nem sempre o aumento das vendas está relacionado com a Black. Parece estranho? Calma, nós vamos explicar.

É fundamental comparar o crescimento de vendas dos produtos colocados em promoção, com os que não foram. Se for observado um percentual considerável nos itens onde os descontos foram aplicados, ótimo! É bem provável que as promoções funcionaram.

Caso contrário, não é preciso desanimar! O UOL Meu Negócio está aqui para mostrar que para tudo existe uma solução. Não é raro que em um período de Black Friday você até observe um aumento nas vendas, mas também note uma margem de lucro reduzida.

Não se assuste! Isso mostra que nem sempre a Black Friday é sinônimo de alto faturamento. Ou seja, nem todo lojista precisa usar o evento para ter lucro imediato, mas sim como uma boa estratégia para conquistar novos clientes e fortalecer o nome da marca.

Assim, fica muito mais fácil conseguir excelentes resultados depois da Black Friday!  

Separamos dicas valiosas para o seu negócio encerrar o ano com “chave de ouro”!

O sonho de todo lojista é que o consumidor casual se torne um cliente fiel, não é mesmo? Para que esse sonho se torne uma realidade no seu negócio, tente plantar boas estratégias antes e durante a Black para que você possa colher bons frutos depois da Black Friday!

Um bom primeiro passo é fazer cumprir o que se espera de uma Black Friday: promoções realmente imperdíveis, cupons de descontos que façam diferença no preço final do produto, frete grátis, além de brindes e ações que engajem o consumidor.

Já na jornada de compras, tente manter um relacionamento próximo do cliente, centralizando todos os canais de contato – e-mail, formulários ou chat. A dica é manter o padrão de atendimento e refletir a cultura da sua marca. Assim, você otimiza o tempo de resposta e evita erros que podem gerar insatisfação no consumidor.

Também não ignore a ação do feedback. Ou seja, procure entender como está a experiência de compra do usuário. Ao menor sinal de uma resposta negativa, você ainda terá tempo hábil para resolver qualquer problema!

A compra foi finalizada? Isso não significa que o seu trabalho termina aqui. Pelo contrário, é o momento ideal para prestar assistência e fazer um pós-venda estratégico. Assim, fica mais fácil fidelizar o cliente e convencê-lo a comprar na sua loja novamente.

Depois da Black Friday, também é importante ter atenção a outro detalhe: o “artigo 49” do Código de Defesa do Consumidor permite que o cliente possa desistir da compra 7 dias após o recebimento do produto. Portanto, facilite o processo de trocas e devoluções e conquiste a confiança do seu cliente!

Fique por dentro das estratégias para os eventos após a Black Friday

Marcada para o dia 25/11, a Black Friday deste ano inicia a contagem regressiva de 30 dias para o Natal, uma das épocas mais lucrativas para o comércio! Isso quer dizer que, depois da Black Friday, o seu negócio tem mais uma super oportunidade para vender mais!

Aproveite esse curto período entre a Black Friday e o Natal para fazer uma espécie de “esquenta”, antecipando descontos. Essa é uma ótima oportunidade para você destacar os produtos sazonais na sua prateleira física ou virtual. Ou seja, priorize aquelas mercadorias que são mais procuradas (e vendidas) nesta época de fim de ano.

Notou que algumas mercadorias da Black Friday ficaram encalhadas? Então evite prejuízos e adote estratégias para movimentar o seu estoque. Quer um exemplo prático?

Vamos supor que o seu negócio tenha foco na venda de eletrônicos. Uma excelente alternativa para chamar a atenção do consumidor é promover um dia exclusivo de descontos. Como se fosse uma “Black Friday fora de época”.

Adotando essa estratégia, aumentam as chances de fisgar o consumidor que não comprou na Black ou que já está de olho nos presentes de Natal. É economia para o cliente e dinheiro no seu caixa!

Mas atenção! Não esqueça de preparar o seu negócio para atravessar o período de alto movimento nas vendas. Com tamanha proximidade entre a Black Friday e o Natal, é imprescindível que você atualize o seu estoque. Garanta sempre que a lista de produtos disponíveis esteja de acordo com o seu inventário.

E mais, no caso das vendas pela internet, certifique-se que a transportadora irá garantir a entrega antes do Natal. Para isso, observe qual é o último dia viável para receber os pedidos considerando o tempo de envio. Dessa forma, você evita a frustração do cliente e soma mais credibilidade para a sua marca!

UOL Meu Negócio tem o produto ideal para as suas vendas!

Gostou de saber que o seu negócio pode vender como nunca depois da Black Friday? Com essas dicas valiosas, você não tem mais desculpas para deixar os produtos parados no estoque!

Após finalizar a sua leitura você notou que ainda falta algo na sua loja? Então dê uma passadinha na nossa plataforma e conheça os nossos serviços.

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