EmpreendedorismoGestãoGestão de Finanças

Série CNPJ: Como e por que fazer um CNPJ para sua empresa?

2 Mins read

A série CNPJ vai esclarecer as dúvidas de quem está abrindo sua primeira empresa. Aqui, você vai encontrar todos os documentos e ações necessárias para o registro de uma empresa e para a obtenção de um CNPJ. Esta é a primeira parte de um total de 5. Não deixe de ler os outros textos!

Você já tentou se registrar em algum lugar, fazer uma compra, dirigir, viajar ou até mesmo votar sem ter um documento de identificação?

Impossível.  Registro Geral, CPF, Passaporte, Título de Eleitor e Carteira Nacional de Habilitação. Esses são alguns dos documentos e números que identificam um cidadão. Sem pelo menos um deles, a pessoa não “existe” na sociedade.

Com uma empresa, o processo é semelhante. Para que ela funcione regularmente e seja reconhecida como um estabelecimento profissional, é preciso que ela possua um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Assim como nos documentos pessoais, esse número é único e exclusivo, cada empresa tem o seu.

Manter um local exercendo atividades profissionais, mesmo que não seja físico – como no caso das lojas virtuais, por exemplo – sem ter esse registro é ilegal. E não é só perante a Justiça que a ausência desse cadastro pode trazer problemas. A falta dele também pode impedir, e muito, o desenvolvimento e crescimento de seu negócio.


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

Isso porque a identificação é exigida em muitos momentos e lugares. Por exemplo, na hora de fazer compras para abastecer sua loja, para emitir notas fiscais, contratar serviços e até no momento de obter vantagens exclusivas, como a que os Correios oferecem aos e-commerces (o e-Sedex).

Isso sem citar a falta de credibilidade com o público. Dificilmente alguém se sentirá seguro em realizar uma compra em uma loja que não tem CNPJ.

Portanto, se você está pensando em investir em seu próprio negócio é melhor que já fique por dentro de todo esse processo de abertura de uma empresa. E, calma, que tirar seu CNPJ não é nenhum bicho de sete cabeças. É como expedir seu RG: é chato, mas não é complicado.

Aliás, dependendo da situação é até mais fácil, pois você consegue solicitar pela internet, como nos casos dos Microempreendedores Individuais (MEI). Mas sobre esse assunto iremos falar nos próximos textos, com mais calma e detalhes.

Nessa série da Academia UOL Meu negócio, você irá conhecer o passo a passo para solicitar o seu CNPJ e todos os outros documentos necessários para dar início a sua empresa. Iremos lhe apresentar cada etapa, sempre indicando como, onde e por que de cada uma.

Aproveite essa série para esclarecer todas as suas dúvidas e deixe a sua loja pronta para começar as atividades e correr para o sucesso! Confira os outros textos da série:

Série CNPJ (Parte 2): O que fazer antes de solicitar o CNPJ de sua empresa

Série CNPJ (Parte 3): Passo a passo para tirar o CNPJ de sua empresa

Série CNPJ (Parte 4): Como se cadastrar como MEI e conseguir um CNPJ rapidamente

Série CNPJ (Parte 5): Conheça os principais tipos de Sociedade de uma empresa

Related posts
Empreendedorismo

Como trabalhar o relacionamento com fornecedores?

5 Mins read
Os fornecedores têm papel fundamental para o bom funcionamento de um negócio. Eles são os parceiros que você pode contar para manter…
EmpreendedorismoGestão de Finanças

Gasto ou Investimento? Saiba como definir os critérios para a empresa

5 Mins read
Quem entra no mundo do empreendedorismo percebe que o planejamento das vendas é apenas um ponto a ser considerado na organização dos…
EmpreendedorismoEmpreender na internet

Prepare-se e saiba o que fazer para vender muito no Dia dos Namorados

5 Mins read
O Dia dos Namorados é uma das datas mais lucrativas para o comércio, abrangendo desde lojas físicas até o e-commerce. Segundo o…