EmpreendedorismoGestãoGestão de Finanças

Série CNPJ: Como e por que fazer um CNPJ para sua empresa?

2 Mins read

A série CNPJ vai esclarecer as dúvidas de quem está abrindo sua primeira empresa. Aqui, você vai encontrar todos os documentos e ações necessárias para o registro de uma empresa e para a obtenção de um CNPJ. Esta é a primeira parte de um total de 5. Não deixe de ler os outros textos!

Você já tentou se registrar em algum lugar, fazer uma compra, dirigir, viajar ou até mesmo votar sem ter um documento de identificação?

Impossível.  Registro Geral, CPF, Passaporte, Título de Eleitor e Carteira Nacional de Habilitação. Esses são alguns dos documentos e números que identificam um cidadão. Sem pelo menos um deles, a pessoa não “existe” na sociedade.

Com uma empresa, o processo é semelhante. Para que ela funcione regularmente e seja reconhecida como um estabelecimento profissional, é preciso que ela possua um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Assim como nos documentos pessoais, esse número é único e exclusivo, cada empresa tem o seu.

Manter um local exercendo atividades profissionais, mesmo que não seja físico – como no caso das lojas virtuais, por exemplo – sem ter esse registro é ilegal. E não é só perante a Justiça que a ausência desse cadastro pode trazer problemas. A falta dele também pode impedir, e muito, o desenvolvimento e crescimento de seu negócio.


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

Isso porque a identificação é exigida em muitos momentos e lugares. Por exemplo, na hora de fazer compras para abastecer sua loja, para emitir notas fiscais, contratar serviços e até no momento de obter vantagens exclusivas, como a que os Correios oferecem aos e-commerces (o e-Sedex).

Isso sem citar a falta de credibilidade com o público. Dificilmente alguém se sentirá seguro em realizar uma compra em uma loja que não tem CNPJ.

Portanto, se você está pensando em investir em seu próprio negócio é melhor que já fique por dentro de todo esse processo de abertura de uma empresa. E, calma, que tirar seu CNPJ não é nenhum bicho de sete cabeças. É como expedir seu RG: é chato, mas não é complicado.

Aliás, dependendo da situação é até mais fácil, pois você consegue solicitar pela internet, como nos casos dos Microempreendedores Individuais (MEI). Mas sobre esse assunto iremos falar nos próximos textos, com mais calma e detalhes.

Nessa série da Academia UOL Meu negócio, você irá conhecer o passo a passo para solicitar o seu CNPJ e todos os outros documentos necessários para dar início a sua empresa. Iremos lhe apresentar cada etapa, sempre indicando como, onde e por que de cada uma.

Aproveite essa série para esclarecer todas as suas dúvidas e deixe a sua loja pronta para começar as atividades e correr para o sucesso! Confira os outros textos da série:

Série CNPJ (Parte 2): O que fazer antes de solicitar o CNPJ de sua empresa

Série CNPJ (Parte 3): Passo a passo para tirar o CNPJ de sua empresa

Série CNPJ (Parte 4): Como se cadastrar como MEI e conseguir um CNPJ rapidamente

Série CNPJ (Parte 5): Conheça os principais tipos de Sociedade de uma empresa

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…