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Série Como Criar um site para minha empresa: As páginas que seu site deve ter

A série Como Criar um Site para Minha Empresa vai mostrar todos os passos necessários para o empreendedor que quer montar seu espaço virtual, mas não sabe nem por onde começar. Nos textos, você vai conhecer desde as ferramentas tecnológicas necessárias para a execução desse projeto até dicas de elementos e páginas que não podem faltar em um site empresarial. Esse é o terceiro texto de um total de 5. Leia também os primeiros:

Série Como Criar um Site para Minha Empresa (Parte 1): Passo a passo para montar um site para o seu negócio

Série Como Criar um Site para Minha Empresa (Parte 2): O 1º passo – Domínio e Hospedagem

Agora que você já tem um serviço de hospedagem e um domínio, está na hora de criar seu site de fato. Se você é iniciante no assunto e não tem verba para contratar um profissional, escolha um serviço com modelos prontos (também chamados de templates).

Eles são como formas que você apenas preenche com informações sobre sua empresa. Na maioria das vezes, você pode personalizar algumas características desse modelo, mudando o  esquema de cores e incluindo seu logotipo.

Mas vamos falar disso, da estética, no próximo capítulo desta série, agora vamos começar pelo planejamento. O primeiro passo para colocar seu site no ar é decidir quais páginas que ele vai ter e como vai ser a sua estrutura.

Para se ter uma ideia da importância desta etapa, há uma pesquisa do IBOPE e-Commerce mostra que sites sem boa estruturação e hierarquia de informações são responsáveis por 83% dos carrinhos abandonados nas lojas virtuais.

Home Page

Essa é sua página de entrada, ou seja, sua sala de estar. É nela que o cliente vai cair ao digitar seu endereço e, ali, ele precisa encontrar todas as informações importantes sobre sua empresa, como os principais produtos e serviços que você oferece, seu endereço e telefone de contato.

Tudo deve ser bem resumido e o tom deve ser vendedor. Deixe para contar detalhes nas outras páginas, como por exemplo a história da marca, depoimentos dos clientes ou o seu portfólio completo de produtos e serviços.


Produtos e Serviços

Aqui você deve entrar mais a fundo no tipo de trabalho que você oferece. Fale sobre todos os serviços disponíveis (ou produtos) e explique seus planos de pagamento, se for o caso.  Quanto mais informações disponíveis sobre o que você faz ou vende é melhor, pois o internauta tem pressa  e gosta de ter suas respostas rapidamente, sem precisar ter que ligar para mais informações.

Valores e planos

Considerando o que foi dito no item anterior, cabe também analisar a possibilidade de colocar os valores dos serviços em uma página à parte, fácil de acessar. Isso vai poupar tempo do consumidor mais ávido e pode aumentar suas chances de fechar negócio.

Quem somos

Esse é o espaço para você se apresentar ao cliente. Conte sua história de maneira atraente e criativa. Essa página, se bem feita, pode também ajudar a conquistar clientes. Claro que não vale inventar histórias emocionantes. Inclusive, recentemente, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) puniu algumas empresas por essa prática enganosa.

Portanto, se sua marca tem uma história bacana, ótimo, sua chance de contá-la (e ilustrá-la, por que não?) está nessa página. Mas, se não existe algo realmente relevante, não invente. Conte quem é você de verdade e tente fazer isso da maneira mais agradável possível.

Fale Conosco

É o seu canal direto com os clientes, servindo para quem acabou de descobrir a loja quanto quem já é cliente antigo e quer tirar alguma dúvida.

A página de Fale Conosco não precisa ser muito elaborada, mas deve conter todos os seus meios de contato: telefone, e-mail, endereço (se for o caso de empresas que recebem público) e até mesmo formulário de contato. Não se esqueça de colocar os ícones para as suas redes sociais. Se você ainda não as tiver, corra, é importante também criá-las.

Claro que existem ainda muitas páginas que você pode acrescentar no seu site, dependendo de sua necessidade, como FAQs, Clientes atendidos e Política de Privacidade. Mas você pode ir incrementando seu site com o tempo, conforme o seu negócio for crescendo, e abrindo espaço para elas.

Agora que a estrutura está pronta, é hora de dar aquele trato no visual. Não perca os  próximos artigos: 

Série Como Criar um Site para Minha Empresa (Parte 4): Invista em um belo layout

Série Como Criar um Site para Minha Empresa (Parte 5): Depois de pronto, o que fazer com o site?