HospedagemTecnologia

Série Como Criar um Site para Minha Empresa: o 1º passo – Domínio e Hospedagem

3 Mins read

A série Como Criar um Site para Minha Empresa vai mostrar todos os passos necessários para o empreendedor que quer montar seu espaço virtual, mas não sabe nem por onde começar. Nos textos, você vai conhecer desde as ferramentas tecnológicas necessárias para a execução desse projeto até dicas de elementos e páginas que não podem faltar em um site empresarial. Esse é o segundo texto de um total de 5. Leia antes o primeiro texto:

Série Como Criar um Site para Minha Empresa (Parte 1): Passo a passo para montar um site para o seu negócio

Criar um site é como montar uma empresa no mundo físico. A primeira coisa que, geralmente, se procura é um espaço para instalar o escritório ou a loja, certo?

Então, o processo é parecido com o site. O primeiro passo é buscar o local onde o site vai ser instalado. Para isso, é preciso contratar um serviço de hospedagem.

E da mesma forma que não dá para alugar um imóvel sem endereço, não dá para falar de hospedagem sem falar de domínio, o endereço da sua empresa (aquele que se digita logo após o www). Por exemplo, www.lojadojoao.com.br.

O domínio tem que ser comprado. Já a hospedagem pode ser paga ou gratuita. Claro que, no último caso, você encontra algumas desvantagens. Mas, vamos falar sobre tudo isso nesse texto. Confira!


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

Hospedagem

Para começar o processo de criação de um site, é preciso encontrar o local na web que irá acomodá-lo. É aí que entram os serviços de hospedagem.

Importante saber que,em alguns serviços, você vai precisar entender um pouco de programação na hora de criar seu site. Outros oferecem ferramentas simples e intuitivas para montar seu site sem precisar de conhecimentos em códigos HTML e afins.

Cada provedor oferece diferentes planos, com preços que variam conforme a capacidade, seja de armazenamento, e-mails disponíveis e capacidade tráfego (quantidade de pessoas acessando o seu site).

Se você está começando, provavelmente o plano mais básico disponível vai resolver. Serviços que oferecem hospedagem gratuita, em geral, limitam muito o espaço disponível para o seu site – o que significa que uma grande procura vai tirar o seu site do ar. 

Portanto, o primeiro passo é pesquisar as opções do mercado e ver como cada uma funciona e oferece e optar por aquela que melhor irá satisfazer sua necessidade.

Domínio

Assim como é preciso nome da rua e número da casa para alguém chegar até sua residência, o site precisa de um endereço para ser encontrado – na internet, esse endereço é chamado domínio.

Para ter direito a usá-lo, é preciso registrar o nome pretendido e escolher a extensão ideal para ele (como .com.br, .com, .net ou .info). No Brasil, os domínios .com.br são os mais comuns e, por isso, passam mais confiança para o internauta que vai clicar no seu endereço.

A maioria dos serviços de hospedagem já oferece o domínio. Portanto, o seu único trabalho será digitar o nome que deseja para descobrir se ele está disponível ou não para uso.

Alguns provedores de serviços, como o UOL HOST, oferecem o domínio como cortesia durante um período para quem assina um plano de hospedagem.

A renovação do domínio é anual, portanto uma vez por ano você terá que pagar uma taxa pelo uso daquele endereço. No UOL HOST, os domínios .com.br e .com custam a partir de R$ 39,90 ao ano.

Ao comprar um domínio, você também pode usá-lo para criar e-mails personalizados com o seu endereço, como contato@lojadojoao.com.br, o que soa muito mais profissional para os seus clientes.

Se seu negócio já tem domínio e hospedagem, o próximo passo é planejar o conteúdo e a “cara” do seu site. Fique de olho nesse e nos próximos capítulos desta série:

Série Como Criar um Site para Minha Empresa (Parte 3): As páginas que seu site deve ter

Série Como Criar um Site para Minha Empresa (Parte 4): Invista em um belo layout

Série Como Criar um Site para Minha Empresa (Parte 5): Depois de pronto, o que fazer com o site?

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…